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A Técnica da Empatia: Entenda o que é Rapport

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de setembro de 2020

Em se tratando de um processo de Coaching, muitos elementos são importantes para o alcance do sucesso. Um desses fatores primordiais para que um coach consiga criar um ambiente seguro, se conectar com o seu cliente e apoiá-lo a chegar ao estado desejado, é o que chamamos de rapport.

Neste artigo você irá entender o que é essa técnica e saber como ela pode ser usada para se conectar a outras pessoas através da empatia, acompanhe!

Afinal, você sabe o que é rapport? 

Trata-se de uma palavra de origem francesa, derivada do termo rapporter, que na tradução para o português significa “trazer de volta”. No contexto de uma sessão de Coaching, o rapport representa criar conexão, gerar empatia, formar um campo relacional, oferecer apoio e segurança em um momento pleno de sintonia e alta frequência entre coach e coachee (cliente).

O rapport ajuda a criar uma troca equilibrada de informações, aumenta a confiança mútua e gera um estado maior de receptividade por parte do cliente. Por outro lado, se o coach não consegue desenvolver bem essa habilidade, se torna mais desafiador conseguir alcançar empatia e abertura, o que pode comprometer todo o sucesso do processo de Coaching.

Rapport: a comunicação que vai além das palavras

Essa ferramenta de comunicação vai muito além do básico, uma vez que é capaz de extrapolar a linguagem verbal. Ao entrar em rapport criamos um campo de energia que permite, por alguns instantes, vivenciar a vida da outra pessoa. Com isso, podemos ver, ouvir, sentir e entender o outro, em sua essência maior, sem preconceitos e julgamentos.

Essa permissão para acessar a outra pessoa permite fazer uma leitura sistêmica dela, que compreende desde a postura corporal, o movimento de seus olhos, seus gestos e que leva, através desses sinais, a uma compreensão maior de suas intenções, motivações, crenças, valores e visões de mundo.

Provido dessas informações, o coach deve buscar entender seu cliente e, em hipótese alguma, tentar induzi-lo a fazer o que ele considera o certo. Como bem sabemos, as respostas estão e são do coachee e o nosso papel é apoiá-lo, com nossas técnicas e ferramentas, no alcance rápido e efetivo de suas metas, objetivos e resultados profissionais e pessoais.

Como criar o Rapport? Confira 7 dicas poderosas

De modo geral, para conseguirmos obter a empatia, seja em um processo de Coaching, em uma venda ou mesmo em uma paquera, por exemplo, precisamos nos conectar visualmente a essa pessoa e, nesse contato, é essencial que haja uma troca sinérgica.

Isso significa que todos os estímulos, físicos, gestuais, posturais, a intensidade da respiração, o timbre e o tom de voz, precisam estar perfeitamente sintonizados ao dá outra pessoa para que o rapport seja feito. Veja, a seguir, algumas dicas especiais.

1 – Seja genuíno

Antes de darmos sequência às outras dicas para construir rapport é preciso dizer que nada conecta mais do que a verdade. Por isso, antes de qualquer coisa, seja você, assim, partindo dessa base, todas as técnicas aplicadas farão muito mais efeito. Até porque as técnicas não servem para padronizar comportamentos e sim agregar ao processo e criar uma relação de empatia entre duas pessoas.

Você é feliz?

2 – Aplique os princípios básicos da boa comunicação

A segunda dica é se atentar aos princípios básicos da boa comunicação, que devem estar presentes em qualquer conversa que tiver. São eles:

  • Ser simpático e educado com a outra pessoa;
  • Fazer o possível para se lembrar do nome das pessoas e chamá-la através dele na conversa (caso tenha problemas para memorizar, anote);
  • Manter uma postura corporal que demonstre seu interesse naquele diálogo, com a cabeça erguida e olhando para o outro;
  • Ser empático e dar a mesma atenção que gostaria que lhe dessem.

3 – Encontre temas em comum com a outra pessoa

Podemos encontrar coisas em comum até mesmo com pessoas que, aparentemente, são totalmente diferentes de nós. Fazendo isso, nos aproximamos delas, o que é ótimo para construir laços de amizade, confiança e, até mesmo, fechar negócios.

Se for um encontro profissional ou uma sessão de Coaching, é interessante falar sobre amenidades no início. Assim, nessa conversa informal, é possível encontrar pontos em comum e usá-los para criar estabelecer rapport. Apenas é importante tomar cuidado para evitar parecer que está forçando uma situação, mantenha sempre a naturalidade.

4 – Demonstre interesse verdadeiro pelas pessoas

É perceptível quando estamos genuinamente interessados no que uma pessoa está falando ou apenas torcendo para ela acabar logo. E nem preciso dizer qual postura é mais eficaz na hora de construir rapport, não é mesmo? Procure ter um real interesse no outro, em suas vivências e naquilo que ele está compartilhando contigo, isso fará toda a diferença.

5 – Observe o outro e imagine um espelho

Na primeira dica desta lista falei sobre a importância de ser você mesmo e isso é realmente relevante. Portanto, não confunda esta técnica com fingir ser algo que não é. A intenção aqui é simular uma forma de espelho, adotando uma postura corporal, linguagem e tom de voz compatíveis com o interlocutor, mas sempre com naturalidade e sendo fiel a quem você é.

6 – Faça perguntas que criem conexão

Em uma conversa, as perguntas são como âncoras, que trazem a pessoa até você e é exatamente esse o objetivo do rapport. Uma forma de usá-las estrategicamente é fazendo questionamentos abertos e que não possam ser respondidos apenas com sim e não. Assim, o interlocutor é impelido a falar mais, trazendo mais informações que ajudem a gerar essa conexão.

Em vez de perguntar: “seu final de semana foi bom?”, prefira “como foi seu final de semana?”. Veja que na primeira questão a resposta poderia ser apenas “bom”, já a segunda dá brecha para algo mais completo, como: “foi bom, estive em um evento muito interessante sobre…”. Faça perguntas estratégicas e obtenha respostas extraordinárias!

7 – Ouça na essência

Por fim, uma atitude que faz parte da dica número dois, sobre os princípios básicos da boa comunicação, mas que é tão importante que merece um tópico exclusivo: o ouvir. Para estabelecer rapport é preciso muito mais do que simplesmente escutar, é necessário acolher com toda a sua atenção e se transpor para o lugar do outro, em vez de usar esse momento simplesmente para planejar a sua próxima fala.

Conclusão

Cada pessoa tem sua própria forma interagir, processar as informações e tempos distintos de conectar-se ao outro. Para iniciar uma conversa ou qualquer tipo de relacionamento, é preciso observar e encontrar as melhores maneiras de acessar o outro e se comunicar com ele.

Lembre-se sempre que, para ser efetivo em sua comunicação e potencializar o rapport, é preciso se manter atento a como você e o seu coachee, cliente, parceiro, colega ou amigo se comunicam também. Busque entender, respeitar e se adaptar a esses modelos, isso favorecerá a abertura de um canal receptivo à interação e potencializará ainda mais seus resultados.

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