As dinâmicas são sempre um algo a mais no ambiente de uma empresa, pois são pensadas para ensinar algo a todos os membros da equipe e também ao líder que organizará as dinâmicas. Por mais que algumas empresas insistam em desmerecer essa prática, é importante perceber que há muitos resultados bons que provêm dessa ação, como os que vêm da dinâmica da caixa de presente.

A realização das dinâmicas promove autoconhecimento, reflexão e até mesmo melhorias comportamentais no dia a dia das equipes, desenvolvendo habilidades e competências especificas. Neste artigo, vamos conhecer a dinâmica da caixa de presente, os seus objetivos, os passos de realização e os aprendizados que ela oferece. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa dinâmica!

Quais são os objetivos da dinâmica da caixa de presente?

Essa dinâmica tem como finalidade trabalhar dois pontos importantíssimos dentro de uma empresa: a valorização do funcionário na equipe e a autoestima dos profissionais.

São inúmeras as empresas que passam por problemas de baixa autoestima e desvalorização. As organizações trabalham com seres humanos, seres que são maleáveis e que podem sentir a influência de diversos fatores em sua personalidade e emocionalidade. Quem nunca viu um profissional desmotivado, conformado e sem perspectiva alguma de futuro? E quem é que nunca foi esse profissional em algum momento?

Pois é! Às vezes, toda essa situação é provocada por uma rotina ruim no escritório, por uma sensação de “falta de necessidade”. Muitos funcionários já se sentiram desnecessários e desvalorizados, não só pelo tratamento dado a eles no dia a dia, mas também pela simplicidade das delegações de tarefas.

Então, essa dinâmica vem para trazer uma integração maior dentro da equipe, que precisa ser não apenas regulada, mas também estimulada para que cada um dê o melhor de si. Isso só acontece quando há um ambiente propenso, mais aberto e menos pesado emocionalmente, ou seja, mais maduro.

Como essa dinâmica deve ser realizada?

PSC

Confira o passo a passo a seguir para realizar a dinâmica da caixa de presente.

  1. Pegue uma caixa de papelão com formato quadrado e deixe-a decorada e forrada, de uma maneira que o seu conteúdo permaneça em segredo. Dentro dela, coloque algum doce, como chocolates, em quantidade equivalente ao número de participantes da dinâmica.
  2. Peça para uma pessoa do grupo pegar essa caixa e entregá-la a alguém que ela considere simpática, mas lembrando que nem ela nem ninguém pode saber o que há dentro da caixa.
  3. Diga para a pessoa escolhida que, apesar de ela ser simpática, o presente deve ser repassado, e peça que ela o entregue para alguém que considere ousado.
  4. Nesse momento, você vai repetir o discurso, desta vez dizendo: “apesar de você ser ousado, não é agora que ficará com o presente. Passe-o para alguém que você considere persistente”.
  5. Vá escolhendo os adjetivos, fazendo com que cada pessoa se sinta contemplada e valorizada dentro daquela equipe. A ideia é que você siga nessa brincadeira até chegar às últimas duas pessoas que ainda não participaram. Então, você vai dizer “fulano, passe essa caixa de presente para quem você considera generoso”. Então, a pessoa em questão vai passar a caixa e você dirá: “Já que você é uma pessoa generosa, com certeza não ficará com o presente só pra você. Abra a caixa e distribua o seu conteúdo para todo mundo!”.

O que podemos aprender com a realização da atividade?

Ao longo da dinâmica da caixa de presente, você, enquanto animador, vai fazer com que todos os membros da equipe que participaram da atividade se sintam pessoas melhores, e isso já é um grande acréscimo!

Talvez, aquela pessoa meio insegura possa se sentir de outra forma quando alguém a considerar competente, ou algum outro adjetivo. Talvez, aquela pessoa que foi chamada de generosa estivesse lutando dentro de si mesma contra alguns impulsos egoístas. Talvez, aquela pessoa que foi chamada de companheira não estava se sentindo acolhida dentro do ambiente de trabalho.

São coisas comuns que acontecem, e essa dinâmica traz um contraponto a todas as negatividades que existem em ambientes corporativos, como fofocas, comentários maldosos, entre outras coisas do tipo. Essa atividade serve como uma oportunidade para que as pessoas reconheçam as qualidades que admiram umas nas outras, mas que, na correria do dia a dia, deixam de expressar ou de dizer com clareza.

O melhor de tudo é que, no final, os participantes entendem que, a cada vez que eles reconhecem em si mesmos as melhores qualidades e começam a se unir por causa delas, o verdadeiro presente é compartilhado de forma igual para todos.

Conclusão

Como você pode perceber, uma dinâmica é uma atividade aparentemente simples, mas que pode provocar reflexões e aprendizados importantes. Em um ambiente de trabalho, a dinâmica da caixa de presente permite que as pessoas sejam mais claras ao expressar as qualidades que reconhecem umas nas outras. Dessa forma, o clima organizacional tende a ser beneficiado pela amizade, pelo reconhecimento, pela valorização e, acima de tudo, pela integração que se fortalece dentro da equipe.

E você, querida pessoa, o que achou da dinâmica da caixa de presente? Você conhece alguma outra dinâmica que funcione bem nesse sentido de promover a integração dos times e a valorização dos colaboradores de uma empresa? Qual? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!