Voltar

Como Funciona a Liderança Democrática

Publicado em | 0 comentários

Eugenio Marongiu/Shutterstock Na liderança democrática o líder chama a participação ativa dos liderados na tomada de decisão

Quando falamos nos modelos de gestão, a liderança democrática se destaca como um tipo e efetivo e sempre bem-vindo pelos liderados. Ela atua como um contraposto da liderança autocrática, onde o líder centraliza todas as atenções e toma para si os méritos pelas vitórias de sua equipe.

A liderança democrática é diferenciada porque convida os colaboradores a fazerem parte do processo de gestão, ou seja, a participar mais ativamente dos projetos, tomada de decisão, melhorias e inovações da empresa. Aqui, não existe a ideia do “eu mando e você obedece”; pois o gestor democrático busca criar um canal de comunicação aberto, bons relacionamentos interpessoais, dentro de um ambiente positivo e que motive ações positivas também.

Liderança Democrática na Prática

Embora muitos tenham algumas restrições em relação à liderança democrática, por acreditar que ao seguir este modelo o líder acaba perdendo seu papel principal, eu acredito que ao fazer uma gestão mais participativa, o gestor não perde seu poder, mas sim, ganha mais destaque e autoridade para atuar, pois além de promover a integração de sua equipe, ele tem a oportunidade de crescer com ela e também ajudar seus funcionários a crescerem.

O líder nem sempre sabe tudo e domina todos os conhecimentos que seus liderados possuem. Essa é riqueza da gestão de pessoas, compreender as limitações, contratar profissionais especializados e formar equipes com conhecimentos complementares e, que somados, formam uma poderosa inteligência coletiva que os leva a construir resultados extraordinários.

A liderança democrática tem a função de conduzir, organizar, delegar, acompanhar, corrigir, comunicar, reconhecer, dar feedbacks, promover melhorias, motivar e oferecer oportunidades aos liderados. Esta função é universal a todo líder, então, podemos dizer que sua essência é a mesma, entretanto, o modo de fazer isso é completamente diferente, pois tudo isso é feito num ambiente produtivo, profícuo, mais aberto e convidativo a colaboração.

Ainda assim, o líder democrático deve tomar cuidado para que seus liderados não confundam esta liberdade maior com libertinagem.  Como em quaisquer modelos de liderança, as regras, normas, missão, visão, metas, objetivos e preceitos da empresa; devem ser respeitados e seguidos e não levados de forma inconsequente, empurrados com a barriga.

Democracia é ter a consciência de seus deveres e direitos, de que existe uma hierarquia na organização que precisa e deve ser respeitada. Isso não diminui o espaço dos profissionais no ambiente corporativo, apenas esclarece qual é o papel de cada um e de como exercê-lo sem invadir desrespeitar o espaço do outro, em especial, do próprio líder.

Se você também deseja fazer uma liderança diferenciada e que ofereça aos seus funcionários um ambiente produtivo e de crescimento contínuo, invista em seu desenvolvimento como líder. Para isso, conheça a liderança Coaching, faça a formação Leader Coach Training – LCT; aprimore suas competências e habilidades e construa um liderar realmente extraordinário. Invista em LCT!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!