A palavra workshop vem do inglês e significa oficina. Trazendo o conceito para o âmbito profissional, um workshop é um tipo de evento, que pode ser presencial ou online, em que profissionais compartilham conhecimento com pessoas interessadas através de palestras, demonstrações e outras atividades.

Participar de workshops, tanto como visitante quanto como o profissional que vai compartilhar seu conhecimento, é bastante enriquecedor e pode trazer benefícios bastante interessantes para a carreira.

Neste artigo irei explicar em mais detalhes o que é workshop, além de compartilhar dicas para quem deseja planejar um evento desse tipo, acompanhe!

Entenda melhor o que é um workshop

Como explicado anteriormente, um workshop é um tipo de oficina de compartilhamento de conhecimento. Em um workshop de pintura, por exemplo, um profissional apresenta técnicas aos participantes e propõe atividades para que eles as apliquem. Se o tema for desenvolvimento pessoal ou outro assunto, digamos, mais teóricos, cabe ao indivíduo que o apresenta encontrar maneiras de envolver o público.

Atualmente, é bastante comum encontrar workshops online, em que profissionais dos mais diferentes segmentos compartilham seus conhecimentos e, ao final, convidam os participantes a adquirirem um curso para um aprendizado mais aprofundado. Veja que se trata de um evento em que você pode apresentar uma amostra do seu trabalho e convidar as pessoas a se tornarem suas clientes.

Outra finalidade interessante dos workshops é proporcionar algum tipo de conhecimento aos colaboradores de uma empresa. Nesse sentido, a organização pode realizar o evento internamente ou contratar terceiros que façam isso. No caso da implementação de um novo sistema, por exemplo, é interessante realizar um workshop para que a equipe conheça o novo recurso e aprenda como usá-lo.

Diferença entre curso e workshop

PSC

É importante deixar claro que um workshop não pode ser comparado a um curso, pois possui características diferentes. Enquanto um curso costuma ter uma duração maior, um workshop é mais curto, durando apenas algumas horas, podendo ser realizado em um só dia (no caso do presencial) ou diluído em cerca de três a quatro etapas (no caso do online).

Outra diferença é que um curso costuma contar com uma abordagem mais teórica, enquanto o workshop é mais voltado para a prática. É por isso que muitos profissionais utilizam o workshop como uma demonstração de seus cursos, pois é uma forma de apresentar para as pessoas o conteúdo que será abordado, aumentando as chances de que se interessem e se inscrevam.

Como se preparar para organizar um workshop?

Um workshop não é o tipo de evento que se organiza do dia para a noite. É necessário considerar alguns pontos para que as pessoas saiam dele com algo de positivo e isso gere frutos para você e sua carreira. Confira, a seguir, alguns pontos que deve considerar.

1 – Metas para realizar o evento

Todo planejamento precisa ter metas, pois são elas que dão o direcionamento para que cada detalhe seja definido. Por isso, pense se deseja apresentar o seu trabalho, anunciar um curso ou levar algum tipo de conhecimento para os seus funcionários. A partir disso, as outras decisões deverão te direcionar para o objetivo que deseja atingir.

2 – Público-alvo

Saber quem será o público-alvo do seu workshop é essencial para que o evento traga os resultados esperados. Afinal de contas, é pensando nas pessoas que irão participar que irá definir cada detalhe. Faça uma lista com os nichos que pretende atingir ou com pessoas específicas (no caso de workshops realizados em empresas).

3 – Local

Se o seu workshop for presencial, será necessário definir qual será o espaço escolhido, um local que deverá comportar o público esperado e possibilitar a realização das atividades pretendidas. No caso de eventos online, é necessário pensar na plataforma que será utilizada e se serão publicados vídeos pré-gravados ou ao vivo.

4 – Atividades

Como já mencionado, os workshops costumam ser voltados para a prática, sendo assim, é interessante propor atividades aos participantes, para que eles apliquem o conhecimento adquirido. É importante que essas atividades estejam de acordo com o conteúdo apresentado e sejam relevantes, de forma a envolver as pessoas.

5 – Plano de acompanhamento

Para verificar se as pessoas gostaram do workshop e identificar pontos que deram certo ou que precisam melhor, é preciso que faça um plano de acompanhamento. Isso pode ser realizado através de um questionário enviado aos participantes e, ao longo do evento, ir perguntando o que estão achando, sempre dando total liberdade para que compartilhem sua opinião.

Dicas para a realização do workshop

Existem algumas dicas que podem te ajudar a fazer com que o seu workshop seja um verdadeiro sucesso, confira!

1 – Divulgue o evento: para que seu workshop seja um sucesso, é preciso que as pessoas saibam que ele irá acontecer. Sendo assim, é necessário que invista em divulgação, que pode ocorrer através das redes sociais, comunicação interna (no caso de empresas) e onde mais achar pertinente.

2 – Domine o conteúdo: se for se apresentar no workshop, estude o conteúdo a fundo e prepare-se até dominá-lo por completo. Assim, conseguirá passar tudo o que deseja aos participantes com confiança.

3 – Capriche no material oferecido: é comum que as pessoas recebam um material de apoio ao participarem de workshops, o que pode ser em papel ou virtual, no caso de eventos online. Independentemente do formato, capriche para que tenha um conteúdo que realmente agregue ao que será apresentado.

4 – Respeite o tempo dos participantes: tenha bastante cuidado ao definir o horário de início e fim do workshop, porque as pessoas irão se programar para participar. Atrasos podem ser vistos como desleixo e falta de comprometimento, por isso, evite-os ao máximo.

5 – Cheque os equipamentos previamente: para evitar imprevistos, lembre-se de checar os equipamentos que irá utilizar previamente, inclusive se o seu workshop for online. Quanto mais cuidado tiver com essa parte, maiores são as chances de tudo dar certo e acontecer sem intercorrências.

E então, está pronto para começar a planejar o seu workshop? Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!