A poderosa tríade missão, visão e propósito é muito conhecida nas empresas, pois ela é a base da criação de um empreendimento. Uma empresa existe porque tem uma missão, um propósito e uma visão de futuro. Assim também devemos ser, sempre alicerçados neste tripé.

Qual é a sua missão neste mundo? Qual é a sua visão de futuro? Qual o propósito que guia a sua vida? Estas são perguntas profundas e poderosas, que nos levam a pensar além das palavras, a olhar para dentro de nós e buscar perceber e descobrir o que nos move a cada dia.

Mas, detalhadamente, o que é missão, visão e propósito?

Visão — É motivada por nossa missão de vida e é o que nos faz vislumbrar nosso futuro, ou seja, o que nos guia aonde queremos chegar e para os resultados que desejamos conquistar ao longo de nossa existência. Todas as vezes que sentimos, desejamos e imaginamos as nossas metas, sonhos e objetivos e os vemos tornando-se reais, estamos nos conectando e reafirmando, verdadeiramente, a nossa visão.

Missão — É o princípio, meio e fim de tudo. É o que norteia cada uma de nossas atitudes, aprendizados e conquistas. Quando entendemos a nossa missão de vida, o nosso papel no mundo, tudo fica ainda mais claro e começa a fazer real sentido.

A minha missão, resumidamente, é: despertar e desenvolver o potencial infinito do ser humano, é ser um transformador do mundo e um impulsionador da corrente do bem. Em síntese é isto que guia a minha jornada, meus sentimentos, ações e que me inspira a buscar ser um profissional, pai, empresário, escritor e mentor cada dia melhor.

Na seção “Transcendência” do próximo capítulo, deixo minha missão de vida completa para que você leia e compreenda um pouco mais sobre mim. É observando a missão de vida de outras pessoas que chegamos à nossa, é olhando para o outro que compreendemos a nós mesmos.

PSC

Minha missão também me faz sintonizado com a missão de Jesus Cristo, pois todos os valores que busco conservar em mim e disseminar por minhas palavras estão absolutamente congruentes com Jesus.

Esse olhar para dentro, para fora e para o outro, é como a luz do sol depois de dias de chuva. É como um sopro divino que acalma o nosso coração. Quem consegue compreender sua própria missão de vida, também consegue ter uma visão mais ampliada sobre si mesmo, o mundo à sua volta, e uma maior consciência sobre o impacto de suas atitudes e pensamentos.

Propósito — Por que você nasceu? Pelo que vive? O que o faz acordar todos os dias? O que o faz ser quem é? O que o motiva a ir além? Qual legado quer deixar neste mundo? Pelo que deseja ser lembrado? O propósito é a razão da sua existência, a força interna e a sua motivação para prosseguir na caminhada profissional, pessoal e espiritual. Um ser humano sem propósito é um ser humano sem sentido para viver.

Desconhecer o seu propósito de vida é o mesmo que não conhecer a si mesmo. É como andar o tempo todo em círculos, sem saber ao certo quem é, do que gosta, o que o faz feliz ou triste e nunca sentir-se satisfeito o suficiente com nada.

A falta de propósito é o que faz muitas pessoas sentirem-se tão infelizes com suas carreiras e vidas pessoais. Quando buscamos entender o que nos inspira, nos motiva e nos torna plenos, mais próximos estamos de nós mesmos e de conquistar aquilo que consideramos ser o essencial à nossa plenitude.

No Coaching, um dos pontos cruciais do processo está em fornecer ao coachee a oportunidade de conhecer e definir sua missão, visão e propósito de vida. Isto é muito importante para que ele alcance seu empoderamento, perceba e entenda quem ele é, na essência.

Com isso, todas as suas ações do processo de Coaching ficam pautadas nesses três guias, pelos quais é possível alcançar conquistas extraordinárias e perfeitamente alinhadas com aquilo que realmente somos e desejamos para nossa vida, enquanto cá estivermos e mesmo depois de deixarmos de existir fisicamente.

E você, qual a sua missão, visão e propósito de vida? Convido você a refletir, visualizar, sentir e encontrar a sua própria Tríade do Equilíbrio.

Copyright: 531220438 – https://www.shutterstock.com/pt/g/YunusMalik