Voltar

Carga Emocional: 7 lições que ajudam a evitar estresse no ambiente de trabalho

Publicado em | 0 comentários
Carga emocional

Dmytro Zinkevych/Shutterstock Saber lidar com a carga emocional é a melhor forma de não deixar que ela afete seus resultados. Confira minhas dicas!

Pressão por resultados, problemas constantes nas relações interpessoais com líderes e colegas, insatisfação com a gestão, excesso de demandas, prazos curtos, muitas cobranças e processos confusos: são alguns dos problemas que aumentam a carga emocional sobre os profissionais na empresa. Estas questões quando não resolvidas, com rapidez e eficiência, também se apresentam como os principais causadores do baixo desempenho dos colaboradores nas organizações.

Para não deixar que estes e outros elementos atrapalhem a sua carreira e prejudiquem a manutenção do seu emprego, é essencial ao profissional desenvolver suas próprias estratégias para não absorver tanto o estresse no ambiente de trabalho e não deixar que isso comprometa os seus resultados.

Mas Zé, como fazer isso? Aposto que esta foi à pergunta que veio à sua cabeça. Fique tranquilo, separei algumas dicas poderosas para ajudar você a lidar melhor com sua carga emocional no trabalho, aprender a lidar com as pressões e dificuldades e superar qualquer circunstância de forma inteligente.

7 Lições para lidar com a carga emocional e ter menos estresse no ambiente de trabalho

Avalie bem as situações –

Às vezes não são as situações no ambiente de trabalho que estão ruins, mas a forma como você as encara. Por isso, para evitar que tudo que acontece se torne um fardo para você, analise com mais critério cada acontecimento e não dê mais valor ou atenção que o necessário.

Desenvolva Inteligência Emocional

Esta competência comportamental nos ajuda a identificar nossos sentimentos e emoções e também a lidar com eles em cada momento sem deixar que percamos o controle. Portanto, foque em desenvolver sua inteligência emocional e não deixe que as emoções controlem você.

Seja otimista

Acreditar que tudo vai dar certo é um ponto de partida essencial para desenvolver seu trabalho, olhar cada acontecimento no ambiente de trabalho também sob uma ótica positiva e ter otimismo para seguir em frente confiando que as coisas irão melhorar, faz de você um profissional menos propenso a deixar que a carga emocional sobrecaia em suas tarefas.

Aprenda a trabalhar em equipe

Quando centralizamos todas as demandas e não dividimos as responsabilidades, com certeza, a carga emocional e as pressões sobre o colaborador aumentam significativamente. Será, então, que você precisa mesmo fazer tudo sozinho? Será que não está na hora de compartilhar as tarefas e dividir com seus colegas o trabalho? Pense nisso e aprenda a trabalhar em equipe, pois isso representa não apenas dividir as demandas, mas também as dificuldades, os medos, os desafios e sucessos.

Concentre-se em você -

Isso representa compreender e separar o que tem realmente a ver com você e com o seu trabalho, dos problemas que afetam os colegas, chefes ou a empresa. Não estou dizendo para ser egoísta e não se importar com as pessoas à sua volta, mas sim para concentrar-se em fazer o que está ao seu alcance e dar o seu melhor. Para isso é importante evitar acumular sentimentos e ideias negativas de terceiros, problemas que não tem nada a ver com sua realidade, pois assim você evita a contaminação, mantém seu trabalho em dia e ajuda a organização e os colegas a não perder coletivamente a sua produtividade.

Evite a contaminação –

Quando colegas próximos estão com dificuldades é natural que você perceba isso, entretanto, se você não está na mesma situação, qual a intenção de deixar se contaminar pelos mesmos problemas e acabar reverberando os mesmos comportamentos que nada representam seu momento atual? A carga emocional é fácil de ser repassada, por isso, é importante saber filtrar estes problemas, situações e acontecimentos e não se deixar levar por eles.

Foque em ter equilíbrio –

O trabalho é uma parte da sua vida, mas não toda ela. Portanto, foque em ter uma vida além do trabalho, em fazer atividades físicas, culturais, familiares e de lazer que ajudam a relaxar, a amenizar a carga emocional que traz estresse no trabalho e busque energizar-se, alimentar sentimentos e comportamentos positivos que lhe deixe mais inspirado e emocionalmente mais preparado para lidar com as pressões no trabalho.

Agora que você já conhece quais são as 7 lições para ter amenizar a carga emocional, reduzir o estresse no ambiente de trabalho e ter mais qualidade de vida e resultados profissionais extraordinários, coloque estas dicas poderosas em prática. Boa sorte!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!