A insegurança é um problema bastante comum da sociedade atual, porém, não é porque é comum que deve ser considerado normal. Se você é uma pessoa insegura é importante que reconheça isso e busque se conhecer melhor para se tornar autoconfiante e, assim, vencer os seus medos. Enquanto continuar sentindo que não é capaz de realizar os seus objetivos, provavelmente irá se manter estagnado. Contudo, o dia em que se der conta do fantástico poder que possui dentro de si, nada e nem ninguém irá te segurar.

O que torna uma pessoa insegura?

A insegurança é motivada pela falta de confiança em si próprio, que pode ter diversas origens diferentes. Uma criança que não foi estimulada na infância ou que sofreu abusos, um indivíduo que sofre de ansiedade e já passou por experiências delicadas, são vários os fatores que podem levar a esse problema que, se não for vencido, impede o desenvolvimento e, consequentemente, a construção da autoconfiança de uma pessoa.

O ser humano, de modo geral, já nasce precisando de estímulos para saber que está no caminho certo. Quando esse estímulo não vem ou, pelo contrário, o indivíduo recebe apenas críticas sobre suas ações, cresce acreditando que é incapaz de realizar coisas. Às vezes, isso é superado conforme ele se desenvolve, mas, em muitos casos, perdura até que se dê conta e decida, de modo consciente, vencer os seus medos e aprender a confiar em si mesmo.

Principais características comportamentais das pessoas inseguras

As pessoas que são inseguras costumam demonstrar isso através de seu comportamento. Vale lembrar que nem todas agem de forma padronizada e, em cada uma, as características a seguir podem ser apresentadas de maneiras diferentes.

Necessidade de atenção – Como não confiam em si mesmas e não se aceitam como são, as pessoas inseguras tentam preencher a falta de amor-próprio com a atenção vinda de terceiros. Isso pode se manifestar de formas diferentes, como através da simulação de autoconfiança elevada, exaltando seus feitos sem que ela mesmo acredite, ou através de chantagem emocional com seus entes queridos.

Medo de serem julgadas – Elas mesmas pensam o pior de si e essa visão distorcida faz com que acreditem que os demais possuem esse mesmo tipo de opinião. Assim, estão o tempo todo com medo de serem julgadas e se sentirem ainda mais inferiores.

PSC

Acreditam não serem boas o suficiente – Independente do que façam, as pessoas inseguras sempre acreditam que não são boas o suficiente. Isso as prejudica muito porque a falta de confiança em si mesmas as leva a desistir de coisas ou não se dedicarem tanto quanto poderiam a um projeto.

Recusam oportunidades – Quem é que não deseja se deparar com boas oportunidades na vida, não é mesmo? Os indivíduos inseguros, por mais que desejem algo, podem recusar por medo de não conseguirem corresponder à altura, deixando passar grandes chances de desenvolvimento na vida pessoal e na carreira.

Pensam sempre no pior – O modus operandi da mente de uma pessoa faz com que ela pense de modo pessimista ou otimista. No caso daqueles que são inseguros, o medo de sofrer os leva a esperarem sempre o pior de tudo, como se isso fosse protegê-los de alguma forma e evitar a decepção.

Precisam da aprovação de terceiros – Sozinhas, essas pessoas não conseguem identificar se estão no caminho certo, pois estão a todo o momento se subestimando. Assim, precisam da validação de terceiros para se certificarem de que serão aceitas por suas atitudes.

Podem ser bastante ciumentas em relacionamentos – Por não confiarem em si mesmas e, muitas vezes, não se sentirem dignas de serem amadas, podem se sentir muito inseguras quanto aos sentimentos das outras pessoas, o que faz com que demonstrem um ciúme excessivo.

5 Dicas para vencer a insegurança e aprender a confiar em si

Ninguém está fadado a passar a vida sofrendo com a insegurança, sempre é tempo de se conhecer, se acolher e se tornar consciente de suas qualidades. A seguir, confira dicas que te ajudarão nesse processo, para que se liberte de uma vez por todas de seus medos e possa evoluir.

1 – Identifique os seus pontos fortes e os que precisa melhorar

O autoconhecimento é a principal chave para vencer a insegurança, pois, quando se conhecer de verdade, saberá quais são seus pontos fortes e aqueles em que precisa melhorar. Então, poderá usar essas informações a seu favor, para se destacar com suas qualidades e trabalhar as áreas em que não é tão bom assim.

2 – Faça coisas para se sentir útil

O sentimento de utilidade é altamente poderoso, pois te leva a se tornar consciente de que suas ações são capazes de fazer a diferença na sua vida e na de outras pessoas. Para isso, se ofereça para ajudar um amigo ou familiar, participe de ações como voluntário, enfim, tenha atitudes que possam auxiliar alguém de alguma maneira.

3 – Jamais se compare

Podemos comparar dois produtos similares para eleger qual a melhor opção para realizar uma compra, porém, jamais podemos fazer isso com pessoas, porque seres humanos são únicos. Cada indivíduo tem a sua própria história e não é justo que se compare com terceiros, além de desmotivador, fazer isso irá intensificar sua insegurança.

4 – Fale sobre o que sente

Sempre que se sentir mal e desanimado consigo mesmo, converse com alguém da sua confiança ou mesmo com um profissional. Quando você externaliza o que sente, consegue entender melhor o que está te incomodando e, também, poderá ouvir outra opinião, o que irá agregar ao seu processo de autoconhecimento.

5 – Adote o hábito de ser grato

Gratidão é uma palavra que está na moda atualmente, porém, mais do que uma expressão bonita para ser usada em publicações nas redes sociais, ela tem um significado poderoso. Quando você decide ser grato por tudo o que possui, a sua forma de olhar para si e para a sua vida se transforma completamente. Experimente olhar para as coisas boas em vez de focar apenas nos problemas e poderá confirmar isso.

O dia em que você se der conta da pessoa fantástica que é, nunca mais duvidará da sua própria capacidade. Acredite em si mesmo e vá além!

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/como-superar-inseguranca/

Copyright: 1571462707 – https://www.shutterstock.com/pt/g/krakenimages