Voltar

Aprenda como Contratar Funcionários

Publicado em | 0 comentários
Como contratar funcionários

ProStockStudio/Shutterstock Dominar as formas corretas de como contratar funcionários é fundamental para toda empresa que deseja crescer

Toda empresa que deseja crescer e prosperar deve aprender como contratar funcionários com assertividade. Para isso, é importante que o dono da empresa, empreendedor ou departamento de Recursos Humanos definam com assertividade quais são os parâmetros bem como os quesitos necessários para a admissão de um novo colaborador.

Contratações erradas, segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, com gestores de RH, de 12 países, incluindo 100 do Brasil, causam cerca de 10% do turnover nas empresas brasileiras. O levantamento mostra ainda que entre os prejuízos para a organização são não apenas financeiros ou de produtividade, mas que ela também perde sua moral frente à equipe.

Tudo isso revela como saber contratar um profissional de forma correta é importante para que a empresa não perca competitividade e possa realmente trazer para seus quadros funcionários realmente agregadores. Pensando em evitar estes tipos de problemas, separei algumas dicas para você ter mais efetividade na hora de contratar. Continue lendo e confira!

5 Dicas de Como Contratar Funcionários

Job description – este documento é onde o gestor ou a empresa vão colocar detalhadamente quais são as competências técnicas, emocionais, comportamentais e experiências que o novo colaborador precisa ter, bem como sua função, cargo, faixa etária, nível escolar, salário, departamento ao qual fará parte e sua posição na hierarquia. Detalhar tudo isso é muito importante para que o profissional certo seja encontrado e contratado.

Cargo e as funções – nada mais desanimador, para um novo colaborador, do que chegar ao seu novo emprego e não saber ao certo o que vai fazer, em qual setor irá ficar e a quem responderá diretamente. Por isso mesmo, só contrate alguém após definir tudo isso e evite transtornos desta natureza.

Mapeamento comportamental – existem muitas ferramentas de mapeamento comportamental no mercado que podem ajudar sua empresa a melhorar o processo de contratação de novos funcionários. Uma delas é o Coaching Assessment, um questionário que em poucos minutos apresenta um relatório detalhado com as características, comportamentais e profissionais, do candidato, mostrando inclusive para quais áreas da empresa ele pode ser contratado e obter mais efetividade em seu trabalho.

Prepare os selecionadores – os recrutadores também precisam estar totalmente preparados para fazer a escolha correta dos novos colaboradores. Para isso, precisam ter preparo técnico para avaliar bem quais são as competências e habilidades dos candidatos, suas experiências e avaliar o quanto isso, atende ou não, o perfil da vaga. Ressalto ainda que contratar não se trata de ter empatia apenas com a pessoa, mas sim em ser cauteloso; observador e bastante analista ao definir a melhor opção para a empresa.

Crie um processo de contratação – o processo de contratação vai além de anunciar a vaga na internet ou nos meios tradicionais.  Por isso, toda organização deve criar seu processo de recrutamento e seleção, definir suas diretrizes estratégicas, quanto aos seus novos profissionais, seguir estas orientações e só contratar se o candidato atender tudo isso.

Agora que você conheceu estas dicas e sabe um pouco mais como contratar funcionários de forma assertiva, procure incorporar esta mentalidade ao dia a dia da sua empresa. Como gestor de recursos humanos, empresário e empreendedor, fique sempre atento ao seu processo de admissão e contrate de forma assertiva. Fique de olho e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!