Sim, errar é humano. Desculpar-se pela falha é um ato de reconhecimento e humildade. Porém, mais do que apenas sentir muito pelo erro, é essencial buscar pela correção do mesmo. Seja por meio de ações que possam consertar a situação ou de estratégias que evitem a repetição. Então, o artigo de hoje vai ensinar a como não se enganar? De modo algum, pessoa querida! Você, eu e todo mundo vamos errar ainda até o fim da vida. Meu objetivo é que você crie a consciência de alguns pontos fundamentais a respeito de situações negativas que não estamos esperando. Saiba quais são eles ao continuar a ler esse texto.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

Permita-se aprender com seus erros

Errar faz parte da nossa história, dos nossos aprendizados, do processo evolutivo e de ressignificação. A grande questão é não fazer das suas dificuldades como motivo para cometer erros. Será mesmo que você não está se programando para cometer erros no lugar de acertos? Pense nisso, pois quando nos acostumamos a nos desculpar, é possível que, desde o início de algo, podemos estar nos programamos mentalmente para errar.

Se ontem você cometeu um erro no trabalho, o que vai fazer hoje para que este mesmo erro não se repita? Se você falou algo negativo para seu amigo e acabou ofendendo a pessoa, você vai continuar a repetir o que lhe desagradou? Do mesmo modo, se você se atrasou um compromisso muito importante e perdeu uma grande oportunidade de negócio ou trabalho, vai fazer o mesmo da próxima vez?

O problema não é errar, mas sim estar ciente do seu erro e não fazer nada de diferente para evitar repeti-lo no futuro. Quando ignoramos nossos pontos de melhoria acabamos fazendo sempre tudo igual, tendo os mesmos resultados e sofrendo da mesma forma as consequências desta falta de mudança.

Pense nisso e procure desenvolver um comportamento mais assertivo em sua vida pessoal e profissional, observe onde você está errado, como está errando, onde pode melhorar e defina o que pode fazer a partir de agora para mudar isso. Livre-se do rótulo daquele ou daquela que “sempre faz tudo errado” e não pelos outros, mas por você, por sua vida, por sua felicidade, por seus sonhos e resultados.

PSC

 

Passo a passo para consertar as falhas

Confira um guia simples de como reagir aos erros na sua vida pessoal ou profissional:

  1. Previsão: o primeiro passo é fazer de tudo para não errar! É óbvio que tanto no âmbito pessoal quanto profissional devemos fazer o possível para evitar os erros. Seja revisando o planejamento, pedindo conselhos ou refletindo sobre as nossas decisões.
  2. Aceitação: aconteceu algo negativo que estava fora do esperado? Acalme-se! É muito importante entender que, apesar de todo o trabalho físico ou mental, é possível que uma falha aconteça. Simplesmente aceite, afinal ninguém ou nada é perfeito.
  3. Resolução: achou o engano? Hora de corrigir e não de se lamentar! Faça uma análise detalhista, chame por ajuda, reflita, planeje e coloque suas ideias em ação. Seja para corrigir o erro ou para evitar que ele aconteça de novo.
  4. Reconhecimento: essa hora é interessante também pensar sobre quem pode ter ficado magoado com a ação errônea para fazer um pedido de desculpas. Esse é um passo que deve ser avaliado se é necessário, pois depende da situação. Digo isso, pois vale lembrar de que não adianta nada pedir desculpas ao seu chefe, pois o seu superior precisa apenas de uma solução. O pedido de “sinto muito” é válido caso a empresa tenha ferido os sentimentos de um cliente específico ou de um grupo de pessoas. Em âmbito pessoal, o pedido é essencial na maioria das situações.
  5. Culpabilidade: quando o erro está exposto não adianta gastar tempo e sinapses buscando pelos culpados ou se lamentando, caso a culpa seja sua. É necessário fazer a análise clínica que falei acima e tentar resolver da melhor forma possível. Depois, se ainda for preciso, busque pelo “culpado” não para simplesmente apontar o dedo, mas para fazer uma crítica construtiva. Mais um passo em que é preciso avaliar em cada cenário.

Evolua com o coaching

Se você já leu outros textos meus sabe que sou master coach senior, fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Escrevo isso com muito orgulho, pois realmente acredito no trabalho que eu e outros profissionais maravilhosos realizamos no IBC. São horas e horas dedicadas ao estudo e aos melhores formatos de ensinar sobre autoconhecimento, autodesenvolvimento e empoderamento.

Inclusive, o método pode ser uma ótima ferramenta para que você entenda porque você está errando em determinadas situações. Ao conhecer melhor a si mesmo você será capaz de compreender a origem de determinados comportamentos que você tem e como eles podem se transformar para serem menos sabotadores no seu dia a dia. Nesse sentido, a formação Psicologia Positiva, baseada no moderno estudo feito pelo professor Martin Seligman, é muito interessante, pois ela ensina a:

  • Controlar suas reações e sentimentos com a inteligência emocional;
  • Despertar o potencial máximo dos pontos fortes da sua personalidade e das suas capacidades técnicas;
  • Entender quais são suas verdadeiras motivações e reavaliar objetivos de vida;
  • Criar e sustentar planos de ação possíveis e estimuladores;
  • Compreender quais são os efeitos de exercer o pensamento e comportamento positivo no dia a dia;
  • Desenvolver hábitos energizadores;
  • Obter conhecimento de neurociência;
  • Aprender a exercer o autoconhecimento e o autodesenvolvimento diariamente, afinal estamos em constante evolução.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

 

Você irá compreender todos esses conceitos em aulas teóricas e práticas e com atividades. Mais impressionante que o conteúdo exclusivo são os resultados que você terá após as 150 horas de curso. São consequências positivas que poderão ser verificadas em curto, médio e longo prazo tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele.

O seu sucesso depende de você

O sucesso é a soma de acertos e erros e, especialmente, dos aprendizados e ensinamentos que tiramos das nossas falhas. São elas que nos fazem crescer, ressignificar, ser mais autoconscientes e ir além. Pense nisso e ouse errar menos e aprender mais!

 

Copyright: 716973469 – https://www.shutterstock.com/pt/g/leremy