Pressmaster/ Shutterstock Respeitar e confiar na expertise dos sócios são fatores fundamentais numa sociedade empresarial

Estabelecer uma sociedade com outra pessoa é como formar um casamento; as partes devem estar engajadas, motivadas e focar seus esforços em, fazer esta relação, dar certo. Do contrário, corre-se o risco da união fracassar e trazer prejuízos importantes para ambos.

Esta mesma teoria também se aplica quando falamos em Sociedade Empresarial, que é representada por um conjunto de empresários que, investem juntos, em determinado segmento com objetivo de obter lucro. Estes sócios podem entrar no negócio investindo seu capital ou mesmo seus conhecimentos e experiências na área.

Dicas para Estabelecer uma Sociedade de Sucesso

  • Divida as funções – Faça isso de acordo com os conhecimentos e experiências de cada sócio e nada de centralizar o trabalho. Se, por exemplo, um dos profissionais tem mais experiência em finanças ou marketing; o melhor é que ele fique responsável pela área da empresa que melhor corresponda ao seu know how. Isso ajuda a fazer uma distribuição mais assertiva e justa das demandas, o que também, proporciona maior efetividade nas ações.
  • Respeite o trabalho do outro: Sociedade é antes de tudo uma parceria e, isto, exige saber respeitar o trabalho do outro e valorizar o que a pessoa faz. Lembre-se que o resultado final é fruto do esforço de todos, e que cada iniciativa, ideia, colaboração de um sócio, deve ser ouvida, respeitada avaliada e, se viável, deve ser colocada em prática também.
  • Tenha clareza: Quais são os objetivos da empresa? Qual a intenção ao formar a sociedade? O que cada um fará? É fundamental que todos os sócios saibam exatamente qual o propósito da organização, seu papel e que sua missão, visão e valores estejam muito bem alinhados. Do contrário, cada um irá trabalhar, conforme achar melhor, e não em conjunto, como uma sociedade sugere.
  • Confiança: Confiança é o ponto-chave para uma sociedade de sucesso. É fundamental que todos os investidores confiem nas habilidades e competências profissionais de cada sócio, em sua forma de tomar as decisões, resolver os problemas e, especialmente, que todos se comuniquem na mesma frequência, sempre com respeito e que alicercem seus comportamentos e atitudes em valores em comum.

Com isso, podemos concluir que para uma sociedade empresarial ser efetiva e, especialmente, lucrativa é necessário que todos sócios estejam engajados em fazer o projeto dar certo.  Assim, para que os objetivos de curto, médio e longo prazo sejam devidamente alcançados todos devem estar atentos aos seus comportamentos e buscar ter atitudes positivas, que motivem o grupo e fortaleça os laços. Pense nisso e colabore para o sucesso de sua empresa!

 Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais!