Superar é o ato de vencer um desafio e alcançar a vitória. Se formos parar para pensar, a superação faz parte da nossa vida diária, pois estamos sempre saltando por obstáculos para chegarmos ao nosso destino. A cada desafio que é vencido, temos a oportunidade de aprender lições e nos tornarmos conscientes sobre o poder que temos, o que nos impulsiona para chegarmos cada vez mais longe.

Considerando tudo isso, podemos dizer que a superação representa a nossa descoberta em relação ao poder que temos de aprender com os erros e levantar das quedas com ainda mais força e vontade de vencer. Continue acompanhando e faça essa reflexão!

Superação: o que é?

O ser humano já nasce tendo que superar desafios. Logo após o parto, precisa aprender a respirar fora da barriga da mãe, sugar o leite para alimentar-se, descobrir o mundo, chorar quando sente algum desconforto, engatinhar, equilibrar-se em pé, andar e assim por diante. A vida de todos é uma sucessão de desafios a serem superados.

Na fase adulta, as situações mudam, passando a incluir os estudos, a busca por um emprego, a adaptação a um novo local de trabalho e a realização de projetos profissionais. Tudo isso sem contar em questões mais delicadas, como a perda de um ente querido, o fim de um relacionamento amoroso, um problema grave de saúde na família, enfim, tudo aquilo que tira o indivíduo da sua zona de conforto.

Quando alguém precisa falar em público em uma situação profissional, por exemplo, sem ter esse costume, mas, mesmo assim, vai lá e faz, está superando um limite que colocou para si mesmo. Isso é muito positivo porque mostra que, mesmo com receio, a pessoa acreditou que seria capaz. Assim, quando precisar fazer isso novamente, se sentirá mais confiante porque sabe que consegue.

PSC

Poderíamos passar o dia citando exemplos de experiências que envolvem superar dificuldades, desde as mais simples até as mais desafiadoras, pois isso faz parte da realidade de todos. Por mais que, às vezes, você possa ter a impressão de que os seus fardos são mais pesados do que os das outras pessoas, acredite: todos têm os seus problemas, o que acontece é que eles vêm de maneira diferente para cada um.

Qual é a relação entre a superação e a resiliência?

A relação entre esses dois termos é fundamental. Na verdade, ocorre que a resiliência é a matéria-prima da superação. Antes disso, porém, precisamos entender o que esse conceito significa.

A resiliência é a propriedade física que alguns materiais apresentam quando conseguem retornar espontaneamente ao seu estado inicial depois de terem sido submetidos a uma deformação. Achou confuso? Pense em uma esponja: mesmo que você a aperte com força, ela rapidamente retoma a sua forma original. Portanto, trata-se de um material com elevada resiliência.

As ciências do comportamento humano tomaram o conceito de resiliência de empréstimo da física, figuradamente representando a capacidade das pessoas de superarem as adversidades da vida. Essa capacidade depende consideravelmente da inteligência emocional e do autoconhecimento do indivíduo.

Portanto, só existe superação quando existe resiliência. As pessoas precisam ser resilientes para reunir forças nos momentos de dificuldade. É o bom e velho “Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”!

Qual é a importância da superação na vida pessoal?

Na vida pessoal, todo mundo precisa ter a capacidade de superar dificuldades. Elas se apresentam em diversos momentos. É o quer ocorre para superar o término de relacionamentos, vencer doenças, seguir em frente após a perda de entes queridos, superar dificuldades financeiras, e por aí vai.

Em todos esses momentos, precisamos reunir as nossas forças. Nessas situações, é importante ter em mente que não há dificuldade que dure para sempre. É claro que, quando estamos no meio do problema, sempre pensamos que ele é terrível e que nunca terá fim, mas isso não é verdade. A resiliência e a capacidade de superação caminham juntas para que possamos passar pelos altos e baixos da nossa trajetória.

Qual é a importância da superação na vida profissional?

Na vida profissional, a capacidade de superação também se faz necessária. Precisamos dela em diversos momentos, como:

  • Nos estudos, aprendendo com os próprios erros e seguindo em frente após tirar notas baixas;
  • Recalculando a rota, pois algumas pessoas percebem que não fizeram a escolha mais eficaz para serem felizes na vida profissional;
  • No caso dos empreendedores, para superar as crises financeiras e de imagem das empresas que conduzem;
  • Quando esperávamos uma promoção ou aumento salarial que não veio, demandando mais empenho e dedicação;
  • Quando cometemos erros que comprometem a nossa reputação na empresa ou que até mesmo promovem a perda do emprego;
  • Quando precisamos acumular experiências e reforçar o currículo, tendo toda a paciência necessária para se candidatar às vagas e administrar a ansiedade dos períodos de desemprego.

8 dicas para superar os desafios com força e coragem

Existem desafios que são mais simples de serem superados, enquanto outros chegam a assustar no início. O que eles têm em comum é que ambos podem nos ensinar muito sobre quem somos e sobre a força que temos dentro de nós. A seguir, você vai conferir 8 dicas que vão ajudá-lo a se fortalecer e a aprender muito com cada experiência.

  • Acredite que é capaz

Parece óbvio sugerir que você acredite em si mesmo, mas a verdade é que falar sobre isso é muito importante, pois a autoconfiança é a semente para a superação. Se uma pessoa duvida da própria capacidade, é bem provável que ela nem ao menos tente. Então, se estiver duvidando de si, questione-se sobre o motivo que o está levando a pensar assim. E se fosse um amigo nessa mesma situação, você o motivaria ou diria que ele não conseguirá? Mude a perspectiva e passe a se enxergar de outra maneira.

  • Tenha uma rede de apoio

Além de ter autoconhecimento e autoconfiança, é importante poder contar com uma rede de apoio (familiares, amigos etc.). Ter pessoas da sua confiança para apoiá-lo em momentos desafiadores é maravilhoso e faz com que você se sinta fortalecido. Mesmo que elas não possam ajudar ativamente em cada situação, ter o apoio delas já faz toda a diferença. Contudo, lembre-se de que se trata de uma rede, em que todos se ajudam. Por isso, retribua toda a atenção e o carinho que direcionam a você.

  • Treine a sua mente para olhar o lado positivo das coisas

Tudo na vida tem várias perspectivas, cabe a cada um escolher aquelas voltadas para o lado positivo ou negativo. Citando novamente o exemplo de ter que falar em público, você pode tanto pensar que é um grande azar ter que passar por isso, quanto sentir-se lisonjeado com o convite e com a oportunidade de poder falar sobre o seu trabalho ou qualquer outro assunto do seu interesse. Nem sempre é possível encontrar positividade, mas também não é preciso ver tudo da pior forma. Pense bem!

  • Identifique as emoções que estiver sentindo

Quando nos deparamos com um desafio a ser superado, muitas emoções podem surgir. E uma ótima maneira de aprender a gerenciá-las é dando nome a elas. Em vez de simplesmente dizer que está com os nervos à flor da pele, pare e identifique exatamente o que está sentindo: medo, insegurança, tristeza. Ao dar nome aos sentimentos, fica mais fácil entender o que você precisa fazer para conter esses sentimentos e alcançar o seu objetivo com sucesso.

  • Comece a escrever um diário

Sempre que estiver vivendo uma situação em que precise superar um desafio, escreva sobre a experiência em um diário. Descreva o fato, anote o que está sentindo e leia quando terminar. Então, você poderá olhar para tudo isso através de uma nova perspectiva e, também, acompanhar toda a sua evolução ao longo dos dias. Esse é um exercício muito positivo, pois permite que você se torne consciente sobre todos os detalhes envolvidos, o que eleva a sua autoconfiança e, consequentemente, a sua capacidade de superação.

  • Exercite-se para fortalecer a mente

Muitas pessoas acham que os exercícios físicos fazem bem apenas para o corpo, mas a verdade é que a mente também pode ser muito beneficiada com a prática regular de atividades físicas. Quando estiver passando por uma situação delicada, utilize isso como uma válvula de escape e veja o quanto você vai se sentir melhor após se movimentar. Aliás, acompanhar o seu progresso na atividade escolhida é um meio de aumentar a sua motivação, ao ver que você é mais forte do que imaginava, inclusive mentalmente.

  • Aprenda com as derrotas e erros

Nenhuma derrota é definitiva. Mesmo um momento terrível, como a perda de um emprego ou o término de um namoro, pode ser fonte de valiosos aprendizados. Aliás, há muitas situações que parecem negativas, mas que, na verdade, são verdadeiros livramentos, que nos conduzem a caminhos mais felizes. Portanto, mesmo em meio às adversidades, seja paciente. Verifique o que você pode aprender com o momento vivido e confie que algumas perdas são vitórias disfarçadas.

  • Celebre as suas vitórias

Por fim, sempre que sentir-se inseguro sobre a sua capacidade de conseguir superar um desafio, pense nas vitórias que você já alcançou ao longo da vida. E, mesmo no presente, lembre-se de cada pequeno passo que já conseguiu dar. Fazer isso é necessário porque a mente tem a tendência natural de dar maior destaque para as derrotas, então, forçar-se a relembrar as coisas boas fará com que você se sinta mais confiante. Comemore as suas vitórias e lembre-se delas com frequência.

Que você tenha gostado e que este conteúdo possa ajudá-lo a reconhecer o seu poder de superação. Acredite: você é capaz de superar cada obstáculo que surgir no seu caminho e aprender lições poderosas por meio dessas experiências!

E você, querida pessoa, tem alguma história de superação? Como esse fator faz parte da sua vida pessoal e/ou profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!