Imagine que você está com uma inflamação na garganta e vai ao médico em busca de uma solução para o problema. Então, ele oferece duas alternativas: a primeira, tomar uma injeção, que irá doer um pouco ao ser aplicada, mas que logo trará a cura; já a segunda é indolor, mas envolve passar vários dias tomando comprimidos, e o alívio talvez venha apenas ao final de tratamento. Assim como uma injeção, a verdade dói, mas é fundamental para se colocar fim a um problema. Viver na mentira é ruim porque dá uma falsa sensação de felicidade e apenas adia o sofrimento. Qual é a sua escolha?

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

A Verdade Dói Mas Traz a Cura

Assim como acontece no tratamento de uma amigdalite, encarar a verdade pode doer, mas é o único caminho para encontrar a cura para um sofrimento. Manter um relacionamento de mentira, apenas pelas aparências, por exemplo, é adiar uma dor e torná-la cada vez mais intensa com o passar do tempo. Por mais que chegar no seu cônjuge e chamá-lo para uma conversa definitiva seja delicado e desafiador, é a única maneira de resolver essa questão e recomeçar.

Citei o exemplo de um casamento, mas isso vale para qualquer situação na vida que envolva postergar encarar a verdade, seja em relação a alguém ou a si mesmo. Continuar em um emprego que não traz realização, manter um estilo de vida que não traz contentamento ou mesmo esconder uma informação importante de alguém, é viver uma mentira e abrir mão do direito que todos possuem de serem felizes.

É por essa razão que se diz que a vida é para aqueles têm a coragem de ousar, encarar os seus erros e prezar sempre pela verdade. Afinal, não há recompensa maior do que ter a consciência tranquila e saber que, se falhar, irá reconhecer e pedir desculpas a quem magoou, porque todo ser humano está sujeito a isso. Essa paz interior é algo que realmente não tem preço e que compensa todo o esforço de agir com honestidade.

Dicas Para Encarar a Verdade e Ser Mais Feliz

Independente do que aconteça, a verdade sempre será a melhor escolha para todos os envolvidos em uma situação. Por mais que, em um primeiro momento, ela se mostre dolorosa, com o tempo as feridas tendem a cicatrizar e o que era sofrimento se transforma em aprendizado. Então, coloque as dicas a seguir em prática e comece hoje mesmo a construir uma vida baseada na verdade e na honestidade.

1 – Reconheça as Suas Verdades

PSC

O primeiro passo a ser dado para que tenha uma vida baseada na verdade é que reconheça as suas próprias. Para isso, é importante voltar a sua atenção para si e se questionar em relação às coisas que acredita e que são essenciais para a sua felicidade. Então, compare as informações que obtiver com a sua realidade atual, a fim de verificar em que pontos existe coerência entre o seu eu interior e o exterior, para que saiba exatamente onde deve mudar.

2 – Saiba Ouvir as Verdades dos Outros

Mais do que apenas dizer a verdade é fundamental que saiba ouvir as verdades que os outros têm a te dizer. Evite sair pela tangente quando perceber que uma pessoa precisa te dizer algo importante, mesmo que saiba que irá sofrer. Lembre-se de que a vida é para quem tem coragem e que nenhuma dor irá durar para sempre, então seja corajoso e saiba aceitar os acontecimentos.

3 – Desapegue do Que Não Te Faz Feliz

Viver na mentira não se resume a dizer inverdades para outra pessoa e envolve, também, manter comportamentos que não fazem mais sentido para você. Seus relacionamentos, o seu emprego e as suas amizades apenas fazem sentido enquanto estiverem te fazendo feliz. Caso contrário, mantê-los seria o mesmo do que mentir para si e para os outros envolvidos. Apenas tome o cuidado para agir com cautela e se certificar de que está realmente seguro de suas decisões.

4 – Sinta-se Bem ao Dizer a Verdade

Jamais se culpe ou se sinta mal por dizer a verdade a uma pessoa, mesmo que isso a magoe em um primeiro momento, porque a verdade não deve nunca ser motivo de vergonha. Assim, sempre que começar a sentir pena de alguém que irá ouvir uma verdade de você, imagine o quanto o sofrimento dela seria maior se passasse mais tempo vivendo uma mentira.

5 – Se Coloque no Lugar do Outro

A empatia é uma ótima conselheira, porque permite que se coloque no lugar do outro ao tomar uma decisão, para que não faça com ele o que não gostaria que fizessem contigo. Dessa maneira, sempre que pensar em mentir para alguém, pense se gostaria que alguém agisse com você da mesma forma. Tenho a certeza de que a sua resposta será não, afinal todos querem sempre saber a verdade, porque não há sofrimento maior do que ser enganado.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional,
pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

6 – Fale Sempre Com Gentileza

É importante deixar claro que ser sincero não dá o direito a ninguém de ser rude e grosseiro. Portanto, independente de qual seja a verdade que irá dizer, fale sempre com gentileza e com o mesmo respeito que gostaria que falassem contigo. Afinal, quando se tem certeza e segurança em relação às suas verdades, não há a necessidade de levantar o tom de voz ou fazer qualquer outra coisa para se impor.

7 – Tenha Coragem de Viver a Sua Verdade

Por fim, é fundamental que tenha a coragem de viver de acordo com a sua verdade e fazer as escolhas que te levem para o caminho que irá te fazer feliz. A sua profissão, a pessoa com quem irá compartilhar a sua vida, os seus amigos, seu estilo de vida são decisões que apenas cabem a você. É claro que ouvir conselhos daqueles que te amam é importante, mas ninguém nunca será capaz de saber exatamente o que se passa em seu coração.

Como bem disse Sidarta Gautama, o Buda, existem três coisas que não é possível esconder por muito tempo, que são a lua, o sol e a verdade. Portanto, preze sempre por ela, porque não há nada mais precioso do que ser fiel a quem se é.

 

Copyright: 1025532859 – https://www.shutterstock.com/pt/g/eldarnurkovic