Sim, sou chata. Isso é o que muitas pessoas acham de si mesmas e o que os demais ao seu redor também fazem questão de corroborar. Claro, em muitos momentos podemos ser sim chatos com amigos, familiares, filhos, parceiros ou com estranhos por bons motivos, porém quando o individuo age desta forma na maioria do tempo, alerta: daqui a pouco ninguém mais vai querer estar com você.

Em primeiro lugar não existe uma fórmula mágica para ser mais agradável com as pessoas, ou você é assim naturalmente ou faz de tudo para ser sempre quem destoa dos demais em suas relações só para ir contra a correnteza. Sei que eu e você conhecemos muitas pessoas assim, mas saiba que muitas vezes elas nem fazem isso por mal e, na verdade, nem percebem como seu modo de agir pode ser realmente muito desagradável.

Entretanto, isso de sempre pegar no pé dos outros, fazer julgamentos sobre a forma de ser, pensar, agir e se vestir das pessoas; soltar comentários maldosos, sempre se opor a tudo e o tempo todo encrencar por qualquer coisa, realmente faz da convivência com alguém com este perfil assim grande chatice. Contudo, quando sempre é tempo para mudanças, vamos ver dicas de como mudar comportamentos chatos e ser uma pessoa um pouco mais agradável.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Sei que sou chata, mas quero aprender como ser uma pessoa agradável. Como faço?

Se você deseja realmente se tornar uma pessoa melhor, saiba que tomar consciência do quanto a sua chatice afeta suas relações pessoais, sociais, amorosas, familiares e profissionais; é o primeiro passo para mudar. Avalie a forma como as pessoas lhe tratam, o que elas falam em relação aos seus comportamentos e faça uma lista de situações onde o seu “eu chato” foi desagradável e causou até aborrecimentos e tristezas nas pessoas.

Conhecer os impactos do que você diz e faz é muito importante para que possa compreender, de fato, como suas atitudes são nocivas. Outro ponto essencial é entender quais são os “seus ganhos”, sim, pois por mais que sua forma de agir possa afetar os demais, às vezes, sua chatice é uma forma de você chamar atenção, cuidar daqueles que ama ou por quem tem algum apreço ou mesmo o modo que encontrou para afastar as pessoas de você.

PSC

Por mais que neste último caso, a autoavaliação exija um autoentendimento um pouco mais de aprofundamento, acredite: ninguém é chato sem motivos.

13 Dicas de Como ser Mais Agradável

Existem maneiras de se ter uma melhor convivência e deixar de ser menos chata. Por isso, vou deixar treze dicas de como ser mais agradável, ou até mesmo divertida. Mas muito cuidado, ser genuinamente engraçado é uma arte, para poucos, embora difícil, pode ser aprendido, fingir ser uma pessoa agradável em alguns momentos não é uma boa atitude, melhor você tentar ser o mais natural possível, para não parecer forçada. 

Embora seja verdade que ser engraçado pode aumentar sua popularidade, esforçar-se para ser popular é um objetivo estúpido. Esforçar-se para ter um comportamento que não combina nem um pouquinho com você, se tornará uma pessoa estúpida. 

  1. Faça uma lista de seus objetivos.

Veja o que você está planejando para este mês, este ano e na vida. Se seus objetivos fazem com que você se sinta cansado e entediado, provavelmente você esteja com mal humor porque sua vida está puro tédio. Jogue fora a lista antiga e faça uma nova, recheada de coisas alegres que iluminam seu dia a dia. 

  1. Conte histórias, mas saiba quando parar.

Contar uma ótima história fará de você um ímã de pessoas. Não saber quando parar vai fazer o contrário. Esteja ciente da diferença.

  1. Esconda seu telefone de vez em quando

Os telefones visíveis dão a impressão de que você prefere estar em outro lugar. Ou você está esperando por alguém mais legal para ligar. A culpa desse sentimento é nossa. Ficar sem o telefone alguns momentos do dia ou desliga-lo, ajudará você a se manter focado no aqui e agora. 

  1. Faça algo diferente

Tome a iniciativa de sair do sofá. Quando foi a última vez que você veio com uma atividade espontânea para você, sua família, amigos, filhos e seguir em frente com isso. Surpreenda-os e eles olharão para você de um jeito muito diferente.

  1. Não queira ser certinha demais

Se esforce para não exigir que seja perfeita demais. Se posicione sem medo de se expor. Mesmo que você enfrente a timidez ou a ansiedade social, corra um pequeno risco. Você não pode passar a vida dizendo todas as coisas certas e ter todo mundo amando você – nem mesmo perto – então entre no jogo e se jogue. 

  1. Mude suas rotinas

Ser e fazer as mesmas coisas sempre não fará você crescer como pessoa. Jogue os velhos hábitos fora. Mude para melhor. Aspire ser uma pessoa que muitos gostarão de ter por perto. 

  1. Faça coisas interessantes

Viagens, ler um bom livro, fazer um curso. Isso lhe abastecerá de novidades e coisas interessantes para você compartilhar com outras pessoas, além de ser um grande investimento em sua vida, o entusiasmo de fazer algo novo vai irradiar através de você. 

  1. Se interesse pelos outros

Seja uma pessoa curiosa, que se interessa pela vida, genuinamente, de outras pessoas. Quando conversar com alguém, espere pela resposta e leve a conversa para o lado dela. Fale coisas relacionadas a outra pessoa. Ela se sentirá importante, pois o foco da conversa ficará nela.

  1. Sorria

Quem não gosta de estar com alguém que irradia alegria, felicidade. Todos querem vivenciar momentos com uma pessoa que assim. E sorrir é algo fácil de fazer. Comece com o simples. Sorria! 

  1. Pense antes de falar

Pense antes de falar ou de se meter em conversas que não lhe dizem respeito. 

  1. Evite críticas corrosivas

Experimente ser menos crítica e estar mais aberta a ouvir as pessoas, interagir sem sempre fazer críticas corrosivas e que destroem o bom humor do grupo.

  1. Respeite o espaço do outro

Respeite o tempo e o espaço do outro e seu modo de ser, pensar e agir. Nas diferenças existem muitos aprendizados. Permita-se expandir sua mente. Trate as pessoas com o mesmo respeito e consideração com que gostaria de ser tratada.

  1. Não julgue

Evite fazer julgamentos apressados sobre pessoas ou situações. Exercite a empatia e aprenda a colocar-se no lugar do outro e “calçar seus chinelos”.

Portanto, se você não quer mais ser considerada chata e melhorar como ser humano, aproveite essas dicas e coloque-as em prática todos os dias, sempre se policiando sobre seus comportamentos nocivos e sempre buscando ser uma pessoa e, claro, menos chata.

Copyright: Polkadot_photo/Shutterstock