AVAVA/Shutterstock O planejamento escolar ajuda a organizar os conteúdos que serão ministrados e a potencializar os aprendizados

Quando o assunto é Educação, pais e professores dividem a responsabilidade pelos conhecimentos e aprendizados que serão repassados aos alunos e filhos. Por isso, tanto em casa quanto na escola, é importante fazer um bom planejamento para ajudar os estudantes em seu crescimento contínuo.

Mas como fazer um planejamento escolar? Existe alguma forma de fazer isso e deixar o aprendizado mais efetivo? Com certeza sim, mas como Coach, professor, trainer eu tenho um modo diferenciado de fazer meus planejamentos e, é um pouco deste método pessoal, que vou compartilhar com você.

Dicas Para Fazer Seu Planejamento Escolar

Cada professor e escola tem sua própria forma de fazer seus planejamentos escolares, por isso, não entrarei no mérito de dizer que este ou outro plano seja o melhor. Sou treinador e sei bem que o importante é que o método de cada um deve adequar-se ao conteúdo e atender aos objetivos propostos.

Como ministro formações em Coaching que trabalham aspectos profissionais e pessoais e também outras focadas em Neurociências, Linguagem Ericksoniana e Psicologia Positiva, por exemplo; já possuo profundos conhecimentos que me ajudam a organizar minhas ideias e a definir e planejar as temáticas que irei abordar em cada treinamento.

Entretanto, para mim, nada nunca está pronto definitivamente, ou seja, não uso este modelos de forma engessada, pois procuro, a cada nova turma, sempre agregar novos conhecimentos, estudos, dados que possam enriquecer ainda mais meus alunos de conhecimentos.

Esse é o grande diferencial e uma das minhas marcas. Quem veio a um treinamento meu há dois anos, por exemplo, não vai encontrar os mesmos slides, informações, mas sim, conteúdos novos e atualizados. Porém, faço isso sempre respeitando a base que construí e venho construindo há mais de 20 anos, e que tem como fundamento a fantástica metodologia: Self Coaching.

PSC

Assim, meu planejamento consiste em apresentar as bases, conceitos e teorias do Coaching e das matérias que ensino e, num segundo momento, mostrar a forma prática de ser coach, ou seja, o como fazer, ser e agir profissionalmente no mercado e durante os atendimentos. Esse é outro diferencial, pois permite ao aluno aprender praticando os aprendizados que recebeu em sala de aula.

Muitas escolas, infelizmente, se resumem a teorias, o que formam profissionais que sabem o que está nos livros, mas não como utilizar os conhecimentos adquiridos pra ir além. Então, se você é professor, ao fazer seus planejamentos escolares, quero deixar minha dica– sempre busque incluir conceitos à realidade (prática), convide seus alunos a colocarem a mão na massa e praticar o aprendizado.

Isso potencializa os resultados de ambos, que assim têm mais chances de conquistar resultados extraordinários em sua vida e carreira.