Voltar

Coaching e a Autoestima

Publicado em | 0 comentários
autoestima

PathDoc/Shutterstock O Coaching ajuda pessoa com baixa estima a eliminar crenças negativas em relação a si mesma e a se reconhecer como alguém especial, importante e capaz

Em qualquer área da vida, ter autoconfiança é tudo para desenvolvermos nossa autoestima pessoal e profissional e conquistarmos nossos sonhos, metas e objetivos. Entretanto, muitas pessoas não conhecem ou acreditam em seu próprio potencial e, por isso mesmo, passam a maior parte do seu tempo, infelizes e descontentes com os seus resultados.

Autoestima é valorização de si mesmo, amor próprio, o reconhecimento de suas capacidades e habilidades, de seus dons e talentos, dos seus aspectos físicos e intelectuais, em resumo, é honrar e respeitar a si mesmo e sua história. O que acontece é que muitos indivíduos, ao longo de sua trajetória,  não foram patrocinados positivamente por seus pais, na infância ou adolescência, por exemplo, e por isso não aprenderam a se valorizar e se autorreconhecer.

Na vida adulta isso se reflete em um distúrbio de autoimagem importante, em falta de confiança, insegurança constante e num medo de errar que acaba paralisando a pessoa. Isso pode ser ainda mais potencializado por relacionamentos sabotadores, onde em família, nos relacionamentos amorosos e interpessoais ou de trabalho, o indivíduo também é constantemente aviltado.

Isso cria um ciclo onde a pessoa sente-se constantemente “para baixo”, não reconhecida e onde não se acha merecedora de ter uma vida feliz e realizada. Entretanto, esta é uma faceta que pode ser mudada e que começa por autoconhecimento.

Coaching Para Potencializar a Autoestima

Muitas vezes, somos expostos a pensamentos, crenças e comportamentos negativos que expõem a fragilidade do outro e não necessariamente nos representa. Isso quer dizer que os medos e inseguranças dos nossos pais, por exemplo, não são os nossos, e ainda que nos tenham sido passados, não precisam fazer parte da nossa história e continuar a nos sabotar para sempre.

O Coaching, com suas técnicas e ferramentas poderosas, trabalha no sentido de fazer com que a pessoa, com baixa autoestima, possa ressignificar a imagem negativa que criou de si mesma. Na prática, isso significa eliminar as fontes de bloqueio e separar-se das pessoas e situações que a fazem acreditar que não seja boa o suficiente e merecedora de sucesso e felicidade.

Em suma, o processo proporciona um profundo autoconhecimento, fator fundamental a que a pessoa possa entender quem ela é, e o que ela ainda pode ser. Este empoderamento leva o coachee ao seu autodescobrimento, a reconhecer suas qualidades, habilidades, pontos fortes, beleza interior e exterior e talentos até então suprimidos por autocrítica ou críticas externas. Isso confere a ele a oportunidade que lhe falta para modificar a imagem ruim que criou em relação a si mesmo ao longo da vida, rever suas ações, modificar seus comportamentos e construir uma nova história.

Tudo isso é muito importante para que a pessoa possa mudar sua autoimagem, orgulhar-se de ser quem ela é, de suas lutas e vitórias e também para impulsionar sua autoestima e fazer dela o apoio que precisa para realizar suas metas, sonhos e objetivos e eliminar de vez seus sabotadores.

O Coaching para autoestima é um belo processo de empoderamento e um auxílio poderoso para todos que desejam encontrar seu amor próprio e ter uma vida mais plena, equilibrada e também mais realizada e feliz. Invista em você, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e conquiste a autoestima e autoconfiança profissional e pessoal que você pode e merece ter!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!