Líder junto com sua equipe, mostrando as tarefas antes de delegar as demandas

ASDF MEDIA/Shutterstock Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto.”

Delegar não é apenas atribuir tarefas, mas ter a inteligência para fazer isso do jeito certo e para as pessoas certas. Por isso seja você um líder ou empreendedor, é muito importante que antes de incumbir qualquer demanda ao outro você saiba exatamente qual o nível de maturidade profissional do seu funcionário. Vejamos quais são eles e como agir em cada fase.

Aprenda a Delegar de Acordo com a Maturidade da Equipe

Para delegar com assertividade, o líder deve buscar conhecer qual é o nível de maturidade de sua equipe, para assim dar a tarefa certa para a pessoa certa e evitar que os profissionais “errados” assumam demandas para as quais ainda não estão preparados. Conheça então os estágios e, com base nisso, análise sua equipe.

Estágio Bebê –

É o daquele colaborador novo na empresa que está motivado, tem alto grau de compromisso, mas ainda baixo nível de competência, pois ainda não conhece muito bem o trabalho que irá executar.

Neste caso, como líder você deve ser o “Guia” e assumir a direção do funcionário, apresentando as tarefas de forma bastante explicada e específica, monitorando sua execução e acompanhado o profissional novato de forma bem próxima.

Estágio Criança –

Nesta fase, o seu colaborador já sabe como funciona sua empresa, mas ainda precisa ser treinado para corresponder bem as suas expectativas, pois seus conhecimentos ainda não são suficientes para que possa realizar as suas tarefas sem acompanhamento.

PSC

Neste caso, o líder proporciona direcionamentos, ensinamentos específicos sobre cada demanda, explica passo a passo cada uma, mas também deve estimular a participação ativa do profissional solicitando ideias ao funcionário.

Estágio Adolescente –

Quando o funcionário já compreende bem quais são suas funções, seu papel na empresa e já possuiu conhecimentos intermediários que o possibilitam fazer seu trabalho de forma correta e sem a intervenção tão direta do gestor, porém ele ainda não está tão seguro disso.

Estágio Adulto – 

Este é o estágio ideal para a delegação, pois nele o seu colaborador já faz por si só as tarefas sem a necessidade da participação direta do líder, que confia em seu trabalho. Aqui tanto o seu nível de compromisso com a empresa como suas habilidades e competências são muito altas; o que lhe permite resolver os problemas, criar soluções, executar suas tarefas e tomar decisões assertivas sem a interferência direta de seu gestor.

Conseguiu visualizar os diferentes níveis de maturidade em cada um dos três estágios? Viu onde você e os funcionários de sua empresa estão neste momento atual? Estes três exemplos mostram como é importante conhecer seus colaboradores para saber a melhor forma de delegar as tarefas.

Como sua empresa está crescendo, você sempre vai encontrar estes quatro diferentes estágios e, quanto maiores forem os desafios da equipe, maior também será a alternância de papéis. De modo geral, para seu grupo evoluir e conquistar maior independência na hora de fazer suas funções; tenha sempre em mente que é sua forma de delegar, desde o início, que vai fazer com que seus profissionais se desenvolvam bem e você possa confiar no trabalho deles.

Aprenda a delegar e melhore drasticamente a produtividade do seu trabalho!