Voltar

A Importância do Trabalho Voluntário

Publicado em | 0 comentários
Voluntário

Mangostock/Shutterstock Ser voluntário é bom para você, para o outro e para mundo. Experimente!

Ser voluntário é acima de tudo um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. Por isso, a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, pois quando se é voluntário, se assume um compromisso com o outro, e este deve ser cumprindo e honrado.

Na prática, o serviço de voluntariado representa oferecer, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com a melhoria contínua do outro. Isto é altamente positivo, pois quando nos abrimos a esta possibilidade e, doamos o nosso tempo, além de evoluir como ser humano, também ajudamos a construir um mundo melhor.

O trabalho voluntário pode ser feito em todas as esferas da sociedade e, todas as pessoas, podem colaborar com seus conhecimentos para ajudar quem mais precisa. E sabe o que é melhor? Quanto mais doamos, mais sentimos satisfação em compartilhar um pouco do que somos e do que temos com o nosso próximo. Experimente!

Neste sentido, seja no âmbito dos esportes, das artes, saúde, meio ambiente, comunicação, informática, defesa dos direitos humanos, das crianças e dos animais; os serviços oferecidos fazem toda a diferença na vida das pessoas. Este trabalho é tão essencial porque, em sociedades como a nossa, com tantas desigualdades sociais, nem todos os indivíduos têm oportunidades de ter um futuro melhor e, ajudar a diminuir estas diferenças é vital.

Ser Voluntário é um Ato de Amor… – Veja como Ajudar!

Sabia que para ser um voluntário você não precisa, necessariamente, vincular-se a uma organização? O principio da coisa é querer ajudar e, a partir disso, mesmo que sozinho, buscar formas efetivas para fazer sua parte. Você também pode começar seu próprio movimento e mobilizar, seus parentes e amigos, para juntos, ajudarem outras pessoas a terem maior qualidade de vida e oportunidades de terem um amanhã diferente.

Ler para idosos ou crianças, ser professor numa escola de dança ou de artes marciais, ajudar os atletas num evento esportivo, fazer consultas médicas em comunidades pobres, doar roupas, livros, brinquedos a creches e escolas ou mesmo atender, por telefone, pessoas que querem apenas ser ouvidas; são alguns dos milhares de exemplos de trabalhos voluntários que podemos fazer.

Esta corrente do bem ajuda a que as pessoas voltem a ter sua cidadania e seus direitos respeitados e, com isso, possam resgatar a autoconfiança, alegria, automotivação e também seu amor-próprio. Assim, quanto mais ouvidas, amadas e respeitadas, mais os indivíduos, que recebem auxílio, se sentem empoderados a seguir em frente e conquistar seus sonhos.

Do outro lado, quem é voluntário também cresce como ser humano, pois tem oportunidade de aprender, evoluir, compartilhar e se transformar em alguém ainda melhor. Com isso, eu, você, todos nós podemos inspirar muitas outras pessoas a fazerem o mesmo, alimentando assim, uma extraordinária corrente do bem. Faça parte deste ciclo, seja voluntário e ajude a fazer um mundo melhor!

E você, faz algum tipo de trabalho voluntário? Compartilhe sua experiência!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!