Voltar

Coaching – Poderoso Apoio à Mudança de Carreira

Publicado em | 0 comentários

Ollyy/Shutterstcok O Coaching apoia no planejamento e na mudança de carreira, fornecendo todo suporte que o profissional precisa para planejar e executar esta transição

Quero mudar de carreira! Com certeza, esta é uma das primeiras constatações que pairam na cabeça dos profissionais que estão insatisfeitos com suas profissões; querem mudar de área ou, especialmente, empreender o próprio negócio. Para isso, porém, é preciso ser assertivo e definir o futuro com base em objetivos claros e consistentes.

Não adianta decidir no impulso e simplesmente largar o atual trabalho sem planejar como ficará a vida financeira, pessoal e familiar. É importante estar consciente de que fazer esta transição bruscamente impactará em todos os âmbitos da vida de seu coachee. Mas para que isso não aconteça veja algumas dicas para mudar de carreira sem que isso impacte negativamente nos planos de seu cliente.

Como Apoiar o Cliente na Mudança de Carreira

– Mostre ao seu coachee (cliente) que de acordo com uma recente pesquisa realizada pela consultoria Robert Ralf, o Coaching de Carreira traz impactos positivos para 88% dos profissionais brasileiros. Este apoio é realmente eficaz, pois proporciona autoconhecimento necessário para entender as motivações que o levaram ao desejo de mudança, para que esta ocorra de forma estruturada e alinhada com suas metas de vida.

Definir as metas e os objetivos a serem alcançados é essencial para que o processo traga bons resultados. Faça perguntas poderosas ao seu coachee: Qual carreira você deseja seguir? Qual área mais atende suas necessidades profissionais e pessoais? Respondendo a estes questionamentos vocês, juntos, podem começar a fazer um planejamento adequado às demandas.

– Novos Conhecimentos: Se seu coachee é administrador e deseja mudar de carreira drasticamente e atuar como chefe de cozinha, por exemplo, precisa conhecer as competências referentes a esta profissão e desenvolver as habilidades gastronômicas adequadas.

– Defina um Plano de Ação – Com o objetivo definido, estabeleçam as ações (fazer “X” cursos de atualização, aprender uma nova língua), qual o prazo para alcançar este objetivo, investimentos (tempo, financeiro e emocional).

– Identifique motivações de seu coachee, como o que pesa mais em sua decisão: estresse; saúde, família, satisfação pessoal, mercado de trabalho ou retorno financeiro.

– Oriente-o a conversar com outros profissionais e conhecer melhor a rotina da área em que deseja atuar.

Dicas Para Mudar de Carreira

– Desenvolva a coragem para mudar e correr riscos;

– Desenvolva habilidades e competências para se tornar autônomo;

– Mude a área ou indústria na qual o indivíduo trabalha;

– Planeje a transição;

– Identifique de pontos de segurança.

Acredito que estas informações sejam fundamentais para que seja dado início ao processo de mudança de carreira e de vida. É essencial, antes de tudo refletir, amadurecer as ideia e avaliar o cenário e os ricos pertinentes a cada situação. Feito isso, você e seu coachee vão perceber que é possível alcançar os objetivos acordados entre vocês, mas que nesse período é importante ter perseverança e não desistir diante das adversidades, pois com certeza vocês vão encontrar muitas no caminho.

Lembrem-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que ao final da jornada vocês vão encontrar a recompensa pelo esforço durante a caminhada, sendo assim não desistam de maneira nenhuma. Diga ao seu coachee que escute somente o som que seu coração toca. Dessa forma nada que as outras pessoas digam o atingirá. Preparem-se e busquem a realização de seus sonhos devagar, assim, cada dia que passar; vocês estarão mais perto de realizá-los.

Gostou do texto? Curta, comente  e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!