Você, provavelmente, já deve ter ouvido muito a respeito da importância de ser verdadeiro e honesto. Contudo, saberia dizer exatamente o que isso significa? A verdade não implica apenas em ser honesto em relacionamentos com terceiros, mas também envolve a forma como lida consigo mesmo e o que sente. Pautar suas ações e decisões com base naquilo que acredita é fundamental para se libertar e se curar de ideias limitantes e, assim, conseguir ser autêntico e realizar seus objetivos com louvor.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

A Importância de Ser Verdadeiro

A sua verdade envolve quem você é, suas características, valores e ideais, então, ocultá-la é o mesmo do que se permitir interpretar um personagem falso, alguém que não corresponde à sua realidade. Muitos agem dessa maneira por insegurança e medo de serem rejeitados, e há também aqueles que o fazem para obter algum tipo de vantagem. Independente do motivo, faltar com a verdade é prejudicial tanto para aquele que fala quanto para o que ouve, simplesmente porque não é real.

Quando se é verdadeiro as pessoas gostam de ti por quem é na essência. Da mesma forma, ao ser genuíno poderá conquistar oportunidades porque tem capacidade e preenche os requisitos para tal, sem fingimentos. Aqueles que agem de forma contrária, por sua vez, correrão sempre o risco de serem desmascarados e de se frustrarem, por precisarem fingir ser algo que não são. Por mais que a verdade doa em muitos momentos, apenas ela é capaz de promover a paz e proporcionar uma mente tranquila.

Dicas Para Ser Verdadeiro Com os Outros e Consigo Mesmo

Ser verdadeiro é o mesmo que ser autêntico, ou seja, não ter medo de se expressar e agir de acordo com o que acredita. Essa é a melhor maneira de atrair para si apenas aquilo que lhe acrescenta, sem precisar fingir ou interpretar algo que não é. Confira, a seguir, as dicas que preparei para que viva a sua verdade na essência e sem medo.

1 – Conheça a Sua Verdade

Para ser verdadeiro em suas atitudes e palavras é necessário, em primeiro lugar, conhecer essa verdade profundamente. Para muitos, parece óbvio que cada um já se conheça o suficiente, entretanto, a maioria tem conhecimento apenas a respeito de uma pequena parcela daquilo que são. Apenas uma pessoa que se conhece bem é capaz de agir com autenticidade, ou seja, não depender da aprovação de terceiros e não ter medo de ser rejeitada.

PSC

Comece a se atentar para si da mesma maneira que faz com outros indivíduos. Observe as suas reações perante os acontecimentos, descubra o que te deixa feliz, o que te entristece, enfim, saiba o que gera cada emoção dentro de você. Assim, conseguirá expressar a sua verdadeira essência ao tomar decisões, definir metas, realizá-las e se relacionar com outras pessoas positivamente.

2 – Reconheça as Suas Falhas

Ser verdadeiro envolver reconhecer que, como todo ser humano, é falho e que isso não te faz inferior a ninguém. Ao admitir quando erra terá a oportunidade de aprender com aquilo e fazer diferente da próxima vez, aumentando suas chances de acerto. A vida é feita disso e, ao se recusar a reconhecer que falhou, estará abrindo mão de evoluir e se tornar uma pessoa cada vez melhor.

Adote o hábito de pedir desculpas caso uma atitude sua prejudique alguém de alguma forma. Sempre faça isso de todo o seu coração e não apenas para evitar se indispor com outras pessoas. A verdade deve estar presente em todas as suas atitudes e, principalmente, precisa vir de dentro, para que suas ações sejam genuínas e autênticas.

3 – Liberte-se dos Seus Medos

A coragem é um elemento fundamental para ser verdadeiro, pois é ela que te dará motivação para se mostrar quem é e sem máscaras. Nesse sentido, liberte-se do medo que tem de ser rejeitado e de não agradar. Para conseguir isso convido você a voltar até a dica um, pois é o autoconhecimento que te dará os elementos que precisa para desenvolver a autoconfiança e a segurança de viver a sua essência.

Então, perceberá que não há razão para ter medo de que as pessoas se afastem de você por discordar delas. Afinal, se elas não souberam respeitar a sua opinião e o seu jeito de ser, sem julgamentos, acusações e conflitos, é sinal de que realmente não merecem a sua companhia. Um dos benefícios de ser verdadeiro é exatamente esse, aprender a diferenciar aqueles que estão ao seu lado porque gostam de ti dos que permanecem apenas enquanto você concorda com tudo o que dizem e fazem.

4 – Evite Tentar Agradar a Todos

O mundo conta com mais de sete bilhões de habitantes, cada qual com suas características e particularidades. É de se imaginar que existem muitas diferenças entre todos e, é exatamente esse ponto que torna o universo extraordinário, pois é através dele que temos a oportunidade de aprender uns com os outros e de evoluirmos como seres humanos. Tentar agradar a todos é humanamente impossível e completamente desnecessário, pois aqueles que se afeiçoarem a você o farão por quem é.

Obviamente, não é aconselhável que imponha todas as suas opiniões aos outros, pois todos são livres para pensarem da forma que desejarem e julgarem como correta. Entretanto, desde que haja respeito, não há problema algum em expressar suas ideias, mesmo que elas sejam diferentes da maioria. Aprender a apreciar essas diferenças e crescer com elas é muito mais valioso do que se anular apenas para agradar.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

5 – Tenha Orgulho de Ser Quem é

Por fim, da mesma forma que tem orgulho daqueles que ama, aprenda a sentir o mesmo por você. Reflita a respeito de tudo o que viveu até aqui, incluindo as conquistas, as superações, os erros e acertos, o aprendizado, e, então, verá o quanto tem motivos para se orgulhar. Muitos confundem humildade com a necessidade de se autodepreciarem e se considerarem inferiores, isso não é questão de ser humilde ou não, mas sim de ter amor próprio e se valorizar.

Ter orgulho de ser você é um passo indispensável para agir de forma mais confiante, sem medo de contrariar os outros e de ser rejeitado. É esse sentimento que te dará força para tomar decisões de acordo com o que acredita, mesmo quando o mundo diz que deve fazer o contrário. Ele será a sua motivação para se manter firme no caminho da sua verdade.

Por mais desafiador que ser verdadeiro possa se mostrar em muitos momentos, trata-se de uma atitude que sempre valerá a pena. Por isso, busque sempre pautar as suas atitudes nos seus valores, ideias e naquilo que acredita. Se falhar, reconheça seu erro, peça perdão e recomece. A vida é feita de ciclos e cabe apenas a você se renovar sempre e buscar seu amadurecimento e sua evolução contínua. Lembre-se disso e ouse ser você!

Copyright: 582799375 – https://www.shutterstock.com/pt/g/feardaused69