Voltar

Como Definir Cargos e Salários?

Publicado em | 0 comentários

Saiba como montar um plano de cargos e salários e ter colaboradores cada vez mais satisfeitos em sua empresa! | minervastock | DepositPhotos.com

Uma das coisas mais importantes que um empreendedor deve ter em mente quando estiver iniciando a sua carreira é: saber definir cargos e salários. Quando uma pessoa idealiza uma empresa ou qualquer outro tipo de empreendimento ou organização que envolva cargos e ocupações, ela deve, sem dúvida alguma, pensar a respeito desses cargos e qual deverá ser o salário de todos que estão trabalhando ali, inclusive o dele.

Para saber como adotar uma diretriz clara a respeito dos cargos e remunerações, confira aqui como é que você poderá organizar a empresa operacional e financeiramente.

Faça um plano de cargos e salários

Isso é algo importantíssimo. Fazer um plano de cargos e salários é algo que deve estar na sua mente no momento em que você visualiza a clara possibilidade de montar uma empresa. Mas, antes de sair por aí perguntando e estudando sobre como montar um plano de cargos e salários, deixe-me explicar os motivos pelos quais você deverá fazer um plano desse tipo.

Em toda empresa, em qualquer uma do mundo e com qualquer cultura, há a necessidade de saber quais são os tipos de trabalho que serão desenvolvidos lá dentro para que o objetivo da empresa seja cumprido. Então, começa-se a pensar em cargos a partir disso. Você trabalha com telemarketing, por exemplo. Precisará de uma equipe de vendedores, de pessoas para atender as dúvidas e reclamações dos clientes, de um pessoal na parte jurídica, contábil, administrativa, enfim, uma grande quantidade de cargos existirá nessa sua empresa de telemarketing.

Mas, e na parte de salários? O plano de salário deve sempre levar em consideração: qual o valor, dentro da realidade financeira da empresa, mais justo e digno para a execução de tal cargo? Depois disso pense, o quanto a sua empresa pode pagar por tal serviço e fale desse valor para os funcionários, futuramente, quando você estiver contratando, para que eles percebam que a sua empresa tem a intenção de crescer e de fazer os funcionários crescerem junto.

A importância do plano e dos objetivos

Existem três pontos basilares que são afetados diretamente pelos planos de cargos e salários e pelos objetivos da empresa, devendo estas questões estarem devidamente atreladas para que a organização possua um sistema de funcionamento automático, visando resistir às oscilações de mercado, imprevistos nos recursos humanos contratados, entre outras questões vitais.

Falo da necessidade de haver equilíbrio no desempenho dos profissionais que trabalham para você; da relevância de um maior controle sobre as jornadas de trabalho e da importância de medir e estimular o desenvolvimento de cada funcionário. Tudo isso é afetado diretamente nessa fase inicial onde são definidos os cargos, os salários, que por sua vez, são baseados no objetivo traçado pela empresa.

Portanto, esse tópico pede a você que sente bem com as pessoas que lhe ajudam nesse negócio, converse com elas, cheguem a um consenso, pois isto é de muita importância.

Como fazer um plano de cargos e salários: passo a passo

Onde começa o plano de cargos e salários? Eu sei que é fácil de entender o conceito e a importância, mas muitas pessoas travam quando finalmente sentem que precisam fazer algo e colocar em prática. Vamos começar passo a passo a fazer um plano destes?

Comece pela montagem do organograma, algo que você precisará para se organizar pelo resto do plano e que será seu guia durante as decisões tomadas. Logo após isso, consulte os sindicatos da área para pesquisar os valores comuns dos salários entre os profissionais. Essa parte é muito importante, pois sindicatos podem ser muito fortes na influência dos salários. Caso você os desagrade, poderá se prejudicar e já pensou ver os seus funcionários fazendo greve? Os sindicatos são necessários para evitar que pessoas que não fazem a mínima ideia do quanto vale o trabalho de um profissional contratado, paguem um valor abaixo do merecido consensualmente.

Algo que também não pode faltar e que será seu próximo passo. Qual é a evolução de alguém que está em tal cargo? Trace um caminho na diagonal/vertical para todos os cargos que forem analisados. Também adote critérios de avaliação para futuras promoções e sempre pense no perfil que cada equipe tem que ter, para que isso te guie na hora de contratar diferentes profissionais com diferentes personalidades e especialidades.

Bem, é isso. Esse é o básico do plano de cargos e salários. Sugiro que faça o seu planejamento, pois vai ser algo muito importante no decorrer da vida empresarial.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!