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Qual a importância da liderança nas organizações?

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de abril de 2019

Um líder não é apenas uma figura carismática. A liderança exige inteligência emocional, capacidade de influenciar e motivar, altruísmo e habilidade para se comunicar claramente. Essas são características muito valorizadas pelo mercado, pois não são fáceis de achar.

Você tem ou teve uma liderança com essas virtudes? Caso você seja o líder, acha que tem essas qualidades? A resposta é mais complexa do que você imagina! Continue lendo o texto para saber mais a respeito desse profissional tão importante para qualquer organização!

O que fazem os líderes pelas organizações

As pessoas que possuem as competências de um bom líder podem até ser consideradas como essenciais para muitas empresas, pois atuam junto aos colaboradores propiciando diversos benefícios para todos os envolvidos. Os principais feitos que líderes proporcionam à empresa são:

  • Superação de expectativas: os líderes buscam sempre alcançar um degrau acima daquele que foi estabelecido como meta. Pode ser até que seja mais de um degrau. Sua energia e seus conhecimentos fazem com que ele tenha disposição e expertise para atingir um desempenho acima da média.
  • Sintonia com as novidades: é errado que um funcionário que não saiba o que está acontecendo no mundo e que não se atualiza sobre as novidades do setor em que trabalha. Mais errado ainda é quando esse colaborador é um líder. Como ele poderá propor novas ideias se não oxigena a criatividade? Como ele poderá prever mudanças no mercado se não acompanha as notícias?
  • Dá o exemplo: a capacidade de influenciar pessoas, somada à vitalidade para o trabalho, fazem do líder um exemplo perfeito para os colaboradores se espelharem. Por ter uma posição de prestígio, as pessoas o admiram e querem ser como ele.
  • Solidariedade e altruísmo: é muito importante que o profissional da liderança entenda que o seu papel não é somente de direcionar o trabalho, mas também de cuidar de cada um dos membros do time. Não adianta que um colaborador entregue uma atividade com a qualidade alta, ao mesmo tempo em que a sua saúde mental não está em boas condições. Por isso, o líder deve sempre checar como todos estão e entender como pode ajudar caso esteja acontecendo algum problema, seja profissional ou até pessoal. Afinal, um lado da vida influencia no outro. Aliás, quem é liderado também pode ser altruísta!
  • Pensamento e ação: o conhecimento das ferramentas que possui, bem como sua disposição e visão ampla de mundo, levam o líder a vislumbrar cenários futuros e agir preventivamente. Um líder sabe o que precisa ser feito e o faz, especialmente nos casos que exigem um imediatismo.
  • Conhecimento, diálogo e esclarecimento: estar próximo dos colaboradores, conhecê-los no âmbito pessoal e ter ciência de suas competências profissionais são pontos que fazem parte da função do líder. Por meio da empatia, o profissional dialoga e esclarece pontos que podem estar mal elucidados. Ele também transmite os valores e a missão da empresa, ajudando na aderência da cultura organizacional. Toda essa interação favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, o desempenho e os bons resultados para a equipe e a empresa. Veja dicas de como liderar uma equipe com efetividade.
  • Enxerga o potencial das pessoas: é essencial que o profissional que está no comando esteja atento ao que está acontecendo na equipe dele. Mais do que isso, é obrigatório que ele entenda qual é o papel de cada um e como eles podem evoluir e se tornarem colaboradores ainda melhores. Em meio a esse processo de treinamento e desenvolvimento, é possível que o líder já encontre um talento que pode se destacar ainda mais.
  • Tomada de decisão e direcionamento: ao conhecer as competências de cada um dos colaboradores que integram sua equipe, o líder consegue orquestrar seus liderados em direção aos objetivos da empresa. Assim, ele alinha os esforços de todos aos objetivos estratégicos da organização.
  • Cavar oportunidade: é fundamental que o líder tenha a habilidade de não somente enxergar as oportunidades de crescimento do time, mas também de cavá-las. Sim, de procurar a fundo onde elas estão. Afinal, nem tudo que é positivo vai simplesmente cair no colo, não é mesmo? Na maioria dos casos, é preciso se dedicar muito para chegar onde se quer alcançar e o líder deve ter esse mindset ativado. Compreenda qual é o caminho mais fácil para ajustar o mindset diário.
  • O líder coach: você sabe o que é ser um líder coach? Antes de responder essa pergunta, é interessante apresentar o coaching para você. O método é uma poderosa ferramenta para transformar a vida das pessoas de forma positiva. Por meio de suas poderosas técnicas e poderosas, o coaching desenvolve a liderança dos indivíduos e propicia o aperfeiçoamento das competências para que esse alcance resultados efetivos e relevantes à sua carreira. Este é o profissional ideal para alavancar os resultados de equipes e empresas!

Já que estamos falando do empoderamento que o coaching traz é importante mostrar a vocês que o método consegue trabalhar com diferentes tipos de profissional e de diferentes formas, sempre buscando por aquela que mais se encaixa com a necessidade e momento profissional do coachee (aprendiz, no caso você).

A formação Leader Coach Training (LCT) é um ótimo exemplo de como o processo de aprendizagem pode ficar ainda mais rico e proveitoso. Com aulas práticas e teóricas, você aprende sobre autoconhecimento, inteligência emocional, tomada de decisão, consciência coletiva, liderança de equipes, produtividade e muitos outros pontos essenciais para o sue desenvolvimento profissional e até pessoal. Afinal, é possível transferir conhecimentos positivos de um âmbito da vida para o outro, não é mesmo?

E você, consegue identificar um líder a partir dessas competências? Comente abaixo e aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos.

 

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