saude-mental

Saúde Mental e Trabalho – Qual a Ligação Entre Eles?

Por: José Roberto Marques | Blog | 03 de janeiro de 2018

O trabalho ocupa uma parcela significativa da vida das pessoas e, por isso, possui grande influência sobre a saúde mental e o bem-estar dos indivíduos. Muito se fala a respeito da saúde do corpo e, inclusive, é comum que os colaboradores se ausentem da empresa para ir a consultas médicas e realizar exames, mas raramente os temas saúde mental e trabalho são abordados em conjunto.

Falar sobre esses assuntos é fundamental para que os profissionais sejam vistos por um viés mais humanizado e, com isso, se sintam mais motivados a procurarem ajuda quando algo não estiver bem. Organizações que se preocupam com a saúde mental dos seus funcionários só têm a ganhar. Os retornos que se tem ao realizar iniciativas voltadas para a qualidade de vida dos profissionais são muitos, como, por exemplo, colaboradores mais produtivos, criativos e que se comunicam de forma mais eficaz e que cuidam melhor do seu bem-estar físico, emocional e espiritual.

Saúde Mental e Trabalho em Pauta

Recentemente, e-mails trocados por uma funcionária de uma empresa norte americana e seu chefe viralizaram na internet e o foco das mensagens era exatamente a relação entre a saúde mental e o trabalho. Tudo começou quando a profissional, que tem depressão e ansiedade, mandou um e-mail para a sua equipe informando que iria se afastar durante dois dias para cuidar de sua saúde mental e que, após essa pausa, voltaria renovada.

Surpreendentemente, o chefe respondeu dizendo que estava grato pela atitude dela e que sua mensagem era um exemplo para todos da empresa, inclusive para ele, sobre o quanto é importante cuidar da saúde mental e falar sobre o assunto. Ele ainda completou dizendo que ela estava certa em utilizar o benefício do afastamento para cuidar da mente e que essa atitude era fundamental para colocar fim a um estigma.

A profissional ficou surpresa com a resposta do líder e, por isso, resolveu compartilhar os e-mails em sua rede social, atingindo milhares de pessoas. A moral dessa história é que, mesmo com tanta evolução em campos como da ciência e da tecnologia, a relação entre saúde mental e trabalho ainda é considerada um tabu. É essencial que todos entendam que, assim como é natural que uma pessoa que machuca um membro do corpo pare para se recuperar, o mesmo deve acontecer quando um problema emocional.

Quando notar que um colega de trabalho está demonstrando algum tipo de emoção diferente do normal, ofereça ajuda. É importante que cada um faça a sua parte para colocar fim a um preconceito tão antigo e para que um choro descontrolado seja visto da mesma maneira que uma infecção na garganta, por exemplo. Lembre-se que os transtornos mentais merecem a mesma atenção do que os problemas físicos e todos devem ser tratados da melhor forma possível.

Dicas Para Manter a Saúde Mental no Trabalho

No Brasil, mais de 10% da população sofre com algum tipo de transtorno psicológico, com maior destaque para a depressão e ansiedade. É um número que realmente chama a atenção e comprova o quanto é necessário cuidar da salubridade mental, pois ela é tão importante à saúde do corpo. Na realidade, ambas estão interligadas e quando uma está com problema, acaba refletindo na outra.

Preparei algumas dicas que vão te ajudar a cuidar da sua mente em relação ao trabalho, para que ela se mantenha produtiva e desempenhando todo o potencial que possui.

1 – Seja uma Pessoa Assertiva

Uma pessoa assertiva é aquela que tem segurança a respeito de suas opiniões e consegue responder “sim” e “não” com naturalidade. Essa atitude é importante em todas as áreas da vida, e, no trabalho, se torna ainda mais necessária. A assertividade irá te ajudar a recusar pedidos que não puder cumprir, a pedir ajuda quando se sentir sobrecarregado e ser sempre honesto com seus colegas de trabalho. Indivíduos que têm dificuldade em dizer “não” costumam guardar muitos sentimentos negativos e isso é altamente nocivo e pode comprometer a saúde mental.

2 – Pratique uma Atividade Física

O foco deste artigo é a saúde mental, entretanto, conforme disse anteriormente, corpo e mente estão intimamente ligados. Os exercícios físicos fazem com que o cérebro produza endorfina, uma substância que é capaz de promover uma grande sensação de relaxamento, bem-estar e prazer. Realizar uma atividade física regularmente é uma ótima maneira de extravasar o estresse de um dia cansativo de trabalho e equilibrar-se.

3 – Mantenha um Bom Relacionamento Com os Colegas

Pare para pensar e chegará à conclusão de que passa mais tempo do seu dia com os seus colegas de trabalho do que com os seus familiares. Então, se deseja viver com a mente tranquila, é indispensável que mantenha um bom relacionamento com aqueles que trabalham com você. Não é necessário se tornar o melhor amigo de ninguém, a menos que aconteça uma identificação natural, basta que construa relações baseadas do respeito e na cooperação. Isso irá se refletir, inclusive, na produtividade de toda a equipe.

4 – Organize Suas Atividades

O simples ato de organizar todas as atividades que precisa realizar em um mesmo dia irá te ajudar a dividir melhor o seu tempo e, assim, dar conta de tudo. Faça uma lista e classifique cada item por ordem de importância, priorizando os que possuem prazo menor e são mais urgentes. Ao riscar cada tarefa realizada se sentirá motivado a continuar trabalhando para cumprir tudo ao qual se propôs a fazer em cada dia.

5 – Faça Pausas Para Relaxar a Mente

A cada uma hora de trabalho, pare por alguns minutos para relaxar, aproveite para beber água, esticar as pernas ou, mesmo, se alongar. Faça isso, inclusive, se estiver trabalhando em algo que exija um grande esforço mental. Insistir em manter o foco sem realizar pausas fará com que sua mente se esgote mais rapidamente. Então, pare por alguns minutos e volte com ainda mais atenção e energia.

6 – Mantenha a Mesa de Trabalho Organizada

A mesa de trabalho de uma pessoa é um reflexo da sua mente. Se ela estiver bagunçada e com vários objetos fora do lugar, além de dificultar que encontre algo que precisa, terá dificuldades para se concentrar. Por isso, é muito importante manter todos os itens organizados e isso vale também para gavetas e pastas. Com o tempo, a organização se tornará um hábito e verá o quanto ela é necessária para manter a mente focada.

E você, qual é a sua opinião a respeito do tema saúde mental no trabalho? Como se sente neste exato momento: bem ou precisando de um tempo maior para se cuidar? O que acha que falta para que esse assunto seja tratado com a atenção e respeito que merece? Deixe seu comentário, pois quero muito saber a sua opinião e, claro, lembre-se sempre de cuidar-se com atenção e carinho e de sempre priorizar sua saúde mental, física, emocional e espiritual!

Copyright: 572649838 – https://www.shutterstock.com/pt/g/belchonock

Deixe seu Comentário: