Alexey Boldin / Shutterstock.com É importante estar atento ao que você posta em sua timeline e à imagem que está passando no Facebook.

Você alguma vez já parou para avaliar como é o seu perfil no Facebook? Já refletiu sobre os conteúdos de suas fotos, vídeos e postagens? Já pensou sobre quais tipos de comentários costuma fazer e com quais pessoas, páginas e grupos você se relaciona?

Começo trazendo estes questionamentos para que você possa refletir sobre a imagem que está passando nesta e noutras redes sociais. Será que ela representa realmente quem você é pessoal e profissionalmente? Será que mostra o melhor ou o pior de você?

Saiba que atualmente a linha entre a vida virtual e real é bastante tênue e, que tudo que postamos, além de observado de perto, é tido como a nossa opinião/posição sobre todos os assuntos. Por isso, é importante estar atento ao que se coloca na sua timeline e evitar que postagens de mau gosto manchem sua reputação, tanto dentro como fora da internet.

Dicas Para Usar o Facebook com Assertividade

  • Defina qual imagem quer passar – Como você deseja ser visto e lembrando: como alguém que faz posts legais ou como uma pessoa fútil? É importante saber quem você é, seus gostos, objetivos pessoais e profissionais e usar sua página no Facebook para evidenciar isso, de forma responsável e coesa.
  • Fique atento aos posts – É óbvio que todo mundo tem o direito de postar “o que quiser”, porém, ressalto que todas as escolhas na vida têm suas consequências. Por isso, evite fazer posts preconceituosos, de cunho homofóbico, racista ou sexual e divulgar fotos e vídeos em situações de intimidade.
  • Cuidado com seus comentários – Nada de usar sua página para cutucar ou mandar indiretas para ex-namorados, colegas, chefes ou para a empresa onde trabalha ou trabalhou. Lembre-se que todos estão vendo sua atitude e que problemas devem ser tratados e resolvidos de forma privada.
  • Faça postagens bacanas – Com uma infinidade de conteúdos interessantes, você poder tornar-se mais seletivo também e postar assuntos mais construtivos e relevantes. Lembre-se que ao conhecer novas coisas, você também estará investindo em seu autoconhecimento e agregando novos conhecimentos à sua vida.
  • Evite excessos – Nada de passar seu expediente de trabalho fazendo postagens, comentando posts de amigos e batendo papos que em nada tem a ver com suas funções. Foque em fazer suas demandas, de forma correta, sem perder prazos, e deixe as redes sociais para os intervalos.

Gostou do texto? Aproveite e compartilhe estas dicas extraordinárias!