O empreendedorismo cresce rapidamente no Brasil, e muitos querem aproveitar essa oportunidade. Mas se engana quem pensa que, para ser um empreendedor, basta ter um negócio próprio. Na verdade, ser empreendedor é um comportamento e um estilo de vida.

Por isso, mesmo que você ainda não seja dono da sua empresa, saiba que é possível dar demonstrações de empreendedorismo no seu emprego habitual mesmo. Aos poucos, as habilidades e competências empreendedoras podem ser desenvolvidas, mas será que você sabe quais são elas? Neste artigo, relacionamos 10 dessas atitudes, que constituem um ótimo ponto de partida para que você desenvolva esse perfil. Continue a leitura e confira!

1. Resolução de problemas

Um empreendedor encara os problemas como desafios, com muita motivação e persistência. Além disso, ele os enxerga como oportunidades de aprendizado, utilizando o que aprendeu em situações semelhantes no futuro. Empreender é essencialmente resolver problemas identificados na sociedade, promovendo produtos e serviços para sanar os desejos e necessidades diagnosticados. Por isso, é preciso ter sensibilidade e pesquisar para conhecer melhor a sociedade.

2.  Metas ousadas

Empreendedores sabem que o aprimoramento pessoal e profissional só vem quando os seus limites são testados. Isso pode ser feito com a ajuda de metas progressivamente ousadas, se desafiando a ir além a cada dia. Ser ousado não significa perder o contato com a realidade, mas apenas permitir-se fazer mais do que o usual. É chegando aonde ninguém mais chega que as empresas alcançam os seus diferenciais e o destaque desejado no segmento de mercado em que estão inseridas.

3. Observação

Seja como cliente, seja como empresário, o empreendedor procura detectar o que mais lhe agrada e desagrada nos estabelecimentos que visita, identificando pontos fortes e o que precisa ser melhorado. Essa observação permite o aprimoramento dos seus próprios negócios. Por isso, empreendedores são bastante analistas, tanto em relação a si mesmos com em relação aos outros — identificando o que pode ou não ser tomado como exemplo e inspiração.

4. Conexão com o mundo

Um empreendedor fica conectado com o que acontece no mundo, no seu país, na sua cidade, enfim, com o que se passa ao seu redor. Estar atualizado nos faz ter a capacidade de analisar os fatos com clareza, formando opiniões coerentes e consistentes. Além disso, é acompanhando o cenário que o empreendedor entende como deve se posicionar, de modo que não seja ultrapassado pela concorrência e que acompanhe o comportamento do consumidor e as mudanças tecnológicas.

5. Planejamento

PSC

Estar ciente de que todo empreendimento envolve riscos é essencial. Empreendedores têm o hábito de planejar com antecedência. Dessa maneira, é possível prever e identificar os gaps do seu negócio, a sua postura e as possíveis soluções. O planejamento é tanto para o sucesso quanto para as falhas. Por isso, é importante definir as metas que devem ser alcançadas, bem como as ações a serem implementadas para que isso seja possível, com organização e comunicação.

6. Inovação

Ideias novas, funcionais e viáveis: um empreendedor é capaz de identificar necessidades em diferentes âmbitos e desenvolve a garra para encontrar uma maneira de viabilizar o que planejou. No entanto, é necessário que as soluções encontradas ofereçam algum tipo de diferencial em relação àquilo que a concorrência já oferece. Sem que haja esse “critério de desempate”, ficará difícil conquistar a mente e o coração dos clientes e também dos consumidores em potencial.

7. Resiliência

A resiliência é a característica dos indivíduos que conseguem passar por momentos difíceis e recuperar as suas forças para seguir em frente. No empreendedorismo, essa qualidade é particularmente importante, tendo em vista que a vida das empresas é feita de altos e baixos e de mudanças que, de uma hora para a outra, afetam o seu desempenho de alguma maneira. Assim, cabe ao empreendedor agir com inteligência emocional para tomar decisões eficazes, sobretudo nas horas incertas.

8. Liderança

Todo empreendedor é um líder, afinal de contas, ele mobiliza as pessoas ao seu redor para que trabalhem junto dele no alcance dos objetivos da organização. Por isso, ele deve desenvolver conhecimentos para contratar colaboradores, explicar conceitos, definir objetivos, delegar tarefas, avaliar desempenhos, dar feedbacks e remunerar adequadamente as pessoas que estiverem ao seu lado, de modo que executem sempre um bom trabalho. Isso exige noções avançadas em gestão de pessoas.

9. Autoconfiança

Por ser um líder, o empreendedor precisa ser confiante e transmitir essa confiança aos seus liderados. Para isso, ele precisa demonstrar diariamente que acredita no real propósito da sua empresa, na qualidade dos produtos e serviços que oferece e também nas competências de cada um dos profissionais contratados pela organização. Quanto mais autoconfiante o empreendedor estiver, mais confiança ele também inspirará nos seus colaboradores, sócios, fornecedores e clientes.

10. Habilidades de negociação

Por fim, o empreendedor precisar lidar com pessoas com diferentes interesses, muitas vezes conflituosos: clientes, funcionários, sócios, investidores, fornecedores, concorrentes, governo, órgãos fiscalizadores, e por aí vai. Para proteger os interesses dos seus negócios, cabe a ele ter muito jogo de cintura para encontrar um lugar confortável no meio de tanta gente que interfere nas suas ações. Isso demanda um bom poder de negociação e uma comunicação bastante clara, objetiva e persuasiva.

Os 10 traços acima constituem o chamado empreendedor de sucesso. Não necessariamente você precisa ter bem desenvolvidos todos eles para que se identifique como um potencial empreendedor. Contudo, se você já tiver algumas dessas características e boa vontade para desenvolver as demais, saiba que você tem tudo para dar certo. No mais, confie em si mesmo e invista nas suas próprias ideias. Tire os sonhos do papel e transforme-os em realidade. Tenha muito sucesso!

E você, ser de luz, consegue identificar em si mesmo alguma dessas características do empreendedor de sucesso? Qual(is)? Quais delas você ainda precisa desenvolver? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo por meio das suas redes sociais!