fusão de empresa

Bacho/Shutterstock A fusão de empresas consiste na junção de empreendimentos e também no alinhamento de objetivos, crenças e valores por parte de seus sócios

A fusão de empresas se caracteriza pela junção de dois ou mais empreendimentos comerciais. O objetivo deste tipo de empreitada é que estas organizações se tornem uma sociedade empresarial única e não mais várias separadas. Na prática, é juntar o melhor dos negócios e transformá-los em uma nova empresa ainda melhor e mais forte.

Quando empresários decidem unir suas forças, tornarem-se sócios e juntar suas experiências e know how; é porque certamente desejam construir algo ainda maior. Por trás de tudo isso, sempre há uma atitude empreendedora e uma visão estratégica de negócios que faz estes líderes enxergarem novas possibilidades de rendimento, antecipar-se às tendências e se posicionar de forma mais assertiva no mercado.

Ter esta consciência é muito importante, pois com a alta competitividade e com consumidores cada vez mais exigentes, as empresas que se destacam são aquelas que procuram inovar e criar mecanismos efetivos para ser manter no topo. Neste sentido, a fusão de empresas é um meio poderoso de potencializar tudo isso, somar suas forças, expertises, reputações e construir um verdadeiro império.

Como o Coaching pode Ajudar na Fusão de Empresas

Unir empresas não é apenas juntar os CNPJ, mas também sua missão, visão, valores, objetivos e alinhamentos estratégicos. Por isso, é importante que os empresários se preparem para a mudança e para um novo modelo de gestão, que de centralizado passa a ser compartilhado.

Na prática, isso quer dizer que as decisões agora serão compartilhadas e tomadas em conjunto, que pode haver diferenças de opiniões e conflitos de interesses em alguns momentos. E aí que entra o Coaching; para auxiliar nesta transição e para que os líderes consigam trabalhar em conjunto e conquistar grandes resultados para a empresa.

O processo, com suas técnicas, métodos e ferramentas de aprimoramento humano vai ajudar, de maneira coletiva ou individual, no alinhamento dos objetivos da fusão empresarial para que assim todos estejam engajados pelo mesmo propósito. Além disso, vai auxiliar no desenvolvimento dos relacionamentos e de uma comunicação interpessoal mais efetiva e positiva entre os novos sócios, diretores e lideranças, de modo a eliminar ruídos.

PSC

Outro aspecto importante que o Coaching trabalha é na conscientização de que agora a empresa não é mais minha ou sua, mas sim nossa, e de que é de todos os donos a responsabilidade de fazer este “casamento” dar certo. Portanto, cada um deve buscar dar o seu melhor, evoluir individualmente, agregar valor a esta união e colaborar efetiva e assertivamente para o sucesso da nova organização criada por meio desta junção e torná-la bem-sucedida.

Quer aumentar as chances de sucesso do seu novo negócio? Invista no desenvolvimento dos seus líderes e profissionais de alta gerência. Para isso, conheça a formação Business And Executive Coaching – BEC; obtenha todas ferramentas do Coaching focadas em empresas  e impulsione os resultados do seu negócio agora.