Voltar

Autoconhecimento – Conheça o seu Poder Superior

Publicado em | 0 comentários

Agsandrew/Shutterstock o Autoconhecimento tem o poder de libertar o ser humano e encorajá-lo a conquistar resultados extraordinários em sua vida

Investir em autoconhecimento envolve a habilidade de assumir o controle da vida, levando em consideração nossas vontades e anseios, sem deixar que a opinião de terceiros tenha grandes interferências em nossos atos e decisões para o futuro. Dessa forma, temos a consciência esclarecida de que somos os responsáveis pela nossa felicidade e realização.

Como diria o grande escritor Antoine de Saint-Exupéry, em seu clássico O Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Nesse sentido, é preciso termos sempre objetivos e metas e ser fiel a elas. Note que não é ser inflexível, mas sim tomá-los como um direcionador para sua vida, sem deixar que influências externas se manifestem. Falando ainda sobre metas e objetivos, caso você não os tenha claro em sua mente, pode começar a buscá-los.

Perguntas de Autoconhecimento Básicas e Poderosas

Quais são as minhas habilidades e competências?

- O que eu desejo alcançar ao final deste ano? E daqui a 2, 5, 10 anos?

- De que forma estas habilidades podem me ajudar a alcançar o que quero?

-Quais habilidades eu preciso desenvolver para conseguir atingir meus objetivos?

- Onde e como estará quando tudo der certo na minha vida?

- Quem serão as pessoas que estarão ao meu lado nesse momento?

Coloque no papel as respostas e caso tenha mais perguntas a se fazer a partir destas, siga em frente, até esclarecer tudo e começar a agir. Para isso, como já disse até este momento, autoconhecimento é fundamental; ter sensibilidade para identificar o nosso estado de espírito e aceitarmo-nos exatamente como somos, sabendo que temos muitas qualidades e alguns pontos de melhoria também é essencial para o estabelecimento de nossas metas.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer: muitas pessoas ao nosso redor gostam de estar conosco e gostam do nosso jeito de ser, então, quem somos nós para não gostarmos?! Pense nisso! Sendo assim, esqueça quem não quer ver o seu sucesso e foque naqueles que celebram cada vitória junto a você. Seja você mesmo e importe-se cada vez menos com o que os outros pensam sobre isso, caso contrário, isso lhe trará somente ansiedade e sofrimentos desnecessários.

Comece a mensurar os resultados. Verifique se seus objetivos estão sendo atingidos. Esta avaliação é importante para você ter ciência se está saindo do lugar ou não. Caso não esteja, avalie o que está sendo feito e que não está funcionando e mude a rota. Nenhum plano de ação deve ser engessado, saiba o momento certo de trilhar outros caminhos, lembrando-se sempre de ser congruente com suas ações e crenças.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!