como-ser-uma-pessoa-melhor

Como ser uma pessoa melhor?

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de janeiro de 2018

Fazer o bem, ser honesto, colocar-se no lugar do outro, respeitar as diferenças, oferecer ajuda a quem precisa, ser solidário e cultivar o amor ao próximo. Essas são algumas atitudes positivas que colaboram para que nos tornemos pessoas melhores.

Em circunstâncias ruins, devemos encarar os problemas como oportunidades de crescer e nos tornar pessoas melhores. Além disso, devemos saber ter gratidão pelo auxílio recebido e pelas oportunidades.

Esse reconhecimento é extremamente importante para alimentar uma corrente do bem e manter acesa a crença positiva nas pessoas. Lembre-se: nossas atitudes e comportamentos são nossos maiores exemplos e, em tempo de descrença, nos abastecer de otimismo é essencial.

Confira a seguir algumas dicas de como você pode ser uma pessoa melhor em sua vida!

10 atitudes positivas para ser uma pessoa melhor

É importante ter em mente que precisamos ser pessoas melhores, não só em situações ou circunstâncias esporádicas, como muitos imaginam. É necessário manter atitudes positivas diariamente, visando o próprio bem-estar, bem como das pessoas ao redor, visto que somos seres sociais e para nos sentirmos completos realizados, devemos contar com a colaboração do próximo e também colaborar com quem precisa de nós.

Veja como você pode incluir atitudes positivas em seus comportamentos diários e tornar a sua vida e das pessoas ao seu redor bem melhor.

1.   Saber respeitar e conviver com as diferenças

Fazendo uma análise dos problemas mundiais que viemos enfrentando ao longo dos tempos, é fácil perceber que grande parte deles é referente à forma como as pessoas agem umas com as outras. Basicamente, não existe respeito nas relações. E quando falo em respeito estou falando sobre buscar compreender a forma como o outro se comporta, respeitando a maneira como ele escolheu levar sua vida.

Acontece que temos a tendência a querermos nos meter na vida daqueles que nos rodeiam, sempre dando conselhos de como as pessoas devem agir, caso o contrário não faremos questão de compreendê-las ou de conviver com suas diferenças. Este comportamento só nos afasta ainda mais das pessoas.

Para que haja uma convivência universal harmônica é fundamental que nos respeitemos mutuamente, colocando de lado qualquer tipo de julgamento que nos impeça de estar mais próximos das pessoas e nos tornarmos seres melhores diariamente.

2.   Alimentar sentimentos e emoções positivas

Para sermos pessoas melhores, precisamos ter como exercício diário o cultivo, não só em nossas atitudes, mas também em pensamentos, palavras e emoções, de sentimentos positivos, ou seja, aqueles que vão nos ajudar a manter uma postura otimista diante da vida.

Amor, paz, gratidão, alegria, felicidade, empatia, entre muitos outros sentimentos que conhecemos, são capazes de contribuir, não só para que sejamos melhores, mas também para que o mundo ao nosso redor se transforme também positivamente.

3.   Exercitar o altruísmo e ajudar aqueles que precisam

Pensar mais no próximo, em suas necessidades, anseios e desejos, é algo que podemos e devemos fazer na vida para sermos indivíduos melhores. Uma boa dica é fazer trabalho voluntário, pois isso é algo que além de levar amor, carinho, aconchego e muito mais a quem precisa, também dá a você a sensação de felicidade, de estar realizando algo que realmente está fazendo a diferença no mundo em que vivemos.

4.   Colaborar para a preservação do meio ambiente

Há algum tempo a natureza vem nos pedindo ajuda e muitos de nós ignorado este chamado, seja por pura preguiça ou por achar que apenas uma pessoa fazendo a sua parte não adianta. Este é um grande engano que se comete, pois tudo o que fazemos, contribui para evitar que o nosso planeta se deteriore ainda mais.

Dessa maneira, tenha atitudes sustentáveis constantemente! Em sua você pode fazer a separação adequada do lixo, economizando água e energia elétrica, reciclando e utilizando materiais reciclados, entre outros. Já fora de casa, você pode jogar o lixo na lixeira, ou se não encontrar pode carregá-lo até que encontre uma; pode, aos poucos, trocar o carro pela bicicleta, por exemplo, assim por diante.

5.   Exercitar a gratidão

Ao se deitar e acordar todos os dias, agradeça por tudo aquilo que você tem em sua vida. Ser grato pelas conquistas, pelas experiências, sejam elas boas ou ruins, nos ajudam a manter uma postura positiva diante de tudo aquilo que nos acontece, nos fortalecendo também para as adversidades e desafios que venham a surgir em nossa trajetória.

6.   Ensinar bons valores às crianças

Sempre que tivermos a oportunidade de estar em contato com alguma criança, é nosso papel, até mesmo social, ensinar-lhes bons valores, para que isso se reverbere em seus comportamentos e atitudes. Respeitar as pessoas mais velhas, não julgar o próximo, aceitar as diferenças das pessoas ao seu redor, procurar resolver os problemas de forma madura, sempre conversando, entre outros valores, é fundamental para que os pequenos cresçam como as pessoas conscientes que elas devem ser.

Estas pessoinhas fazem parte da geração que está por vir, sendo assim, o mundo está em suas mãos, ou seja, será responsabilidade delas torná-lo um lugar melhor para se viver.

7.   Dizer não à corrupção e ser honesto

Assim como nas atitudes relacionadas à natureza e ao meio ambiente como um todo, todas as vezes que dizemos não à corrupção e cumprimos o nosso papel de cidadãos, respeitando as filas, devolvendo o troco corretamente, não usando o famoso jeitinho brasileiro para nos darmos bem em cima do esforço de outras pessoas, entre outras atitudes corruptas, nós estamos colaborando para a criação de uma sociedade mais justa, que respeita a todos.

8.   Honrar e respeitar sua história e a dos outros

Este princípio básico do Coaching também pode e deve ser aplicado nesta situação. Digo isso, pois acredito, verdadeiramente, que a partir do momento que nos respeitamos, respeitamos nossa própria trajetória, tudo aquilo que fizemos para alcançar nossos sonhos e objetivos, e quando respeitamos as pessoas que nos tornamos depois de todas as experiências de nossas vidas, sem dúvidas nos tornamos seres de luz bem melhores.

Isso acontece também quando respeitamos o caminho percorrido pelas pessoas ao nosso redor, pois elas merecem respeito, compreensão e consideração de nossa parte.

9.   Evitar toda e qualquer forma de violência

Você não acha que o mundo já está violento demais para contribuirmos com ainda mais violência? Tantas guerras desnecessárias, violências nas ruas de nossas cidades, palavras que machucam e que são usadas sem nenhuma parcimônia, e por aí vai, são acontecimentos que só estão aumentando a situação de violência ao nosso redor.

Assim, diante deste cenário caótico, o nosso papel é espalhar amor. Isso mesmo! Amor em forma de palavras, de pensamentos, atitudes, comportamentos, ou seja, amor de todos os jeitos que forem permitidos, para que assim o mundo fique mais bonito e você seja ainda melhor do que já é.

10.  Aprender a ressignificar os problemas e crescer com eles

Quando aprendemos com os problemas, quando ressignificamos as adversidades e nos permitimos aprender com cada uma das experiências que a vida nos traz, a tendência é que nos sintamos pessoas ainda melhores. Isso porque nos sentimos fortalecidos a cada desafio superado e, automaticamente, crescemos diante de todas as circunstâncias que nos cercam.

Além destas atitudes, você pode também:

  • Respeitar os idosos e ter compaixão;
  • Respeitar os próprios valores e não se autodepreciar;
  • Cultivar relacionamentos saudáveis e positivos;
  • Não alimentar vícios e atitudes que prejudiquem sua saúde e a integridade das outras pessoas;
  • Respeitar as leis de trânsito e os direitos de ir e vir;
  • Cultivar o amor ao próximo e a si mesmo, alimentando a esperança e mantendo sempre o bom humor.

Quanto mais disponíveis estamos a dar e receber, mais poderemos colher todas as vantagens de ser um bom ser humano. Permita-se experimentar este estilo de vida em que o amor e a gratidão imperam, e colabore para um mundo bem melhor!

Gostou do artigo? Então, comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Copyright: 557360116 – https://www.shutterstock.com/pt/g/futurframes

Deixe seu Comentário: