metodo-smart-dicas

Método Smart – Aprenda Como Definir e Realizar suas Metas

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de dezembro de 2019

Método Smart é uma ferramenta criada por Peter Drucker que auxilia na hora da definição de metas, sejam elas pessoais ou profissionais. É uma das mais famosas ferramentas de Coaching por sua ampla possibilidade de aplicação e de variação conforme o contexto particular de cada aplicação.

Smart é um acrônimo com as iniciais das palavras: Specific, Messurable, Achievable, Realistic e Time-based. Ou seja, qualquer meta deve ser SMART. Vamos conhecer cada uma de suas aplicações práticas e como o método SMART pode nos ajudar a conquistar resultados extraordinários em nossa vida. Confira

O Método Smart na Prática

Specific: uma meta precisa ser específica, algo que seja facilmente entendida por outra pessoa, logo, também facilita nossa própria compreensão e foco. Por exemplo, o que significa quando você diz que quer ser mais saudável? Quer dizer que você não vai mais comer gorduras ou açúcar? Quer dizer que você quer começar a fazer exercícios? Quais exercícios? Querer ser mais saudável não é uma meta específica. Ao contrário de você dizer, “quero correr a maratona de São Paulo”. Aqui você especificou exatamente aonde chegar.

Mas como saber que você alcançou o seu objetivo ou que você está fazendo progresso? Aqui entra o M do SMART. O M é Measure, ou seja, como você irá medir, mensurar, se o objetivo foi ou não alcançado. Isso é muito importante (principalmente se você for avaliar de maneira objetiva o desempenho de outra pessoa). Cuide bem do M e cuidado para não se enganar, “manipulando os resultados”, isso não vai lhe ajudar em nada.

Mas será que o objetivo pode ser alcançado? Não adianta nada definir um objetivo lindo, como “conseguir a paz mundial”, se isso não pode ser alcançado com seus recursos e habilidades.  Avalie se o objetivo pode ser alcançado.

É aqui que avaliamos se o objetivo é A, ou Achieavable. “A” está perto do “R” no SMART e não é por acaso. O objetivo precisa ser realístico e ser relevante ao contexto que você está relacionando o objetivo. Você precisa acreditar que tal objetivo possa ser alcançado.

Ele precisa ser importante para você se sentir motivado em trabalhar por ele. Assim chegamos ao T, ou seja, Time-based, o objetivo precisa ter um prazo para ser alcançado. Eu gostaria muito de correr a maratona de São Paulo, mas não sei quando. Se isso passar a ser um objetivo para mim, preciso colocar em qual ano quero correr essa corrida.

Você é feliz?

Além do mais, posso definir pontos de verificação, como por exemplo, daqui a dois meses quero conseguir correr 10 km sem ofegar, daqui a quatro meses quero fazer 10 km em 20 minutos, e assim por diante.

Vantagens do Método SMART

  1. Clareza na visão final

Uma grande vantagem em aplicar o método Smart é que, sem uma visão adequada e estabelecimento de metas, o indivíduo estará vagando sem um objetivo adequado. Para evitar a perca de tempo e desperdício de capital, é prudente apontar os objetivos mais definidos. 

  1. Permiter uma melhor concentração

Com a criação do objetivo, ele permite uma melhor concentração ao que você deve focar. Além disso, irá evitar distrações com as atividades cotidianas e evitar também o desperdício de recursos.

  1. Alcançar mais rápido seu objetivo

Quando se estabelece metas a longo prazo, isso pode ajudar a motivação para o alcance do objetivo e leva-lo adiante. Sempre que se sentir desmotivado, pense e foque no objetivo e siga em frente. 

  1. Promover a autodisciplina

Se o indivíduo não tiver disciplina adequada, será difícil para ele alcançar uma meta específica. Tente se disciplinar e se concentrar no método que você poderia usar para atingir esse objetivo.

  1. Definir suas prioridades

No método SMART é importante saber quais são suas prioridades. Essa é uma maneira segura de atingir uma meta. Defina suas prioridades. Fica mais fácil para atingir seus objetivos. 

  1. Permite fazer o “seu melhor”

Estabelecer suas metas pode ajudá-lo a crescer além de seus limites e ser uma pessoa mais forte e confiável, dando o melhor de si mesmo.

  1. Criatividade e inovação

Estabelecer metas torna o indivíduo criativo e inovador em tudo que está fazendo. Estimulando o pensamento criativo. Isso ajuda você a ter uma nova perspectiva do futuro e a atingir seus objetivos de maneira consistente.

  1. Ajuda a gerenciar seu tempo

Defina sua própria linha do tempo e tente atingir o maior número de metas possível. Isso irá te ajudar a trabalhar sob algum tipo de pressão com mais tranquilidade. 

  1. Dever de tomar atitude

Simplesmente configurar uma meta não ajudará você a chegar a qualquer lugar. Tente tomar atitudes junto a esses objetivos. Eles vão fazer com que sinta comprometido no alcance de suas metas. 

  1. Dá o sentimento de dever cumprido

Ao atingir um objetivo, você se sentirá gratificado. Isso fará com que você sinta uma grande felicidade e satisfação como pessoa. 

definição de metas pode parecer muito difícil, mas acredite, é muito compensador quando conseguimos fazê-lo. Para isso é necessário um planejamento especializado, para evitar frustrações ou se sobrecarregar com muitas metas.

Quanto a metas para saúde e bem-estar é importante pensarmos que nem sempre a cura é a meta essencial, até porque a cura só é alcançada através de um caminho de aceitação do estado de adoecimento, reflexão sincera sobre suas condições físicas e emocionais e em seguida traçam-se as metas.

Gostou do texto? Curta, comente  e compartilhe!

Copyright: Thinglass/Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: