A Importância de uma Dinâmica de Liderança

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de dezembro de 2015
equipe montando quebra cabeça

© Depositphotos.com / andresr Dinâmicas são métodos altamente eficazes em promover e desenvolver o espírito de liderança nas equipes.

Ser líder é mais do que gerir uma equipe: é saber como conduzir suas próprias habilidades e emoções de maneira favorável ao alcance de metas e objetivos desejados. O cargo que uma pessoa ocupa não define sua capacidade de liderar, pois o verdadeiro líder é aquele que exerce influência no ambiente em que está inserido, possui habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal, inspira as pessoas e as motiva a serem o melhor possível.

Entre as diversas características de um líder, estão: visão sistêmica, espírito de equipe, foco, persistência, pensamento estratégico, disciplina, inteligência emocional, comprometimento, proatividade, capacidade de enxergar oportunidades e transformar tempos difíceis em desafios para sua evolução contínua.

O profissional que possui atitude de líder é muito bem visto pelo mercado, e altamente requisitado pelas corporações. Outra característica bastante valorizada pelas empresas é a capacidade do gestor transformar os membros de sua equipe em futuros líderes, uma vez que esta ação multiplica talentos de alta performance.

Exemplos de dinâmicas de liderança

Dinâmicas são métodos altamente eficazes para promover e desenvolver o espírito de liderança em sua equipe. Confira abaixo um exemplo de dinâmica:

Fonte: Flickr @ usembassyphnompenh

Dinâmica da casa, morador e terremoto

Esta é uma dinâmica de grupo que tem por objetivo evidenciar os efeitos causados por ações realizadas sem o devido planejamento. É indicada para profissionais que fazem parte de uma mesma equipe ou que trabalham juntos de alguma forma, lidando com resolução de problemas.

Procedimento: Peça para que todos os participantes se espalhem aleatoriamente na sala e, em seguida, peça que algumas pessoas formem pares. Explique que os pares representam casas, enquanto o restante das pessoas serão os moradores.

Crie um cenário narrando um terremoto e oriente a todos que, sempre que for dado o comando “casa”, todas as duplas deverão procurar outro morador. Quando o comando for “morador”, é a vez dos moradores procurarem outra casa, de preferência longe da anterior.

O comando “terremoto”, por fim, indica que as casas devem se desfazer, formando novos pares (sendo que moradores podem formar uma casa, e um integrante de casa pode ocupar lugar de morador).

Ao longo da execução da dinâmica, vai acontecer de moradores ficarem sem casa, ou de casas ficarem sem morador. Isso acontece por conta da falta de análise e planejamento dos participantes, que tendem a partir para ação assim que recebem o comando, sem pensar na estratégia que será utilizada.

Dinâmica da Caixa de Presente

Nós já falamos em detalhes sobre a dinâmica de caixa de presente aqui. Ela é bem simples! Veja como realizar na sua organização:

O condutor pegará uma caixa decorada e com guloseimas dentro. Em seguida, chamará uma pessoa e dirá “entregue essa caixa para uma pessoa bondosa”, e a caixa será entregue. Em seguida, o condutor dirá “você passará a caixa para alguém que considere atencioso”, e por aí vai até sobrarem duas pessoas. Quando isso acontecer, ele dirá para a penúltima “entregue a caixa para alguém que você considere generoso”, e quando a última pessoa pegar, será dito “como você é generoso, não ficará com o presente só para você, não é mesmo? Divida o presente com o resto do grupo”. Dessa maneira, os participantes, além de terem suas qualidades reconhecidas, entenderão que quando todos se ajudam, todo mundo ganha!

Ela ajuda a desenvolver a liderança a partir do momento em que cada pessoa se torna a responsável por escolher uma pessoa para corresponder á cada característica positiva, o que é o trabalho de um líder: reconhecer as qualidades de sua equipe.

Dinâmica da Caça ao Tesouro

Essa dinâmica é excelente para quando entram novas pessoas da empresa, ou quando os setores não são muito entrosados, mas ela também serve para quando você precisa que as pessoas melhorem a comunicação entre elas e busquem ir atrás de informações sem precisarem de alguém fazendo isso por elas. Você entregará um questionário para cada pessoa com os seguintes itens:

  • Uma pessoa com o mesmo nome que o meu
  • Uma pessoa com a mesma cor de olhos que eu
  • Uma pessoa que tenha um animal de estimação igual ao meu (gato, cachorro, pássaros e etc)
  • Uma pessoa com a mesma idade que a minha
  • Uma pessoa que goste do mesmo estilo musical que eu
  • Uma pessoa que tenha morado em outra cidade
  • Uma pessoa com um nome com mais de seis letras

E por aí vai. Você pode formular quantas perguntas quiser. Ao entregar o questionário, peça que cada participante encontre a pessoa correspondente e escreva o nome dela na frente do cada tópico. No final da dinâmica, todos saberão o que têm em comum com alguém lá dentro, e isso servirá como uma brecha para que as equipes possam se entrosar!

Dinâmicas Evoluem a Organização

Dinâmicas como estas promovem o senso de liderança daqueles que possuem habilidade de organizar e conduzir grupos. Durante a interação em busca de respostas rápidas, as emoções afloram e, consequentemente, se destaca aquele que possui maior controle racional e crítico diante da situação.

Continue seus estudos sobre dinâmicas conferindo o nosso artigo com várias outras dinâmicas. Gostou do artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos e colegas.