O título deste artigo é uma citação atribuída a Gandhi e que está ligada aos pensamentos que ele pregava: seja a mudança que você quer ver no mundo. Realmente, se formos parar para pensar, faz todo o sentido, afinal, se desejamos que algo mude precisamos fazer a nossa parte e iniciar essa transformação. Não dá para se manter inerte e esperar que as outras pessoas ou o governo façam alguma coisa, é preciso agir.

Gandhi é um grande exemplo disso, pois desejava a paz e a igualdade no mundo e dedicou a sua vida a isso. Lutou pela independência do seu país (a Índia), pelo fim do sistema de castas que dividia as pessoas pela classe social, pelos direitos da população e fez tudo isso de forma pacífica. O líder indiano partiu em 1948 e até hoje o mundo não alcançou o estado de paz que ele desejava, contudo, é preciso conhecer os feitos incríveis que realizou, deixando sua marca para sempre na história.

Já parou para pensar se Gandhi tivesse apenas sonhado com a paz sem tomar qualquer atitude? Certamente, hoje, nem estaríamos falando sobre ele, já que não saberíamos da sua existência. Isso também vale para você e para as mudanças que sonha para o mundo, para sua vida, sua família, sua carreira. Não dá para ficar parado esperando que as coisas aconteçam, tome uma atitude, caminhe em direção aos seus objetivos e incentive as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo.

Não espere o mundo mudar! Seja a mudança que você quer ver no mundo.

7 Atitudes para ser a mudança que deseja ver no mundo – Faça a sua parte!

Se deseja que sua família seja mais unida, suas amizades sejam mais verdadeiras, seu ambiente de trabalho seja mais amistoso ou tem qualquer outro desejo que envolva mudança, dê o primeiro passo. Se ficar parado se lamentando, nada irá mudar, por isso, escolha agir e fazer a diferença, colocando as atitudes a seguir em prática.

1 – Identifique o que deseja mudar

Antes de qualquer coisa, é preciso que saiba exatamente o que está te incomodando para iniciar o seu projeto de mudança. Não importa se é algo pessoal ou grandioso, como a paz sonhada por Gandhi, acredite, seus gestos podem fazer a diferença. Nesse segundo caso, evite focar nas ações de terceiros, concentre-se em você e em como pode contribuir. Mesmo que essa missão não possa ser “concluída”, por assim dizer, o importante é o que você irá sentir e no que irá conquistar ao seu redor.

2 – Liberte-se de pensamentos limitantes

PSC

Um grande obstáculo para colocar o pensamento de Gandhi em prática são as ideias limitantes do tipo: “do que adianta eu me dedicar se as outras pessoas não irão contribuir? ou “fazer isso é como enxugar gelo, nunca vou conseguir”. Se todos pensassem assim, ninguém nunca faria nada. O mundo realmente não se tornou o lugar pacífico sonhado pelo líder indiano, mas ele conseguiu realizar feitos fantásticos que não teriam se tornado realidade se ele tivesse se deixado levar por pensamentos bloqueadores.

3 – Concentre-se no que pode fazer e aja

Você não pode determinar como as outras pessoas irão se comportar, mas pode escolher como irá agir. Se deseja trabalhar por um país com menos desigualdade social, por exemplo, concentre-se em realizar um projeto de ajuda a quem precisa na sua cidade ou fazer parte de algum que já exista. Em vez de se lamentar pelo cenário olhando-o pelo macro, foque no micro, no que está ao seu alcance e, assim, já estará realizando um excelente trabalho.

4 – Ensine através do exemplo

Nos casos em que deseje uma mudança de postura das pessoas, sejam elas familiares, amigos ou mesmo em sociedade, ensine através do exemplo. Se quer mais atenção, seja atencioso, se quer educação no trânsito, faça a sua parte e seja um bom motorista. Parece óbvio dizer isso, mas a verdade é que muitas pessoas lamentam pelo comportamento alheio sem perceber que estão agindo da mesma forma. Por isso o autoconhecimento é tão importante, para que faça uma autoanálise e inicie a mudança por você.

5 – Seja fiel ao que acredita

Não desanime ao ver as pessoas agindo de forma contrária ao que gostaria, mantenha-se fiel ao que acredita e lute por isso. Evite começar a fazer algo que considera errado apenas porque os outros estão fazendo, pois, assim, estaria indo contra os seus próprios princípios. Você nunca irá perder por agir do modo que considera ser correto, mesmo que isso envolva percorrer um caminho mais longo, acredite, atalhos não compensam.

6 – Busque evoluir sempre

Tenha a evolução como um valor pessoal, busque se conhecer, aprender coisas novas, ter empatia pelo próximo, isso certamente te ajudará a contribuir para um mundo melhor, incluindo tanto o seu círculo de convivência quanto a sociedade como um todo. Mesmo que pareça que as suas ações são um pequeno grão de areia, imagine a transformação que pode ser realizada quando vários desses pequeninos grãos se juntarem.

7 – Adote pequenos hábitos que contribuam para um mundo melhor

Independentemente de qual seja a mudança que deseja, existem ações que são essenciais para um mundo melhor, são elas:

  • Ter empatia pelas pessoas;
  • Reduzir a quantidade de lixo que descarta;
  • Não espalhar notícias falsas, as chamadas fake news;
  • Evitar o desperdício;
  • Respeitar a natureza e os animais;
  • Economizar água e energia;
  • Votar com consciência e cobrar os candidatos eleitos;
  • Prezar sempre pelo diálogo e nunca pela violência;
  • Agir com honestidade;
  • Respeitar o próximo;
  • Ajudar quem precisa da forma que puder;
  • Compartilhar conhecimento;
  • Respeitar o diferente;
  • Ser um bom exemplo para as crianças, que são as sementes do futuro.

Viu como existem várias ações que pode adotar para se tornar a mudança que deseja ver no mundo? Evite ficar parado, dê o primeiro passo, faça a sua parte, assim, além de contribuir com a causa que acredita estará também fortalecendo o seu senso de utilidade, algo que é tão poderoso e importante na vida de uma pessoa. Quanto mais se sentir útil, mais motivação terá para se dedicar aos seus objetivos, crescer e evoluir.

Se este artigo te inspirou e te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!