Habilidade nos relacionamentos interpessoais, comunicação assertiva, flexibilidade, inteligência emocional para lidar com opiniões diferentes, proatividade, autoconfiança e espírito inovador e cooperativo. Essas são algumas das características do profissional que sabe trabalhar em equipe.

Neste artigo, você vai conferir os principais diferenciais de quem trabalha em equipe, os benefícios desse sistema para os colaboradores e dicas para que esse tipo de trabalho ocorra com tranquilidade e eficácia. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os diferenciais do profissional que sabe trabalhar em equipe?

Aquele que reconhece a importância do trabalho em equipe e que convive bem com os seus colegas apresenta os seguintes diferenciais profissionais:

  • Inteligência Social: o profissional com inteligência social consegue circular em diferentes ambientes e se relacionar positivamente com os seus colegas, identificando os seus perfis comportamentais e interagindo satisfatoriamente com todos;
  • Inteligência Emocional: ter autocontrole é essencial para saber quando avançar ou recuar no trabalho em grupo. Diferentes opiniões e conflitos interpessoais sempre vão existir. Por isso, saber controlar as emoções e sentimentos negativos é importante para garantir a harmonia da equipe;
  • Espírito Coletivo: “um por todos e todos por um”. Esse deve ser o lema do trabalho em grupo. Desse modo, profissionais que gostam de ser o centro das atenções não são os mais indicados para as demandas em equipe;
  • Autoconfiança: para trabalhar em grupo, é preciso conhecer e confiar nas próprias habilidades. Isso significa honrar e reconhecer a importância do seu trabalho para o alcance do estado desejado;
  • Comunicação efetiva: a forma de se expressar, seja ela verbal, seja não verbal, diz muito sobre nós. Por isso, quanto mais assertiva e clara for a comunicação em grupo, melhores serão a qualidade dos relacionamentos e a entrega das demandas;
  • Proatividade e cooperação: sem colaboração, não há trabalho em grupo. Por isso, ser proativo, estar disponível e aberto e colaborar com ideias e soluções é essencial.

Quais são os benefícios do trabalho em equipe?

O trabalho em equipe se configura como um poderoso aliado na conquista das metas e objetivos da empresa. Ao formar um grupo com habilidades diferentes e complementares, além da rica troca de experiências, o líder consegue estreitar os laços, aumentar o engajamento e conquistar resultados de forma mais rápida e efetiva.

Essas diferentes habilidades permitem que um grande projeto seja dividido em pequenas tarefas, a serem distribuídas aos membros da equipe de acordo com as suas habilidades. Além disso, até mesmo as tomadas de decisão são mais conscientes e eficazes quando um grupo de pessoas expõe diferentes pontos de vista do que quando estão nas mãos de um único indivíduo.

Como trabalhar em equipe de forma satisfatória?

Trabalhar bem em equipe é resultado de diferentes ações. Confira as 5 principais delas na sequência.

1. Faça a sua parte com competência

PSC

Em primeiro lugar, tão logo lhe seja designada uma determinada atividade ou função, faça-a da melhor maneira possível e sempre dentro dos prazos estabelecidos. Seja um colaborador presente, assíduo e pontual. Lembre-se de que a execução das suas tarefas influencia a execução das tarefas dos seus colegas, e vice-versa. Portanto, faça a sua parte. Isso até mesmo pode servir de exemplo para que os outros funcionários também sejam dedicados e responsáveis nas funções deles.

2. Relacione-se bem com todos

Você não é obrigado a gostar de todo mundo nas equipes das quais faz parte. No entanto, sabendo que existe ali um objetivo coletivo, é fundamental deixar as questões particulares em segundo plano. Mantenha o profissionalismo e trate a todos com respeito e educação sempre. Até mesmo para discordar ou criticar algo, faça-o com mansidão e com uma postura construtiva, visando ao bem de todos. Ambientes sem harmonia e com muitas rivalidades dificilmente prosperam. Pense nisso!

3. Saiba pedir e oferecer ajuda

O grande segredo e também a grande vantagem do trabalho em equipe é a cooperação. Por isso, se estiver em dificuldades, deixe o orgulho de lado e peça ajuda aos seus líderes e colegas. É melhor pedir socorro do que fazer as coisas de maneira errada e prejudicar a todos, não acha? Da mesma maneira, coloque-se à disposição para auxiliar os seus colegas, especialmente aqueles que estiverem em dificuldade. Essa rica troca é o que fortalece as relações e favorece a partilha de conhecimentos.

4. Comunique-se com clareza

Por falar em troca, tudo começa na troca de ideias. Assim, o trabalho em equipe só funciona quando a comunicação é clara. Portanto, compartilhe com os seus superiores e colegas todas as informações que você acredita que eles devam saber, no que diz respeito ao seu trabalho. Tanto na comunicação falada como na escrita, selecione bem as palavras e expresse-se da maneira mais objetiva, completa e clara que puder. Verifique se todos entenderam o que você comunicou e tire as suas dúvidas.

6. Seja proativo

Por fim, lembre-se de ser proativo, isto é, de agir com empenho, dedicação e disciplina. Se houver algo a fazer que esteja ao seu alcance, não espere que o líder dê a ordem (a menos que a orientação tenha sido essa). Faça você mesmo, antecipe-se e previna os problemas antes mesmo que eles deem sinais.

Além disso, nas reuniões em grupo, não tenha medo de expor as suas ideias. Apenas tenha humildade para compreender que nem sempre elas serão escolhidas, pois os outros podem ter tido ideias melhores, e está tudo bem!

Como você pode notar, trabalhar em equipe é um processo um pouco delicado, já que lidar com outros seres humanos é talvez o aspecto mais complexo da vida — o que se torna ainda mais desafiador no contexto do trabalho. Todavia, colocando em prática as dicas acima, certamente você obterá resultados extraordinários ao lado dos seus colegas. Mãos à obra!

Agora que você já compreende a importância do trabalho em equipe, o que está esperando para desenvolver essa habilidade comportamental? Faça um Curso de Coaching e maximize os seus resultados em grupo ou individualmente, aqui no IBC!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!