Sincronia Cerebral

VLADGRIN/Shutterstock Conheça o poder da sincronia cerebral e como esta conexão potencializa as sessões de Coaching!

Você conhece ou já ouvi falar em sincronia cerebral? Você pode até saber ao certo do que se trata, mas tenho certeza que já vivenciou a experiência de estar em uma conversa com alguém e essa pessoa falar algo que você estava pensando, como se ela estive pensando junto com você. Para quem já teve essa experiência ela é extraordinária, é de se falar “caraca do carico, essa pessoa conseguiu ler minha mente!”. Isso acontece constantemente em sessões de Coaching.

Falando cientificamente, esse fenômeno se chama sincronia cerebral e nos ajuda a compreender o que no Coaching chamamos de Mindset coletivo – uma terceira inteligência formada com aquilo que ambas as pessoas tem a oferecer num processo de cocriação. Há alguns anos vem sendo desenvolvidas pesquisas com o intuito de compreender as incríveis e inimagináveis capacidades do nosso cérebro, e a sincronização cerebral é uma delas.

Sincronia Cerebral – Sua mente tem um enorme potencial

O nosso corpo nos surpreende a todo o momento, dia após dia, pesquisa após pesquisa, sempre estamos descobrindo novas possibilidades e ações que ele é capaz de fazer que nós jamais imaginamos. O nosso cérebro é um exemplo dos nossos órgãos ainda pouco conhecidos, e que nos surpreende muito a cada descoberta.

A conexão cerebral é uma funcionalidade antes jamais imaginada, porém após estudos recentes publicados na renomada revista cientifica “Frontiers of Neuroscience” constatou-se que em determinadas situações essa conexão interpessoal é possível. A publicação centra-se em relatar o passo a passo de uma pesquisa encabeçada por Johanna Sanger, que monitorou o trabalho de músicos que trabalhavam juntos com o propósito de detectar se para além da harmonia necessária para execução musical havia alguma outra energia que conectasse os músicos.

Resultados do Estudo!

O estudo comprovou que os cérebros dos músicos entram em sincronia quando estão tocando uma canção, e essa sincronia acontece mesmo quando cada músico é responsável por uma parte da sinfonia, pois mesmo que um execute uma parte da música diferente da do outro, fica pré determinado que um musico tem que estar em sintonia e atenção focada no colega para saber exatamente a hora de executar sua parte.

PSC

O monitoramento desses músicos foi realizado com o auxílio de eletrodos, e a partir dessa ferramenta foi possível ver que as atividades cerebrais dos artistas estavam em total sintonia, pois apresentavam as mesmas variações. Segundo os pesquisadores esse fenômeno também pode acontecer em outras situações como nos esportes coletivos, equipe e grupos de trabalho muito integradas, grupos de amigos e até em famílias.

Sincronia Cerebral em Vários Níveis!

Em outro estudo foi verificado que a sincronia cerebral pode acontecer através das emoções. Quando você vê alguma pessoa muito triste ou até mesmo chorando é comum que esse sentimento nos contagie, nos deixe emocionados, solidários com a outra pessoa. Esse sentimento não aparece pelo simples fato de sermos pessoas boas e nos importar com o sentimento e bem estar das dos outros, isso se trata de uma sincronização das redes cerebrais.

Outra situação que comumente nos acontece é de vermos uma pessoa bocejando e ai, do nada, bocejamos também, ou de vermos uma pessoa sorrindo e também sorrimos. Esses atos se tratam de atos e emoções contagiosos e largamente compartilhados entre os indivíduos.

De acordo com a professora e estudiosa Lauri Nummenmaa da Universidade Aalto, esse “compartilhamento” refere-se a um quadro cientificamente chamado de somatossensorial e neural que através da sincronização e conexão entre os cérebros as pessoas passam a compreender as emoções, ações e intenções uns dos outros.

Sincronia e Cocriação em Coaching

O nosso cérebro é surpreendente, pois através de suas infinitas células nervosas incumbidas da responsabilidade de transmitir impulsos, emoções ele nos conecta com o mundo e com as outras pessoas. Assim como os demais músculos que temos em nosso corpo, o nosso cérebro também se desenvolve, cresce, fica forte, e em contrapartida ele também pode definhar, ficar fraco até parar de funcionar.

Para manter a nossa saúde mental, bem como auxiliar seu desenvolvimento é de fundamental importância estar conectado a outras pessoas socialmente. Manter relações interpessoais é mais importante do que você pode imaginar, e ela pode chegar a níveis de conexão surpreendentes.

Sabe aquela conversa informal que você tem com seus amigos ao sair numa sexta-feira a noite? Aquela conversa no telefone com seus familiares e amigos? Trocar ideia com seus vizinhos? Essas ações tem a mesma importância no desenvolvimento do seu cérebro se comparado a uma reunião superimportante que você teve no trabalho. Não são só as atividades intelectuais informativas como ler um livro ou jornal que auxiliam no desenvolvimento cerebral. Atividades de interação social contribuem ricamente no desenvolvimento das nossas habilidades cognitivas.

A comunicação é um dos principais fatores que determinam a aproximação e interação entre as pessoas. Ter uma boa comunicação interpessoal promove a excelência nas relações, seja nos locais de trabalho ou pessoais e, consequentemente, nos proporciona um nível elevado de desenvolvimento cerebral.

Sabemos que 100% do trabalho de um coach está ligado ao seu poder de comunicação, em todos os níveis. Quando essa comunicação alcança um nível profundo, um canal de comunicação se abre no inconsciente e conecta essas pessoas que passam a cocriar, a criar uma terceira inteligência, a terem insights que, sozinhos, essas pessoas não teriam.

Há muitos nomes para falar sobre isso. O Mindset e o mindset coletivo podem ser entendidos dessa fora, como uma forma de compreensão e conhecimento de nível profundo formado pela cocriação. O flow e a atenção concentrada também exigem das pessoas que elas estejam fluindo seus conhecimentos na mesma energia.

O mais importante é que, no Coaching, já sabíamos e aplicávamos esse conhecimento e o faremos de maneira ainda mais segura tendo os estudos científicos como comprovadores das nossas metodologias e do nosso conhecimento cotidiano.

Nas sessões o coach, em sincronia total com seu coachee, consegue sentir o que ele sente, viver o que ele vive/viveu, conhecer o que ele conhece, pensar o que ele pensa, e isso só é possível porque o coach desenvolve ferramentas extraordinárias de comunicação em nível profundo.

A sincronia cerebral nada mais é que o resultado da atenção focada, de ouvir na essência e de suspender todo julgamento. O resultado dessa sincronia, nas sessões de Coaching, é uma vulnerabilidade do coachee que o leva a aceitar de maneira mais fácil aquilo que o coach diz, pois no campo da atenção concentrada as coisas ditas passam a fazer mais sentido, porque o canal de comunicação está aberto.

É assim que o Coaching trabalha e assim conseguimos alcançar os resultados extraordinários.