Encontrar um novo emprego é um desafio para qualquer pessoa, especialmente no Brasil, que já convive com esse “fantasma” há um bom tempo. Se, por um lado, os jovens são considerados inexperientes, os mais velhos são rotulados como desatualizados.

Mesmo em meio a essas crenças, pessoas acima de 50 anos também podem procurar empregos e conquistar vagas bem interessantes. É difícil competir com jovens que dominam diversas tecnologias e assuntos não familiares aos mais velhos. No entanto, nada é impossível, e há bons exemplos de pessoas que prosperam depois de certa idade.

Se você já passou dos 50 e deseja descobrir como isso é possível, confira as dicas que elencamos neste artigo. Boa leitura!

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

1. Pense em outros formatos, além da CLT

Se você tem mais idade, certamente cresceu com a ideia de que a carteira assinada é um fator primordial para um bom emprego. De fato, a CLT garante uma série de benefícios interessantes, mas, hoje em dia, ela não é o único regime de contratação.

Você já pensou em abrir um MEI e oferecer os seus serviços à sociedade como pessoa jurídica? Você pode ser contratado por empresas como PJ, ou mesmo agir como um profissional freelancer, oferecendo os seus conhecimentos a diferentes clientes. Você pode procurar por uma vaga com carteira assinada, sem problemas. Mas é bacana ver que existem outras opções!

2. Adquira conhecimentos em tecnologia

PSC

A informatização foi um dia uma tendência, mas hoje é realidade na maior parte dos empregos. Por isso, se você deseja uma recolocação profissional, precisa saber mexer num computador e num celular. Acessar a internet, pesquisar informações, trocar e-mails, redigir textos, fazer apresentações de slides e construir planilhas simples são atividades quase essenciais na maioria das vagas atualmente.

Por isso, conheça os programas mais utilizados de computador e familiarize-se com esse universo. Converse com os seus filhos, netos ou amigos mais “conectados” e peça dicas a eles sobre como dominar essas tecnologias de trabalho.

3. Invista em sua apresentação pessoal

Por muito tempo, foi muito importante vestir-se de maneira formal para exercer uma profissão. Vestidos, sapatos, ternos e gravatas eram mais regra do que exceção antigamente. Hoje em dia, porém, a exigência desse tipo de vestimenta depende do estilo da empresa e da sua área de atuação. No Direito, por exemplo, esse vestuário é exigido.

Contudo, na maioria dos escritórios da atualidade, calça jeans, camisa e tênis são ótimas opções, menos formais e mais confortáveis. Por isso, atualize-se quanto à sua apresentação pessoal. Ela pode transmitir um ar de modernidade, permitindo que a sua imagem pareça mais jovial.

4. Cuide da sua saúde

Não é segredo para ninguém que, com o passar do tempo, a saúde das pessoas tende a ficar mais delicada. Por isso, se você deseja manter-se ativo no mercado de trabalho, não pode descuidar-se dela.

Faça exames de check-up anualmente, alimente-se de forma equilibrada e pratique exercícios físicos com alguma frequência. Da mesma maneira, cuide também da saúde da sua mente, procurando descansar adequadamente e realizar atividades que promovam bem-estar e interações sociais positivas. Mantenha-se ativo e com qualidade de vida para dar o melhor de si em sua carreira. Sem saúde, não há profissional que dê conta do recado.

5. Explore o poder do seu networking

Para quem já acumula várias primaveras, há algumas vantagens: ter vivido diferentes experiências e conhecer muitas pessoas. Por isso, explore a sua lista de contatos, reative os seus relacionamentos profissionais, peça indicações de vagas e pergunte se há alguma oportunidade nas empresas em que essas pessoas trabalham.

Esta é a essência do networking: construir e cultivar relacionamentos com objetivos profissionais e de negócios. Além dos contatos pessoais, explore também o WhatsApp, as trocas de e-mails e as redes sociais — especialmente o LinkedIn, que foi construído exatamente com esse propósito. Explore o poder da internet para reforçar a sua rede de contatos.

6. Atualize o seu currículo

Se faz tempo que você não se candidata a vagas de emprego, verifique o seu currículo. Ele está atualizado? Se não estiver, atualize-o. Se a sua experiência profissional for muito extensa, mantenha no documento apenas as vivências profissionais mais recentes e mais relevantes.

Organize as informações utilizando layouts modernos, sempre digitados. Evite colocar fotos no currículo, mas não minta a sua idade. Coloque no papel a sua formação e as suas principais qualidades profissionais. Além disso, não se esqueça de incluir em seu currículo um objetivo profissional específico, de modo que as empresas percebam que você está à procura de uma oportunidade determinada, e não de “qualquer coisa”.

7. Esteja disponível a novos aprendizados

Quando foi a última vez que você aprendeu algo? Se a resposta não for “hoje”, é melhor rever os seus conceitos antes de entrar no mercado de trabalho. Em todas as áreas do conhecimento humano, o dinamismo é muito grande. As mudanças que nelas ocorrem são derivadas de novas descobertas da ciência, de novas tecnologias que são inventadas e da própria mudança no comportamento das pessoas.

Por isso, é muito importante que você se mantenha bem informado e atualize os seus conhecimentos. Acompanhe o noticiário diariamente, leia, participe de cursos e treinamentos, compareça a eventos da sua área profissional e, acima de tudo, converse com outros profissionais do seu campo. Qualquer emprego hoje já tem mudanças consideráveis em relação ao cenário de dez anos atrás, por exemplo.

8. Procure vagas na internet e saiba se vender

Por fim, se você já estiver familiarizado com a internet, saiba que ela é, hoje em dia, o melhor meio para procurar emprego. O que não falta são sites que publicam diariamente vagas de diversos cargos e áreas profissionais em várias cidades do Brasil. Cadastre-se nesses sites, mantenha o seu perfil atualizado e candidate-se às vagas para as quais considerar-se capacitado.

Depois, lembre-se de que todas as trocas de e-mails, telefonemas e entrevistas com recrutadores são excelentes oportunidades de “vender o seu peixe”. Por isso, fale sobre a sua formação, conte sobre as suas experiências profissionais e relate, sobretudo, os momentos em que as suas habilidades foram decisivas na obtenção de bons resultados. Esse é o diferencial de uma pessoa mais velha em relação aos mais jovens.

Quem já passou dos 50 pode aprender as tecnologias que os de 20 dominam. No entanto, os de 20 não conseguem ter a mesma experiência que os de 50. Use isso a seu favor! Que as dicas acima façam a diferença em seus caminhos profissionais!

E você, o que pensa sobre o assunto? Se este artigo fez sentido para você, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas que também possam estar nessa situação? Faça a sua parte!

Imagem: Por Krakenimages.com