ser-autentico-dicas

Seja Autêntico Sempre Que Possível

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de setembro de 2018

Autenticidade, se existe uma receita para ser feliz, esse com certeza é um ingrediente indispensável. Afinal, ser verdadeiro e viver de acordo com os seus valores e a sua essência é fundamental para que possa se sentir em paz consigo mesmo e tenha coerência entre pensamentos, ações e palavras. Por isso, se quer ter uma vida plena, seja autêntico e evite agir pensando apenas em agradar aos outros, pois assim estará correndo o risco de desagradar a pessoa mais importante da sua vida: você.

Se colocar em primeiro lugar nada tem a ver com egoísmo e sim com amor-próprio e autoestima, além disso é uma atitude essencial para que se sinta bem e possa oferecer o seu melhor para aqueles com os quais convive. Ao adotar uma postura autêntica, sentirá toda a segurança necessária para tomar decisões de maneira autônoma, sem se preocupar com a opinião de terceiros e sim com o seu bem-estar e daqueles que ama.

A Importância de Ser Autêntico em Suas Ações

Em uma escala de 0 a 10, o quanto é fiel a si mesmo ao agir e tomar decisões? É claro que é natural considerar os interesses daqueles que se ama, mas é importante se colocar em primeiro lugar quando suas escolhas forem impactar diretamente em sua felicidade. A sua profissão, os seus relacionamentos, seu estilo de vida, tudo isso deve ser definido considerando os seus reais desejos, para que se sinta satisfeito com os caminhos que escolher.

De nada adianta manter uma relação que não te faz feliz ou escolher uma profissão que nada tem a ver com as suas áreas de interesse, por exemplo, apenas para agradar terceiros. Prefira sempre ser autêntico e viver a sua verdade, porque assim também estará fazendo felizes aqueles que te amam verdadeiramente e que torcem para te ver bem.

Seja Autêntico Colocando em Prática 7 Atitudes Fundamentais

Depois de saber mais a respeito da importância da autenticidade, veja quais são as sete atitudes fundamentais para que possa vivenciá-la na prática.

1 – Reconheça a Sua Verdade

A primeira atitude para ser autêntico e agir de forma verdadeira em relação ao que acredita é reconhecendo a sua essência. Os valores que considera mais importantes, os seus sonhos, pontos fortes e de melhoria, enfim, todos os elementos que formam a pessoa que você é e que se refletem através em suas ideias e emoções. Dar esse passo inicial é fundamental para que os seguintes sejam realmente eficazes, porque tudo começa nessa conexão interna, que tem como objetivo conectar os seus pensamentos e as suas ações.

2 – Pratique a Auto-observação

Uma das maneiras mais eficazes de se conhecer melhor e, assim, adotar uma postura autêntica é se observando. Entender como você reage em cada tipo de situação irá permitir que descubra como as suas emoções funcionam e se manifestam, o que irá te proporcionar um maior controle sobre si mesmo. Portanto, comece a se observar da mesma maneira que faz com as outras pessoas, para que aprenda a lidar de forma mais positiva com os seus pensamentos e sentimentos.

3 – Questione-se Antes de Tomar Decisões

O melhor termômetro para identificar se uma decisão que pretende tomar é realmente sua ou fruto da influência de terceiros é o autoquestionamento. É preciso iniciar um profundo diálogo interno para que possa entender onde terminam os seus desejos verdadeiros e começa a necessidade de agradar outras pessoas. Por mais que seja natural querer ver aqueles que ama felizes, é importante impor certos limites, para que isso não comprometa a sua própria felicidade.

4 – Assuma as Suas Falhas

Ser autêntico envolve, também, assumir as suas falhas e não se envergonhar delas, afinal, todo ser humano está sujeito a cometer erros. Nesse sentido, sempre que algo sair diferente do esperado, se questione e identifique se houve uma falha da sua parte. Se sim, aceite, peça desculpas se necessário e aproveite a situação para aprender e fazer diferente em uma próxima oportunidade. Lembre-se sempre que todos, em algum momento, irão perder, e quando isso acontecer, mantenha-se atento para não perder a lição.

5 – Diga Sempre a Verdade

Ser autêntico é ser genuíno e, portanto, envolve dizer sempre a verdade, independente da situação. Muitos confundem sinceridade com grosseria e ignoram o fato de que é completamente possível ser sincero sem deixar de ser gentil, pois, para isso, basta usar o bom senso e a empatia. Diga a verdade quando lhe perguntarem, a situação lhe disser respeito ou puder, de alguma maneira, evitar uma injustiça. Nos casos em que a sua opinião não for acrescentar nada de positivo, o melhor a fazer é se calar.

6 – Desenvolva Autoconfiança

Para ser autêntico, é fundamental que busque desenvolver a sua autoconfiança, para que se sinta seguro ao tomar decisões. A chave para se tornar uma pessoa mais confiante está dentro de você e, para abrir essa porta, é importante que se conheça verdadeiramente e possa agir com convicção em relação ao que deseja e acredita ser o certo. Além disso, é necessário que deixe de lado os julgamentos, a culpa, as comparações e comece a se tratar com mais carinho, compreensão e respeito.

7 – Ouça as Outras Pessoas na Essência

Por fim, é importante que saiba ouvir as pessoas na essência, para que possa, também, conhecê-las melhor e, assim, se relacionar de maneira mais positiva com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e com a sociedade de uma maneira geral. Além do mais, quanto mais for um ouvinte ativo, mais argumentos e coerência terá para defender o seu ponto de vista, em qualquer tipo de situação. Afinal, a intenção de uma conversa é realmente promover o entendimento e não se transformar em uma competição para ver quem fala mais.

Coloque essas sete atitudes em prática e veja que passará a se sentir mais seguro para vivenciar a sua autenticidade e, assim, evitar tomar decisões apenas para ser aceito. Tenha sempre em mente que ser autêntico é desapegar da pessoa que você acha que deveria ser para aceitar e assumir quem realmente é.

 

Copyright: 650372746 – https://www.shutterstock.com/pt/g/elnariz

Deixe seu Comentário: