Em algum momento da sua carreira, você vai trabalhar com alguém que pode ser considerado mentiroso. A pessoa pode mentir em relação ao caráter dela, uma entrega ou um processo ou muitas outras situações. Não importa se a situação é pequena ou não, ou seja, uma mentira pequena ou grande, nunca é a solução correta.
Saber como lidar com pessoas mentirosas é uma necessidade, pois, infelizmente, cada vez mais nos deparamos com indivíduos manipuladores, que pensam somente em conquistar seus objetivos a qualquer preço.  
Uma pergunta que você pode estar se fazendo agora é como lidar com os mentirosos sem atrapalhar o dia a dia profissional? A primeira ação é identificar quem tem a mentira como parte da personalidade. Para dificultar, os mentirosos e manipuladores não andam por aí com uma etiqueta na testa e muitas pessoas. Por isso, é essencial que você fique atento ao observar determinados comportamentos para tomar a decisão certa de cortar laços. Pense que isso é para sua própria proteção, tanto do seu marketing pessoal quanto do seu trabalho.
No artigo de hoje você vai conferir algumas recomendações de como identificar e se afastar desse tipo de pessoa. Acompanhe!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Por que é tão difícil lidar com pessoas mentirosas?

Uma pessoa que entende a arte de mentir sabe como iludir, fascinar e encantar os outros. As pessoas que caem na conversa de um mentiroso manipulador, acreditam que suas vidas melhoraram exponencialmente depois de conhecê-lo, sendo difícil admitir que algo está errado. Isso não acontece por acaso, as mentiras são engenhosas ao ponto de que os envolvidos realmente acreditam que é verdade, às vezes até o próprio contador da dela.

Como identificar pessoas mentirosas e manipuladoras?

Confira uma lista com 3 pontos para você identificar uma pessoa mentirosa.

  1. Conhecimento excessivo sobre você: as pessoas que se enquadram nessa categoria costumam saber tudo sobre as suas vítimas sem oferecer uma contrapartida, ou seja, ela sabe de você, mas você não sabe nada dela. Então, se você tem alguém em sua vida para quem já contou tudo, mas sobre quem não sabe nada, desconfie.
  2. Entendimento dos seus pontos fracos: essas pessoas se empenham em descobrir suas fragilidades, segredos e medos, e, quando menos se espera, usam tudo isso contra você.
  3. Desenvolvimento de dependência: desde que conheceu essa pessoa você já desistiu de algo que queria muito somente para atender aos desejos desse alguém? Você fez algo que contrariava sua vontade real? Embora seja bastante solícito no começo da relação, o mentiroso manipulador cria uma dependência, mas calculadamente deixa de auxiliá-lo em alguns momentos. Com isso, passa a usar esses favores como uma verdadeira arma, que o impede de dizer não para qualquer um dos seus pedidos, mesmo os que te prejudicam e contrariam seus valores.

Se você está em uma situação como uma dessas descritas acima, busque ajuda. Converse com um amigo fora do contato com o mentiroso para que te aconselhe. Além disso, comece a se afastar dessa pessoa. Para que você se sinta mais seguro nessa fase, vou passar mais algumas recomendações para lidar com essa situação.

3 dicas de como lidar com pessoas mentirosas

É essencial aguçar a sua inteligência e desconfiar de histórias fantásticas demais e, especialmente, buscar compreender que se sentir dependente de outra pessoa não é normal e, que nenhum relacionamento que traz um grande peso emocional ou vai contra seu caráter, é bom para seu bem-estar. Fique atento!
Confira, a seguir, as 3 dicas que listei sobre como lidar com pessoas mentirosas e manipuladoras e saiba como afastá-las de sua vida. Confira:
1 – Identifique quando seus valores estão sendo violados: não deixe que baixa autoestima faça com que você se torne um alvo fácil para mentirosos manipuladores. Reconheça quais são seus valores e direitos básicos para saber quando eles estão sendo violados. Se uma pessoa em sua vida passa a influenciar as suas escolhas e, até mesmo, a podar seus sonhos, saiba que precisa estar preparado para reconhecer nela alguém que mente e manipula e libertar-se dele.
Dica extra: o coaching espiritual é uma ótima forma de ajudar a desenvolver o seu amor próprio. Pode ficar tranquilo que o método não tem relação com qualquer tipo de religião. A palavra espiritualidade aqui tem conexão com equilíbrio e paz interior.
2 – Afaste-se dessa pessoa e imponha limites: o manipulador é uma espécie de vampiro emocional que não para com o seu jogo até que a vítima dê um basta à situação. Isso significa dizer “NÃO” para os pedidos que violam os seus desejos e bem-estar. Procure afastar essa pessoa da sua vida, deixe de sair com ela e evite situações de conversa em locais que ela frequente. Deixe que o manipulador sinta que você já compreendeu qual é o seu jogo e que não está mais disposto a entrar nessa.
Dica extra: alguém como essa pode ser considerada como uma pessoa tóxica também. Sua presença no seu dia a dia pode tornar tudo mais desgastante e complicado. Por isso, é tão importante que a sua autoestima esteja em dia, assim você se coloca à frente da necessidade dos outros.
3 – Não sinta culpa: é comum que pessoas que percebem a manipulação e se sintam culpadas, acreditando que pintaram o alvo em suas próprias costas. Lembre-se de que o manipulador que está errado em se aproveitar da sua fragilidade emocional ou mesmo de sua bondade e sensibilidade. Ao se libertar dessa situação, você irá se sentir mais fortalecido e, com isso, poderá evitar que aconteça novamente.
Dica extra: não se esqueça de que tudo que você aprende na vida é uma forma de aprendizado. Até mesmo os momentos difíceis causados por outros indivíduos podem te tornar mais forte e atento com o seu bem-estar pessoal e profissional.  Então, entenda que é possível aprender a lidar com os erros sem sofrer.
Você acredita que sabe como lidar com pessoas mentirosas e manipuladoras? Conte-me nos comentários como evita uma situação como essa em sua vida.
 
Até o próximo artigo!
 
Copyright: 561922549 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem