O que a palavra valor remete a você? Saiba que, muito mais do que números ou dinheiro, valores podem representar os princípios que uma pessoa considera para tomar decisões em sua vida. Honestidade, lealdade, sinceridade são exemplos de valores éticos muito importantes para uma convivência saudável em sociedade. Um indivíduo que possui valores sólidos irá aplicá-los em seu comportamento, o que o tornará digno da confiança daqueles que cruzarem seu caminho.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Entenda melhor o conceito de valores éticos

Para entender melhor o conceito de valores éticos, é preciso considerar cada um dos termos separadamente.

Ética: é um princípio que nos orienta a definir o que é certo e errado, lembrando que, em muitos casos, esses conceitos não estão definidos na lei. Por exemplo, contar para outra pessoa um segredo que um amigo lhe confidenciou não é um crime, mas é uma atitude considerada errada e antiética, pois quebra a confiança que lhe foi depositada. Quem determina o que será visto como certo ou errado são as construções sociais, pois é através delas que cada indivíduo irá formar o seu caráter.

Valores: diferente da ética, os valores são pessoais, ou seja, cada indivíduo tem o seu, o que pode se diferenciar do restante da sociedade na qual ele vive. Assim, uma pessoa pode ter como valor achar que tem a obrigação de cuidar de seus pais idosos, enquanto outra acredita que ao custear cuidados profissionais para eles já estará fazendo a sua parte. Cada uma delas formou sua visão com base em sua bagagem de experiências e, mais uma vez, não há uma lei que determine o que é certo ou errado.

Juntando os dois conceitos podemos concluir que valores éticos são os valores morais que uma pessoa carrega consigo, combinando o que ela acredita ser o certo com as construções sociais. Honestidade, bondade, empatia, respeito ao próximo e ao meio ambiente são exemplos de valores éticos fundamentais para a harmonia da sociedade.

A importância dos valores éticos em uma empresa

PSC

Não são apenas as pessoas que devem considerar os valores éticos ao tomarem decisões, pois o mesmo se aplica às empresas. Se uma organização deseja que a ética seja um de seus valores, precisa que isso seja seguido por todos, principalmente pelos gestores e líderes de equipe, pois é na atitude deles que os colaboradores irão se basear para se comportarem no dia a dia do trabalho.

Em um local em que a equipe de gerenciamento não demonstra respeito pelos outros e que as decisões são tomadas sempre com o objetivo de obter vantagens, ignorando os valores éticos, isso se torna parte da cultura da empresa, influenciando a todos a se comportarem da mesma forma. Como resultado, um colega poderá puxar o tapete do outro e o clima, que deveria ser de trabalho colaborativo para atingir um mesmo objetivo, se torna altamente competitivo e tóxico.

Por outro lado, vale lembrar que contar com uma liderança ética não garante que todos os colaboradores irão agir da mesma maneira, porém, deixa claro a eles que atitudes que fujam disso não serão aceitas, o que evita que o mau comportamento se alastre. Se basear em valores éticos sólidos ao gerenciar uma empresa não é positivo apenas do ponto de vista da convivência, pois também influencia sua reputação da companhia perante a sociedade e, consequentemente, à lucratividade.

 

7 Atitudes fundamentais para se comportar com base em valores éticos

Agora que já sabe mais sobre os valores éticos e sua importância, confira sete atitudes para se comportar com base neles e fazer a sua parte para a construção de uma sociedade melhor para todos.

1 – Tratar o próximo com respeito e educação

Você trata a todos com educação ou apenas aqueles que podem lhe oferecer algum tipo de benefício? Reflita sobre isso e, se deseja agir com base em valores éticos, lembre-se de tratar a todos com o mesmo respeito, independente se estiver falando com o porteiro do seu prédio ou o presidente da empresa em que trabalha.

2 – Ter atitudes com o objetivo de ajudar outras pessoas

Ninguém é obrigado a se tornar voluntário de uma causa social, contudo, se tiver a oportunidade de ajudar alguém, mesmo que com um gesto simples, faça. Se tem uma informação que possa facilitar a vida de um terceiro, compartilhe.

3 – Buscar crescer sem prejudicar terceiros

Não há problema algum em querer ascender na carreira profissional e melhorar sua condição financeira, desde que faça isso sem prejudicar ninguém. O mesmo vale se tem um negócio, por exemplo, mantenha o foco em aumentar as suas vendas, oferecendo um atendimento de qualidade, e não em diminuir as vendas dos seus concorrentes e prejudicá-los.

4 – Comportar-se de forma a promover a harmonia nos ambientes

Você sente que o seu comportamento atual ajuda a promover harmonia ou discórdia nos lugares que frequenta? Saiba que, embora não possa controlar as atitudes de terceiros, pode fazer a sua parte e contribuir para um ambiente mais harmônico e positivo.

5 – Respeitar as regras para o bom convívio em sociedade

Além das leis, existem certas regras criadas com o objetivo de manter o bom convívio em sociedade, algo que é bastante comum em condomínios, por exemplo. Se deseja agir com base em valores éticos, respeite essas regras, aumentar o volume do rádio porque o seu vizinho fez o mesmo apenas servirá para gerar discórdia e outros problemas.

6 – Pagar suas dívidas corretamente

Se você adquire um bem ou serviço de uma empresa, precisa fazer a sua parte e arcar com os custos. Caso aconteça algum problema, procure a organização para tentar uma renegociação. De qualquer forma, é importante que se planeje para evitar fazer dívidas que não pode pagar.

7 – Estabelecer princípios e ser fiel a eles

Por fim, é preciso que estabeleça os seus próprios princípios de acordo com os seus valores morais e seja fiel a eles ao agir e tomar decisões. Os seus princípios são a sua maior riqueza, algo que ninguém irá tirar de você e que poderá ser passado para as futuras gerações da sua família.

Espero que este artigo tenha te inspirado a prezar pelos valores éticos em sua vida pessoal, profissional e em sociedade. Acredite, cada atitude conta para a construção de um mundo melhor e mais justo para todos.

 

Fontes:

https://www.significados.com.br/valores/

https://www.investopedia.com/ask/answers/040815/why-are-business-ethics-important.asp

https://www.acritica.net/editorias/geral/etica-no-dia-a-dia-das-pessoas/166046/

 

Copyright:  1108182914 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tumsasedgars