Na crise, a recessão é quase uma ordem. Porém, quem inovar e se destacar, prosperará. Confira 4 dicas para lhe ajudar a identificar oportunidades de crescimento | Créditos da imagem: Depositphotos: autor suriyaphoto

As previsões dos analistas para a economia desse ano já não eram muito animadoras e com a confirmação das previsões de aumento da gasolina e da energia elétrica, agora é certo: a atual conjuntura é de crise e, segundo opiniões especializadas, assim seguirá por um tempo.

Em momentos como esse, reina o bom senso. Nessa perspectiva, tendemos a cortar gastos, evitar consumir produtos supérfluos e economizar para eventuais emergências e executar um planejamento financeiro minucioso.

Apesar do cenário pouco promissor, esse é um momento repleto de oportunidades latentes, restando aos empreendedores as desvelarem. Nesse sentido, reuni algumas dicas para você manter-se atento e não deixar escapar uma oportunidade que pode incrementar seus proventos, transformando a adversidade em prosperidade.

 

4 dicas para você enxergar a crise com positivismo

 

Trabalhe a inovação

PSC

Se você possui um negócio ou pensa em empreender um, a dica que tenho a lhe dar é: implemente a gestão da inovação e mudança na sua empresa. Pense uma organização como um ser que compõe um sistema, que se sustenta dos lucros obtidos através da sua atividade, ou seja, de seus clientes. Em tempos de crise, os clientes estarão escassos e apenas aquelas organizações que forem as mais destacadas sobreviverão. É a lei do mais forte. Assim, enquanto todas as organizações pensam em reduzir investimentos e cortar gastos, a empresa que pensar diferente, incrementar seu negócio e atribuir-lhe um diferencial competitivo, se sobressairá, sobreviverá à crise e quando essa passar, disfrutará dos ganhos alcançados.

Atenção as novas oportunidades

Momentos de crises trazem consigo novas formatações de consumo e assim novas oportunidades. Procure identificar essas oportunidades e, quando se sentir preparado, invista. Uma opção que sempre estará em alta é o setor de alimentação, mas para dar certo não basta abrir um restaurante regular, idêntico a tantos outros, é preciso inovar e ser convincente para os clientes optarem pelo seu produto.

Impulsione sua trajetória

Considerando que as empresas mais destacadas de seu segmento realizarão investimentos, é um bom momento para atentar-se às possibilidades de contratação e mudança de emprego. Com a expansão de atividades estratégicas de uma organização, a atração de talentos para agregarem valores às empresas ocorrerá e essa pode ser uma ótima oportunidade de sair de um emprego razoável para um promissor. Relacione as grandes empresas da área que deseja atuar e fique atento às convocatórias de processos seletivos.

Atente-se as possibilidades de investimento

Se você é uma pessoa que segue à risca um planejamento financeiro e nesse momento de crise usufrui de uma liquidez considerável, aproveite para estudar a aquisição de bens. Infelizmente para muitos e felizmente para poucos, os períodos de crise são marcados pela comercialização de bens a preços inferiores dos normalmente praticados. Preços esses que, passados os tempos difíceis, tendem a retomar seu valor real.

 

Se observamos os ciclos da nossa economia, veremos que períodos de crises se intercalam com períodos de bonança. Tenha isso em mente, novos horizontes surgirão e nesses cenários futuros, se destacarão aqueles que investiram. Procure enxergar e ir além, há um mundo de possibilidades infinitas a serem exploradas e você pode alcançar a prosperidade.

Invista em você e acredite no seu potencial!

Agora me conte, você tem feito planos para a crise? Compartilhe esse artigo com seus amigos e os ajude a crescer nesse momento de recessão.