Voltar

10 características de um empreendedor de sucesso

Publicado em | 0 comentários

Confira as principais características que um empreendedor precisa ter para alcançar o sucesso!

Em meu novo livro “Empreendedorismo e Coaching – Pessoas Inovadoras Empreendem” eu digo que o segredo para o sucesso de um empreendedor pode ser descoberto por qualquer um, em qualquer idade. Mas aquele que preza pelo sucesso incentiva buscas constantes por uma oportunidade de negócio, e alerta para a necessidade de estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar. Ele também tem a capacidade de planejar, tendo a visão de onde está, aonde quer chegar e o que é preciso fazer. O empreendedor deve ser o líder na sua empresa, ser um bom ouvinte, além de saber estimular permanentemente a equipe, motivando-a e comprometendo-a com os resultados.

Uma das características básicas do empreendedor é seu espírito criativo e pesquisador. Além disso, ele está constantemente em busca de novos caminhos e soluções, de olho nas necessidades das pessoas. Enquanto alguns se limitam a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor é otimista e, apesar das dificuldades, está sempre em busca dos resultados positivos e extraordinários.

Mas como saber se você é um empreendedor, ou se é um empreendedor de sucesso? Confira algumas características essenciais:

1 – Comprometimento, determinação e perseverança

A realidade por trás da construção e do lançamento de um empreendimento é muito estressante. Por isso, é preciso que o empreendedor esteja preparado para abrir mão de muita coisa. Se for totalmente comprometido, determinado e perseverante, ele pode ganhar muitas vantagens a seu favor em relação aos seis concorrentes. São aspectos como esses que podem compensar algumas desvantagens.

2 – Senso de oportunidade e orientação por metas

A orientação para os empreendedores vem por meio de metas e das atividades decorrentes dela – metas que apesar de serem altas são tangíveis. É isso que os permite focar sua energia e serem seletos na escolha de oportunidades. Ter metas e direção é uma forma de ajudar a definir as prioridades e, também, a medir e comparar o próprio desempenho.

3 – Ser persistente na resolução de problemas

Empreendedores bem-sucedidos na construção de seus negócios, em geral, têm um elevado grau de determinação, além de um intenso desejo de superar obstáculos e barreiras, resolver problemas e completar o trabalho. Não se sentem intimidados pelas dificuldades, nem são precipitados em superar empecilhos que possam atrapalhar os negócios.

4 – Autoconhecimento e senso de humor

Uma das vantagens de um empreendedor é que ele possui uma grande consciência de suas forças, pontos de melhoria e de sua própria competitividade. São realistas, não se iludem e demonstram grande habilidade em conservar o senso de perspectiva, otimismo e humor, mesmo diante de situações mais difíceis. É assim que ele consegue rir e encontrar uma situação favorável mesmo diante das adversidades.

5 – Obter feedback

Nesse ponto, empreendedores são insaciáveis em saber se estão tendo um bom desempenho – eles precisam desse feedback continuamente. Esse é um hábito fundamental para aprenderem com os erros e aprenderem a lidar com o inesperado. Por isso, bons empreendedores também têm a fama de serem bons ouvintes e de rápida aprendizagem.

6 – Acreditar em si mesmo

Empreendedores de sucesso acreditam em seu potencial e no potencial de suas ideias inovadoras. Acreditam que são capazes de realizar todos os seus objetivos e sonhos, pois têm a autoconfiança necessária para colocar em prática todo o seu plano de ação. Esse atributo tem relação com a motivação orientada pela realização pessoal e o desejo de assumir responsabilidades.

7 – Tolerância ao estresse

Em todas as atividades de nosso cotidiano, é possível nos depararmos com situações que podem nos levar ao estresse. Isso é normal e acredito que acontece com a maior parte da população mundial. O que nos diferencia uns dos outros é a maneira como vamos nos comportar diante de cada fato estressante.

O empreendedor de sucesso sabe disso e tem inteligência emocional para lidar com tais situações. Para ele, é essencial parar por um instante, respirar e refletir sobre o que está ocorrendo, pois isso lhe dará maior clareza para tomar as decisões mais adequadas. Assim ele não se deixará ser tomado pelos sentimentos negativos que o estresse pode lhe trazer.

8 – Correr riscos

Toda pessoa que se propõe a iniciar um negócio, sabe que terá de lidar com diversos riscos em sua trajetória. Sabe que faz parte e que é algo quase que inevitável, pois nada tem 100% de garantia.

Os empreendedores de sucesso, ao tomarem uma decisão, fazem tudo de maneira muito bem calculada, pensada e avaliada, para que os impactos desses riscos sejam mínimos para o negócio como um todo.

9 – Lidar bem com o fracasso

 Empreendedores de sucesso possuem a habilidade de utilizar suas experiências de fracasso como uma forma de aprendizagem e, também, como uma forma de evitar problemas semelhantes. Eles são realistas o bastante para conseguirem superar algumas dificuldades. A consequência disso é que eles não se desapontam, desencorajam ou se deprimem diante de um obstáculo ou insucesso. Em geral, eles veem as adversidades como uma oportunidade.

10 – Formar equipe

Empreendedores que criam e constroem um empreendimento não são lobos solitários. Formam equipes de trabalho, pois reconhecem que raramente é possível construir um negócio sozinho. Possuem a habilidade de despertar o herói que existe dentro das pessoas que atraem para o, dando a elas responsabilidade e dividindo com elas os méritos pelas conquistas.

Agora que você sabe as principais características de um empreendedor de sucesso, compartilhe nos comentários o que você achou do artigo, vamos cocriar!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!