lideranca-tipos

Tipos de Liderança e Seus Reflexos no Comportamento Organizacional

Por: José Roberto Marques | Blog | 09 de outubro de 2019

Que tipo de líder você é? Sabe conduzir pessoas de forma eficaz? Você sabia que os comportamentos de seus colaboradores são reflexos de suas atitudes enquanto líder? Qual é o seu estilo de liderança?

Administrar, gerir e conduzir pessoas, profissionais e organizações não é uma tarefa fácil, exige disciplina, desenvolvimento de algumas habilidades fundamentais, foco e comprometimento. A busca por líderes qualificados é cada vez maior, porém, encontrar profissionais capacitados para suprir esta necessidade tem sido cada vez mais difícil.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

O que é liderança organizacional

Toda empresa precisa de uma pessoa que tenha a habilidade de acompanhar, motivar e gerir equipes de uma maneira eficaz. O líder dentro do ambiente corporativo é o responsável por administrar os demais colaboradores, garantindo assim que os processos de trabalho estejam sendo feitos de maneira assertiva e dentro dos prazos estabelecidos. Além disso, é importante que o líder seja uma pessoa que ajude seu pessoal a evoluir cada vez mais através da motivação, que terá. Como consequência, melhores resultados serão alcançados e tanto a corporação quanto os funcionários se sentirão satisfeitos e felizes.

Tipos de liderança

Apesar de existir um ideal do que um líder deveria ser, nem sempre essa expectativa acaba sendo alcançada. Hoje nas empresas, podemos encontrar vários perfis de líderes. Abaixo separamos alguns para você. Confira:

Líder Autoritário

É aquele líder focado apenas na execução de demandas e tarefas. Segue rigorosamente todas as leis e regras estabelecidas pela empresa. Sua liderança é autocrática porque só leva em conta sua própria opinião não dando abertura para contribuições de outros colaboradores ou subordinados. Ele é quem define o que, como, quando e em quanto tempo deverá ser feito determinada tarefa. Este tipo de liderança influencia negativamente a equipe, pois gera desmotivação e, consequentemente, improdutividade.

Líder Democrático

Este é tipo de líder que ouve a opinião e contribuição de toda a equipe. O líder democrático acredita que a opinião de todos é importante para o resultado final. Sabe se comportar e tem um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e subordinados. O reflexo de suas atitudes está no comportamento e contribuições positivas da equipe nos processos de trabalho. Profissionais reconhecidos e, principalmente, “ouvidos”, se sentem muito mais abertos, receptivos e motivados a dar o seu melhor.

Líder Liberal

Este tipo de líder, como o próprio nome diz, é um profissional “mais liberal” que não supervisiona seus subordinados o tempo todo, pelo contrário, deixa seus colaboradores à vontade para exercerem suas atividades. Esta influência é positiva quando a equipe é madura o suficiente para “caminhar com as próprias pernas” e sabe bem os resultados que necessitam produzir. Neste sentido, esta liderança é benéfica pois estimula a criatividade da equipe.

Você é feliz?

Líder transformacional

Muitas vezes consideradas entre os funcionários mais desejados, as pessoas que demonstram liderança transformacional normalmente inspiram a equipe por meio de uma comunicação eficaz e pela criação de um ambiente de estímulo intelectual. No entanto, esses indivíduos são frequentemente sonhadores e podem precisar de gerentes mais detalhistas para implementar com sucesso suas visões estratégicas.

Líder transacional

A liderança transacional está focada na organização do grupo, estabelecendo uma cadeia de comando clara e implementando uma abordagem de incentivo às atividades de gerenciamento. A Liderança Transformacional cria um ambiente intelectual e de estimulação. Considera-se transacional porque os líderes oferecem uma troca. Eles recompensam boas atuações, enquanto punem a má prática. Embora isso possa ser uma maneira eficaz de concluir tarefas de curto prazo, é pouco provável que os funcionários atinjam seu pleno potencial criativo nessas condições.

Liderança Servidora

As pessoas que praticam a liderança servidora preferem modelos de autoridade de compartilhamento de poder, priorizando as necessidades de sua equipe e incentivando a tomada de decisões coletivas. Esse estilo é descrito como liderança altruísta pela empresa, pode melhorar a diversidade e aumentar a autoconfiança. 

Líder autocrático

Uma versão mais extrema da liderança transacional, os líderes autocráticos têm controle significativo sobre a equipe e raramente consideram sugestões dos funcionários ou compartilham poder. Governar com mão de ferro raramente é apreciado pela equipe, o que pode levar a alta rotatividade. Também pode haver falta de criatividade devido à direção estratégica proveniente de um único indivíduo. Esse estilo de liderança é mais adequado para ambientes em que os trabalhos são bastante rotineiros ou exigem habilidades limitadas. Também é comum em organizações militares.

Líder democrático

Também conhecido como liderança participativa, esse estilo – como o nome sugere – significa que os líderes geralmente pedem informações dos membros da equipe antes de tomar uma decisão final. Trabalhadores geralmente relatam níveis mais altos de satisfação no trabalho nesses ambientes e a empresa pode se beneficiar de uma criatividade maior. No lado negativo, o processo democrático é normalmente mais lento e pode não funcionar bem em locais de trabalho onde a tomada rápida de decisões é crucial.

Líder burocrático

Modelos de liderança burocrática são mais frequentemente implementados em ambientes altamente regulamentados ou administrativos, onde a adesão às regras e uma hierarquia definida são importantes. Esses líderes garantem que as pessoas sigam as regras e realizem tarefas. Naturalmente, isso funciona bem em determinados papéis – como saúde e segurança – mas pode sufocar a inovação e a criatividade em empresas mais ágeis e aceleradas.

Líder carismático

Há certa quantidade de sobreposição entre liderança carismática e transformacional. Ambos os estilos dependem fortemente do charme e personalidade positivos do líder em questão. No entanto, a liderança carismática é geralmente considerada menos favorável, em grande parte porque o sucesso de projetos e iniciativas está intimamente ligado à presença do líder.

Leader Coach

O leader coach é o líder que exerce sua liderança baseado nos princípios do Coaching.Este profissional é aquele que conquista pelo exemplo, que inspira seus colaboradores a seguirem suas próprias ações. O leader coach, em sua gestão, consegue estimular o desenvolvimento de novas habilidades e o aprimoramento de competências latentes como liderança, comunicação, feedbacks, negociação, delegação, foco, planejamento estratégico, criatividade, entre outras.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Evolua como Líder

Ser um líder melhor resulta no desenvolvimento melhor de seus colaboradores e também da sua organização. Busque o aprimoramento sempre e uma das formas é através dos nossos cursos de coaching. Permita-se ir além!

 

Copyright: Depositphotos.com / monkeybusiness

Deixe seu Comentário: