recrutamento-selecao

Como Funciona o Processo de Recrutamento e Seleção

Por: José Roberto Marques | Blog

Você sabe como funciona um processo de recrutamento e seleção? Se você não trabalha especificamente com essa atividade na área de recursos humanos (RH), pode ser que não saiba detalhes. Embora você possa não saber ao certo como cada empresa procede, imagino que como profissional do mercado, já tenha passado por várias seleções e, pelo menos como candidato, tenha uma boa noção de como funciona. 

Se você gostaria de saber mais a respeito de como o processo de recrutamento e seleção funciona é só continuar lendo este artigo. No final, você vai conferir uma super dica para os especialistas desse setor. Acompanhe! 

Você sabe qual melhor método para potencializar suas habilidades?
Clique aqui, baixe meu ebook e conheça o Coaching! É um presente!

O que é o processo de recrutamento e seleção 

Vamos começar com a verdade: o procedimento em que novos colaboradores são contratos por empresas não é um segredo guardado a sete chaves. Na prática, é uma forma de fazer atração, captação e triagem dos currículos digitais ou não dos profissionais que estão disponíveis e que mais atendem a empresa para a vaga e para o momento. 

O sistema de recrutamento e seleção também consiste em selecionar para formar um banco de talentos e reunir contatos e dados de especialistas, em determinadas áreas, que são de interesse da empresa, e que podem a vir fazer parte de sua equipe. Vamos conhecer então mais de perto este procedimento e ver como se dá um processo de recrutamento e seleção de candidatos. 

Muito mais do que simplesmente contratar alguém que é capaz de executar as funções da vaga, o processo preza por pessoas que consigam se conectar com os valores da empresa e que tenham mais chance de se adaptar à cultura organizacional sem problemas. 

Como o processo para captar novos colaboradores funciona

Agora que o conceito de recrutamento e seleção está mais claro, vamos te mostrar quais são as etapas do processo. Claro que nem todas as empresas seguem essa ordem ou esses requisitos, porém, é esta a forma usada em diversas organizações de pequeno, médio e grande porte. Confira! 

Solicitação: o início de tudo. O processo de recrutamento e seleção começa quando o líder ou o próprio departamento de RH identifica a necessidade de contratar mais um colaborador para determinada área. 

Descrição do cargo: também chamado de “job description”, esta é o momento de definir informações importantes, tais como nome do cargo, função, atividades que serão desempenhadas, salário, carga horária, nível educacional e competências fundamentais e habilidades desejadas. 

Abertura de vaga: após esta fase inicial, é a hora de abrir a vaga para a seleção interna ou externa. Quando é interna, a empresa busca entre os seus profissionais, as habilidades desejadas para a função. Quando a vaga é aberta ao público, o RH a distribui nas redes sociais, jornais ou sites especializados ou pede indicações. 

Recrutamento: após receber os currículos dos interessados, o solicitante da vaga e o RH devem fazer a análise e o recrutamento dos candidatos com o perfil mais compatível com a vaga. É possível que antes do solicitante ver os currículos, que o RH faça uma triagem para eliminar aquelas pessoas que estão muito fora do que foi solicitado. 

Você é feliz?

Agendamento de entrevista: em seguida é hora de retornar o contato com os profissionais escolhidos para a entrevista, agendando o dia, a data, o horário e o local em que devem comparecer para fazer a seleção. 

Seleção: este é o momento mais importante do processo, pois é durante a entrevista que os candidatos são colocados frente a frente com o selecionador e o futuro gestor. É o espaço que eles têm para apresentar os seus diferenciais, habilidades, experiências e conquistas profissionais. Além, é claro, do profissionalismo por meio dos comportamentos. 

Definição: após entrevistar todos os candidatos, é preciso definir qual deles é o melhor e que mais atende as necessidades da empresa e exigências da vaga. 

Retorno da empresa e contratação: este é o momento mais esperado pelos candidatos, pois é quando a empresa liga ou manda um email para informar que o profissional foi aprovado para a vaga. Maravilhoso! Também é aqui que o processo de recrutamento e seleção se encerra. Após isso, entra a equipe de integração. 

Então, gostou de saber um pouco mais sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção? Então, continue a ler o texto para conferir a super dica para os profissionais de RH. 

Você sabe qual melhor método para potencializar suas habilidades?
Clique aqui, baixe meu ebook e conheça o Coaching! É um presente!

Como tornar os processos mais ágeis 

O procedimento de recrutamento e seleção é extremamente importante para a empresa, pois é nesse momento que se escolhe as pessoas que irão contribuir tecnicamente e intelectualmente. Consequentemente, são as pessoas que ajudam a cumprir com as metas e com a saúde financeira da organização. 

Por causa de tamanha relevância, é essencial que os profissionais que estejam conduzindo o processo estejam em total sintonia com a missão, visão, valores e cultura organizacional da empresa para avaliar o comportamento do candidato. Além disso, é fundamental que ele entenda a descrição da vaga, bem como suas exigências. 

Apesar do esforço, é possível que algumas pessoas escolhidas não se conectem com os princípios da empresa. Para evitar esse tipo de equivoco, você pode contar com o coaching. O método usa técnicas avançadas que ensinam você a fazer leituras comportamentais de uma pessoa ou de um grupo, podendo também prever tendências. 

Além disso, com esse novo conhecimento em mãos, você traz agilidade para o processo, pois você fará questionamentos mais pertinentes, além de analisar com eficiência se o candidato é adequado ou não. Você pode até determinar como meta a diminuição do tempo que dos processos seletivos.

A formação em coaching é benéfica para o local em que você trabalha, pois seu conhecimento evolui e você está usando-o nas atividades do dia a dia. No fim das contas, o método contribui para o seu amadurecimento dentro e fora da empresa, pois desperta o seu potencial infinito. Isso significa que você pode passar a trabalhar o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a inteligência emocional constantemente, trazendo mais sabedoria para o seu cotidiano em qualquer âmbito.

Gostou do artigo? Compartilhe nos comentários abaixo quais foram as suas melhores e piores experiências neste sentido com recrutamento e seleção, enquanto candidato ou recrutador. 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: