A falta de maturidade nos adultos é um dos seus principais dilemas nos dias atuais. Diferente das crianças e adolescentes, que estão debutando em muitas coisas pela primeira vez, pressupõe-se que alguém mais velho já tenha experiências o suficiente para não ter certos comportamentos e cometer determinados tipos de erros. Este seria o mundo ideal, mas na realidade não é bem assim, pois a imaturidade pode se mostrar em qualquer fase da vida, inclusive no mundo de “gente grande”.

Quando uma pessoa não sabe lidar com alguma situação específica esta imaturidade se mostra visivelmente na forma como ela encara, ou não, aquilo que está ocorrendo ou lhe incomodando. Muitas, inclusive, até mesmo fingem que nada está acontecendo na esperança de que, de forma mágica, aquele problema suma, se resolva e tudo volte ao normal.  No “mundo real” não é bem assim, pois toda ação (ou a falta dela) tem suas consequências e, quanto mais nos negamos a aceitar esta realidade, menos chances nós temos de amadurecer.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Ao crescermos nossas responsabilidades aumentam na mesma medida e, também por isso, quando as dificuldades surgem, não dá para simplesmente fingir ou negar que algo está acontecendo. Se não tomarmos uma atitude, quando voltamos, o nosso problema está exatamente lá, no mesmo lugar, esperando para ser resolvido. É assim no trabalho, nas relações afetivas, sociais e familiares, com as contas do banco, com os desentendimentos com os amigos, pois ser um homem-feito e uma mulher-feita é bom em muitos sentidos, mas também nos cobra grandes responsabilidades.

Portanto, se você deseja se preparar melhor para os desafios da vida adulta, evoluir em sua carreira profissional, melhorar suas relações interpessoais e a forma como administra suas questões, fique atento aos 10 sinais que indicam falta de maturidade e trabalhe para não cometer esses mesmos equívocos.

10 Sinais de Falta de Maturidade

1 – Não Aprender com os Erros

Os erros são nossas grandes fontes de aprendizado. Por isso, repetir as mesmas falhas é um dos sinais de imaturidade, uma vez que indica que a pessoa não está aberta o suficiente para reconhecer seus pontos de melhoria, desculpar-se por seus deslizes e a fazer diferente da próxima vez. E aí, como é isso para você? Reflita!

2 – Não aceitar feedbacks

PSC

Outro ponto que indica a falta de maturidade é a dificuldade da pessoa em receber feedbacks, seja em seu trabalho ou vida pessoal. Quando o indivíduo se recusa a ouvir e aceitar que precisa melhorar em determinados aspectos, ele está também se negando a crescer e evoluir, pois todo feedback é uma oportunidade de aprendizado importante e que não deve ser desperdiçada.

3 – Terceirizar sua responsabilidade

O imaturo tende a culpar tudo e a todos por seus erros e faltas, pois tem muita dificuldade em assumir as rédeas da própria vida e de assumir suas escolhas e também os seus percalços. Por isso, quando algo não dá certo, ele sempre acusa alguém de sabotagem, complô e dificilmente assume que fez algo errado. Este comportamento é bastante perigoso, pois indica também a dificuldade em lidar com a rejeição e de se responsabilizar por seus atos.

4 – Dificuldades em Lidar com Diferentes Pontos de Vista

O indivíduo imaturo não consegue se relacionar positivamente com pessoas que possuem pontos de vista diferentes dos seus, pois para ele apenas sua visão de mundo é a que importa ou está correta. Quando alguém fala algo que vai de encontro às suas ideologias, geralmente discute de forma efusiva e parte para um confronto de ideias não muito saudável e, que pode resultar em agressões verbais ou até mesmo físicas.

5 – Discutir Por Qualquer Coisa

Este é mais um dos reflexos do comportamento mencionado acima, pois pessoas com baixo grau de maturidade acabam discutindo por qualquer coisa. Uma de suas características marcantes é a paciência muito curta e os nervos facilmente inflamáveis, o que pode levá-las a ter problemas sérios de relacionamento no trabalho, em sociedade como também em âmbito pessoal.

6 – Levar tudo para o lado pessoal

Seja um toque de um colega de trabalho ou um comentário despretensioso de um amigo de longa data sobre o seu visual, tudo é motivo para que a pessoa imatura leve tudo para o pessoal e conclua que todos estão conspirando contra ela. Por isso, é comum que trate os feedbacks de melhoria ou brincadeiras normais, como a mais pura inveja e que fique mortalmente ressentido quando não é elogiado e reconhecido por todos ao seu redor.

7 – Demonstrar insegurança constantemente

A falta de maturidade se mostra também por meio da insegurança pessoal e profissional. Assim, as pessoas imaturas tendem a ficar o tempo todo reforçando suas qualidades, falando demasiadamente de si mesmas, do quanto são boas nisso ou naquilo, ou mais bonitas, ou mais ricas, famosas ou mais inteligentes e bem-sucedidas. Muitos consideram isso apenas um reflexo de sua vaidade, mas na verdade mostra como estes indivíduos precisam o tempo todo se reafirmar para os outros e para si mesmos, o que ao invés de autoconfiança demonstra mesmo uma grande falta de segurança.

8 – Ter Comportamento Arrogante (Sabe Tudo)

A arrogância neste caso consiste em não aceitar ouvir o outro e em assumir uma postura de sabe tudo. Sempre há algo a aprender com as pessoas ao nosso redor, seja sobre a vida, o trabalho, novas ideias ou ainda sobre quais caminhos não seguir. Portanto, é imaturidade ignorar o que o outro tem a oferecer, bem como não compartilhar o que sabe e ajudar no crescimento do outro, pois toda troca é uma oportunidade de evolução.

9 – Fazer chantagem emocional

Um dos 10 sinais da falta de maturidade é fazer chantagem emocional, ou seja, quando a pessoa faz drama e usa dos bons sentimentos do outro contra a própria pessoa. Isso é negativo, pois demonstra que o imaturo não é capaz de usar argumentos sólidos para convencer o outro de suas ideias e, por isso, acaba usando sempre do apelo emocional para conseguir o que quer.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

10 – Não querer crescer

Talvez a característica que resuma todas as demais citadas acima seja a chamada de “Síndrome de Peter Pan”, que faz com que mesmo sendo um adulto, a pessoa aja sempre como se fosse criança e evite, a todo o custo, assumir suas responsabilidades. Isso se mostra por meio de seus comportamentos, da dificuldade de lidar com o mundo e suas cobranças e de assumir o controle de sua vida pessoal e profissional.

Com isso, esta falta de maturidade emocional se torna um grande fator de limitação no que tange o seu desenvolvimento emocional e até mesmo intelectual, uma vez que a pessoa não foca em se preparar para encarar seus desafios e acaba fazendo de sua vida uma constante brincadeira. Deste modo, quando acontece algo importante, a pessoa não sabe como lidar e acaba sentindo-se perdida como uma criança sem os pais.

Agora que você conhece os 10 sinais de falta de maturidade, conseguiu identificar alguma destas características em você ou em alguém conhecido? Como podemos perceber existem muitos indicativos que apontam para o problema e que precisam ser cuidados para não se tornarem fatores de limitação ao sucesso pessoal e profissional. Fique atento e previna-se!

Espero que este conteúdo tenha te ajudado de maneira poderosa a identificar atitudes imaturas. Que ele te inspire a buscar a mudança para que você desperte seu potencial infinito, querida pessoa. O que você pensa a respeito da imaturidade? Como lidar com esta questão? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se você acredita que este conteúdo poderá ajudar outras pessoas,curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: 146407262 sharpshutter – https://www.shutterstock.com/pt/g/sharpshutter