Saiba o que significa Self Coaching | Deposit Photos Aleksandr Markin

É importante entender que o Self Coaching é a essência da filosofia do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e da formação Professional & Self Coaching – PSC, e que um é interdependente do outro, assim, toda vez que falamos no Self, estaremos falando da base filosófica e do plano de ação do IBC.

Esta metodologia tem como pressuposto básico que o SER HUMANO é essencialmente PURA LUZ, com foco total no POSITIVO. Mais do que isso, se estivermos numa programação mental consciente e inconsciente positiva, toda e qualquer reflexão ou resultado, terá uma base ou nascente, ou figura arquetípica, ou Selfs POSITIVOS, VERDADEIROS, CONSTRUTIVOS e CURADORES.

Acreditamos fortemente que todo comportamento tem uma intenção positiva e que, por trás de qualquer atitute, sentimento ou ação, teremos fundamentalmente e em essência o lado POSITIVO.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Self Coaching é uma metodologia que aborda a nascente da essência de quem nós somos, da melhor e pior pessoa que existente em nós e da vocação natural de  transcendência da Luz sobre nossas sombras.

Para a compreensão do mundo externo e a consequente interação com ele, o melhor caminho que conduzirá à essa evolução é o autoconhecimento.

PSC

Quanto mais eu me conheço, mais integro minhas próprias partes, mais estou preparado para entender o que está fora. Nasce primeiro dentro, ou ainda, que a intrepretação dos processos externos estão dentro de cada um de nós. Assim, nossa “individuação” nos conduzirá a uma “integralização” de nós mesmos, de todas as nossas partes internas com o mundo externo, formando um único SELF COLETIVO ou SELF MAIOR, que nada mais é do que ter a “consciência inconsciente de ser a parte do todo e de tudo, e ao mesmo tempo continuar a ser ÚNICO, conservando a individualidade do Self VERDADEIRO”.

Self Maior é a melhor parte que existe dentro de nós, é conexão dos selfs no processo evolutivo, é a transcendência e o complemento da luz sobre as sombras, com o aproveitamento da intenção positiva do que parecia ser ruim, como o motivo construtivo de termos medo, por exemplo, nos preservando e dando tempo para o caminho de autoconhecimento, singularidade maior e de agregação com o mundo e consigo mesmo.

Self Coaching é a aliança da percepção do mundo interno (Eu Dentro)  e do mundo externo (Eu Fora), como se fosse um único processo, uma continuidade. A compreensão da relação destes dois eus é o ponto de intercessão em que se dá o Self Coaching, com o entendimento de que é um único sistema que sempre acontecerá internamente e estará conectado dentro e fora também.

Ele aborda a relação do mundo interno com o mundo externo. A medida que evoluímos e nos conhecemos mais e mais, seremos capazes consciente e inconscientemente, com mais maestria, de fazer a intergalização desses dois mundos, que serão ( ou já são) um só.

Podemos dizer que nosso EU INTERNO – Meus Selfs, Meus Arquéticos, Meus Centros Direcionadores da Consciência e da Inconsciência, Minha Centelha Divina, Meu EU MAIOR – e o EU EXTERNO, ou o Eu de Fora, também está dentro,  porque o que está fora, a percepção do mundo externo é a interpretação deste e sempre acontecerá dentro.

Trata-se de um único processo, uma internalização, uma individuação da integralização de duas partes. Self Coaching pode ser entendido também como uma confluência evolutiva.

Eu me separo inicialmente da minha mãe na construção do Self Inicial, primitivo ou individual, ou seja, da noção de si mesmo, para então começar um processo de confluência evolutiva e, assim, integralizar o si mesmo com o mundo. Essa integralização condiciona outra individuação maior, que é a integralização do EU INTERNO com o EU EXTERNO. E o mais incrível é que o EU EXTERNO acontece internamente, já que todo nosso processo cognitivo acontece dentro do nosso sistema nervoso.

Podemos chamar de EU EXTERNO as relações que temos com o mundo, que estão fora de nós e que causam impacto diretamente em nosso processamento interno. “O que está fora impactando o que está dentro”, sendo que o oposto seria o ideal.  A maioria de nós vive alguns papeis para atender as demandas externas, ou o que o mundo espera de nós como se fôssemos uma adequação ao que acontece fora. A essência tem relação com que os outros esperam de você ou a necessidade que o universo convida você a viver papeis diferentes da própria essência por algum tipo de necessidade.

O grande diferencial entre o Self Coaching e Coaching Tradicional (pautado essencialmente em técnicas e ferramentas) é o efeito de confluência e integralização do fora e do dentro de nós, produzindo unicidade. O que está dissociado no Coaching Tradicional está integralizado no Self Coaching. Desta integração entre dentro e fora decorre a associação do mundo como a extensão de mim mesmo, com consequências éticas, estéticas e políticas, pois que o ser desenvolvido e integralizado, mais próximo de si e, portanto, do outro, toma posturas coerentes com essa condição, dando forma a essas posturas e com impactos coletivos.

O processo de coaching de forma tradicional é feito de maneira dissociada, aonde coach e coachee veem o mundo fora de si, um espaço que temos que conquistar, explorar, consumir, ser predador ou padecer. Se o que está fora é a projeção, interpretação ou percepção do que está dentro, quando não cuidamos fora, o que realmente acontece é que não estamos prontos o suficiente por dentro. Analogamente, o Coaching Tradicional trabalha o terceiro e quarto degrau da pirâmide do processo evolutivo e o Self Coaching nos convida a estar a maior parte do tempo no sétimo nível, onde se dará a integralização das partes internas e externas.

Pressupostos Básicos

  • O Ser Humano tras a LUZ em sua essência;
  • Luz é o foco consciente e inconsciente no POSITIVO, é nossa programação mental voltada para a positividade;
  • Todos nós podemos nos programar mentalmente com foco no POSITIVO;
  • Todo comportamento tem uma intenção POSITIVA;
  • A Psicologia Positiva é um dos grandes pilares filósóficos do Self Coaching;
  • À estrutura de nossos pensamentos e à nossa estrutura sistêmica maior damos o nome de Self;
  • Self 1 é o centro direcionador da consciência, da cognição;
  • Self 2 é o centro direcionador da inconsciência, nossa luz, a transcendência das sombras;
  • Os grupos, empresas e coletividades possuem um Self Coletivo, que é diferente da somatória dos selfs que o constitue;
  • Self Coletivo ( grupos sujeito, sujeito coletivo, ente maior que supera a somatória das partes) é a integração entre meus selfs internos e externos com o mundo.

Pilares do Self Coaching:

  • A interação humana ocorre num ponto de convergência entre o mundo interno e o mundo externo;
  • A distância que eu tenho de mim mesmo é proporcional com a distância que estou do mundo;
  • Quanto mais distante estou do mundo, menos integrado estou com o universo e menos comprometido estou com as coisas externas;
  • O pensamento sistêmico nasce da integração da minha própria individuação com o mundo, conservando o senso de EU e os papéis sobre o MUNDO. Eu pertenço, me comprometo, eu deixo uma marca positiva no mundo.

O Self ou SI-Mesmo em Jung

O principal arquétipo de Jung é o Self ou Si Mesmo. Dele emana todo o potencial energético de que a psique dispõe. É o ordenador dos processos psíquicos. Integra e equilibra todos os aspectos do inconsciente, devendo proporcionar, em situações normais, unidade e estabilidade à personalidade humana.

Jung conceituou o Si mesmo da seguinte forma:

O Si mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade”. A dinâmica desse processo é o instinto, que vigia para que tudo o que pertence a uma vida individual figure ali, exatamente, com ou sem a concordância do sujeito, quer tenha consciência do que acontece, quer não.

A essência do si-mesmo se manifesta no ser humano principalmente pela via dos instintos. Os símbolos do Si mesmo geralmente ocorrem quando de alguma crise de vida, de um obstáculo com o qual o indivíduo não sabe lidar. Então, ele pode ocorrer nos sonhos ou em outros eventos simbólicos na forma de figuras transcendentais, ilustres personalidades, a “voz” de Deus ou figuras geométricas, como as Mandalas por exemplo.

Como percebo internamente o mundo externo. Como internalizar o mundo externo com congruência. A integralização do mundo externo com o mundo interno e o mundo interno com o mundo externo é vivermos a potencialização de nosso SELF!

Conheça um pouco mais sobre a filosofia do Self Coaching do IBC e do PSC, assistindo ao vídeo abaixo:

Acesse a página do Professional & Self Coaching, o Curso de Coaching mais completo do Brasil, preencha o formulário e retornaremos o seu contato.