A empatia é a consciência em relação aos sentimentos e emoções de outras pessoas, o que a torna um elemento-chave dentro da Inteligência Emocional. Funciona como um elo entre as pessoas, porque permite que uma entenda o que a outra está sentindo, considerando o que ela está vivenciando. Continue acompanhando para entender melhor esse conceito e conferir exemplos de empatia para se inspirar e aplicar em sua vida.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

A Importância da Empatia nas Relações Humanas

Acredito que a empatia seja um elemento fundamental para a construção de um mundo melhor, pois quando um começa a se colocar no lugar do outro, pensa duas vezes antes de fazer qualquer coisa que possa ferir alguém de forma física ou emocional. Já pensou o quanto seria maravilhoso conviver apenas com indivíduos empáticos e que respeitam o espaço alheio? Por mais que seja distante, e até mesmo utópico, pensar em um mundo onde todos pratiquem a empatia, cada um de nós pode começar fazendo a sua parte.

Saiba que é possível ser empático mesmo nas situações mais simples do cotidiano, como, por exemplo, ter paciência com o caixa do supermercado que está passando suas compras de forma mais lenta por estar começando naquele emprego. Isso irá fazer com que tenha uma postura mais tranquila, o que será bom tanto para ele, que se sentirá acolhido, quanto para você, que evitará se estressar por algo que não tem como mudar. A empatia é fantástica, pois beneficia a todos os envolvidos, promovendo a harmonia e a generosidade.

Exemplos de Empatia em Diversas Situações Para Se Inspirar

A empatia pode ser praticada sempre e em todo lugar, em casa, no trabalho, entre amigos, em sociedade. Confira, a seguir, cinco exemplos de situações simples do dia a dia que podem ser transformadas para melhor com boas doses de empatia.

Exemplo 1 Joana chega em casa e percebe que seu esposo, Carlos, parece irritado. Em uma situação normal, possivelmente se irritaria por ele parecer distante e demonstrar não querer muita conversa. Contudo, ela aprendeu a importância da empatia, e se lembrou que ele está cobrindo férias de um colega e realizando as suas funções mais as dele, ou seja, está com mais preocupações do que o normal.

Então, se coloca no lugar do seu amado e entende que o melhor a fazer é deixar que ele se acalme e organize as suas ideias. Para ajudá-lo, ela prepara um jantar especial, com um prato que ele gosta muito e que faz parte de sua memória afetiva. Além disso, diz que, caso queira se abrir, estará ali para ouvi-lo. Gestos simples como esses poderão transformar o estado de espírito dele e fazer com que se fortaleça para enfrentar mais um dia desafiador.

PSC

Exemplo 2 Cláudio trabalha há cinco anos na empresa e, por conta de sua vasta experiência na função, foi incumbido pelo seu chefe a orientar o novo funcionário do setor, Felipe. Acostumado a fazer o seu trabalho de forma ágil, Cláudio começa a se irritar com a interrupções constantes de Felipe para tirar dúvidas a respeito de coisas que parecem tão óbvias.

Até que ele pensa bem e se lembra que um dia também chegou sem saber nada e que aprendeu tudo graças à boa vontade de outro colega, que lhe ensinou grande parte do que sabe hoje. Esse pensamento faz com que sua paciência seja renovada e dê o seu melhor para ensinar o jovem e passar adiante um gesto que fez tão bem a ele no passado.

Exemplo 3 Fernanda está com pressa para chegar em um compromisso e, no caminho, percebe que está com dor de cabeça. Então, ela para em uma farmácia para comprar um analgésico. Ao ir até o caixa, percebe que o profissional responsável pela função parece atrapalhado e que o simples ato de pagar está demorando uns minutos a mais do que o natural.

Quando está prestes a demonstrar sua irritação e pedir para ser atendida por outra pessoa, olha para o crachá do rapaz e lê “em treinamento”. Isso faz com que ela volte a si e se lembre de quando estava naquela situação, de estar começando em um novo trabalho, e tem a sua paciência renovada.

Exemplo 4 Paula resolveu participar de uma ação social para ajudar pessoas necessitadas. Ao começar a entrar em contato com as famílias que receberão ajuda, vê que a grande maioria delas tem um grande número de filhos, mais do que tem condições de sustentar. Essa informação a deixa perplexa, pois, para ela, é impensado colocar crianças no mundo sem poder pelo menos oferecer o básico.

Nesse momento, Paula volta a si e se lembra que ela tem aquele pensamento por conta da sua visão de mundo, que não é a mesma de todas aquelas pessoas. Assim, se coloca no lugar daqueles que não tiveram acesso a informações de planejamento familiar, o que faz com que deixe os julgamentos de lado e apenas ajude com o que puder.

Exemplo 5 Joana e Augusto estão conversando sobre política e percebem que têm opiniões completamente opostas. Ela pretende votar no candidato A, enquanto ele acha que o candidato B é a melhor opção. Ao invés de se atacarem e fazerem acusações por conta das escolhas um do outro, ambos se dão conta de que as ideias de cada um são fruto de suas vivências e valores. Assim, conseguem enxergar a situação sob a visão do outro e ter uma maior compreensão em relação às escolhas feitas por cada um.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Ter Empatia é Pensar “E Se Fosse Eu Naquela Situação?”

Em cada um dos exemplos citados é possível perceber o quanto se colocar no lugar do outro é transformador. E é por tudo isso que a empatia nos torna mais generosos, pacientes e compreensivos, pois, por meio dela, deixamos a nossa visão por alguns instantes para enxergarmos o mundo através dos olhos das outras pessoas. Entendo que falar sobre empatia faz parecer mais fácil do que realmente é. Contudo, se você tiver a intenção e o desejo de ser mais empático, se sentirá motivado a exercitar essa habilidade diariamente e torná-la parte da sua essência.

Se deseja viver em um mundo melhor, em que todos se ajudem e se respeitem, comece essa mudança em você. Ao fazer a sua parte estará incentivando outras pessoas a se transformarem também e a se unirem a essa corrente do bem. Passe a empatia adiante!

 

Copyright:790054393 – https://www.shutterstock.com/pt/g/arloo