Entenda a importância do autoconhecimento para você ter uma carreira de sucesso! | MetCreations | DepositPhotos.com

Existe algo que é muito necessário para quem deseja ter sucesso na carreira. Não estou falando de uma graduação, um MBA, carisma ou indicação vinda de pessoas “grandes” na empresa. Estou falando de algo que vai mais profundo do que estes fatores. De algo que muitas pessoas desprezam ou, pior, nem sabem que precisam. Autoconhecer-se. Quando você conhece a si mesmo, boa parte dos seus problemas parecem mais fáceis de serem resolvidos.

O que é autoconhecimento?

“Ah, é a pessoa conhecer a si própria, não é verdade?”. Sim, basicamente é isso. Mas há bem mais dentro dessa afirmação do que parece ter. Vivemos numa época onde a efemeridade é comum, onde as pessoas não fazem tanta questão de voltar no passado para entender melhor o que anda acontecendo no presente. É uma regra? Claro que não, mas é uma tendência que sempre acompanhou a história. Não vou dizer que são poucos aqueles que fogem desse comportamento, mas não é um número que supera os desavisados que pouco entendem do que acontece a sua volta e, também, do que acontece dentro de si mesmo.

Falta reflexão. Falta autoavaliação. Falta tentar entender o que de fato está acontecendo dentro de si. Falta conhecer a origem das reações, das emoções e dos pensamentos. Você já parou para pensar na quantidade de coisas que você não sabe sobre si mesmo? Pois é. Se você não faz nada do que eu disse aqui nesse parágrafo, é bem provável que conheça pouco de si.

As mudanças causadas pelo autoconhecimento

Quando alguém passa a saber mais daquilo que há dentro de sua personalidade, uma revolução interior acontece. Porque a maioria de nossas atitudes, senão todas, falando de um modo geral, são tomadas sem levarmos em consideração o que somos. Sim, você pode considerar a sua experiência, os seus gostos, as suas vontades, os seus medos, mas não seria tudo isso algo automático?

Porque, vamos refletir, você e eu, aqui juntos. Esses seus gostos, esses seus medos, essas suas vontades, tudo isso, de onde veio? Tudo o que você é hoje foi moldado ao longo da sua história. Moldado por quem? Pela sua criação, pelas suas experiências enquanto criança, pelos contatos que você teve na escola, pessoas, ideias, durante o seu desenvolvimento.

Nada é por acaso. Você não se tornou a pessoa que é por acaso. Você acha o que acha porque possui em sua mente determinados princípios de como a vida deve ser. E esses princípios foram moldados, como eu já disse, ao longo da sua vida.

PSC

E como fazer então para conhecer mais acerca de si mesmo?

Exercícios para se autoconhecer durante o dia a dia

Aqui vou deixar algumas dicas de exercícios bem bacanas. São atividades lúdicas, na maioria das vezes, que mostram a você, de uma forma bem mais clara, o que você é. O primeiro exercício é fazer uma redação sobre a sua vida. Pare tudo, sente-se na sua mesa e escreva sobre a sua vida. Depois de terminar de escrever, veja o que ficou de fora e tente entender o porquê de você ter excluído tal fato de sua redação.

Também relembre dos momentos onde as suas emoções atingiram picos de intensidade. Por que em tais momentos as suas emoções foram tão fortes? O que estava acontecendo para que você se tornasse tão mais sensível?

E as suas reações em relação a essas emoções? O que você fez quando sentiu aquela tristeza profunda, o que você fez quando aquela decepção te pegou de jeito? E o que te fez feliz? Pense sobre as suas reações. Veja o padrão de reações que predomina. Se você faz o tipo mais agitado e agressivo ou mais introspectivo, por exemplo.

Por fim, escreva ou fale para um gravador sobre os sentimentos que você nutre pelas pessoas mais próximas. O que você sente pelos seus familiares, pelas suas amizades, coloque tudo para fora. Isso vai te tornar mais sensível e consciente para o que há dentro de você. A ideia é nunca parar de refletir sobre si próprio, pois, naturalmente, você criará a confiança necessária para começar a agir como alguém que se autoconhece.