respeito é um elemento fundamental em qualquer tipo de relação humana, e é algo que deve partir de todos os envolvidos. Relacionamentos amorosos, familiares, profissionais, de amizade e sociais apenas dão certo quando todos consideram o espaço do outro. Aproveito para te convidar a refletir sobre o que você respeita, se realmente consegue identificar o limite entre os seus direitos e os dos outros, ou se apenas está exigindo ser respeitado sem fazer a sua parte.

A intenção aqui não é a de fazer com que se julgue e se culpe, mas sim que reflita e identifique pontos do seu comportamento que podem ser desenvolvidos e melhorados. Lembre-se que nenhum ser humano é perfeito e reconhecer isso é essencial para ter humildade e ir em busca do aprendizado e, consequentemente, da evolução.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!

O Que Você Respeita?

A palavra respeito tem origem do termo em latim respectus, que significa consideração e atenção. Dessa forma, ao agir de maneira respeitosa em relação a alguém, está mostrando que está atento e que considera o espaço e os direitos daquela pessoa. Viver o respeito mútuo na prática envolve agir com os outros da mesma maneira que gostaria que agissem com você.

Nesse sentido, assim como se incomoda com um vizinho que coloca o som alto em um horário inapropriado, deve evitar ter o mesmo tipo de atitude. Esse é um exemplo simples, mas que vale para tudo, como estacionar o carro em locais não permitidos, expressar a sua opinião, tratar as pessoas com educação e mais uma infinidade de situações. Respeito e coerência são duas coisas que devem andar sempre juntas, pois assim evita-se exigir algo que não está disposto a oferecer ao outro.

7 Atitudes Essenciais Para Praticar o Respeito Mútuo

Depois de saber mais sobre o respeito mútuo e sua importância para a boa convivência entre as pessoas, confira quais são as atitudes essenciais para vivenciar isso na prática. Lembre-se que ninguém perde por agir de maneira respeitosa em relação aos demais, pelo contrário, pois a partir de uma mudança no seu comportamento, grandes transformações podem acontecer ao seu redor.

1 – Tenha Empatia Pelas Pessoas

PSC

empatia é o ato de se colocar no lugar do outro para tentar imaginar como ele se sente. É um exercício fantástico porque faz com que evite se deixar levar por julgamentos preconceituosos. Além disso, abre espaço para a compaixão e a generosidade, pois sentirá vontade de ajudar um indivíduo ao perceber que ele está sofrendo, sem se prender ao motivo que o fez estar naquela situação. Afinal, o que importa é aquele momento que estão vivendo e o que você pode fazer para tornar aquela dor menor.

VOCÊ É FELIZ?

2 – Respeite as Opiniões do Próximo

Estamos vivendo uma era em que muitas pessoas expõem suas opiniões, principalmente nas redes sociais, impondo-as aos outros como se fossem verdades absolutas. Essa postura é ruim porque desrespeita o direito do outro de também se expor e impede que se tenha debates saudáveis e produtivos. Dessa maneira, é fundamental que tenha respeito pelas ideias alheias, mesmo quando elas são completamente contrárias às suas, pois assim estará mostrando que não se considera superior, apenas diferente.

3 – Evite Fazer Com o Outro o Que Não Gostaria Que Fizessem Contigo

Lembra do exemplo que citei no início sobre o som alto e os vizinhos? Então, é aqui que ele se aplica, pois envolve se comportar com as outras pessoas da mesma maneira que gostaria que comportassem contigo. Adotar essa postura não irá garantir que seja tratado com respeito, contudo é um passo que estará dando para inspirar outras pessoas. Além disso, o desejo de agir de forma positiva deve partir de uma vontade sua e não depender das ações de terceiros.

4 – Trate a Todos Com Gentileza

Não são apenas aqueles que ocupam cargos importantes na empresa em que trabalha que merecem o seu respeito e a sua gentileza, mas sim todos aqueles com os quais convive. Seus colegas de trabalho, a pessoa responsável pela limpeza, o porteiro do prédio em que você mora, seus familiares, todos devem ser tratados com consideração. E é importante que faça isso porque realmente acredita nessa igualdade e não para ganhar créditos, afinal agir com respeito é uma obrigação de todos.

5 – Ouça o Outro Com Atenção

Existe uma forma de desrespeito que é sútil, mas nem por isso deixa de ser ruim, que é não dar atenção para uma pessoa quando ela está falando. Isso vale tanto para uma conversa quanto para uma aula ou apresentação, por exemplo. Aquele indivíduo que está ali, na sua frente, está dedicando o tempo dele para lhe passar algum tipo de informação, então, o mínimo que pode fazer é ouvir de forma atenciosa, evitando conversas paralelas e ficar olhando o celular a todo o momento.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau
da sua felicidade!

6 – Honre a Confiança Que Lhe For Depositada

Outra forma de respeito muito importante é honrar a confiança que alguém deposita sobre ti. Isso se aplica quando uma pessoa lhe conta um segredo, quando se está vivendo um relacionamento amoroso e, também, em relação a uma empresa que te contrata. Respeitar, nesses exemplos e em outros casos, é agir da forma que foi acordada entre vocês no início. É assim que se constrói uma imagem de credibilidade perante a sociedade.

7 – Reconheça Que Todas as Pessoas Merecem Respeito

Não são apenas as pessoas que você gosta que merecem o seu respeito. Aquele seu colega de trabalho ou vizinho que tem uma opinião completamente divergente da sua em relação à política, religião e vários outros assuntos também merece. Isso não significa que deve concordar com ele, mas sim respeitar o direito dele de tê-las. Como bem disse Voltaire: posso não concordar com uma só palavra que diz, mas irei defender até a morte o seu direito de dizê-la.

Depois de ler todas essas informações, responda para si mesmo o quanto anda praticando o respeito mútuo em suas ações. Através dessa reflexão poderá identificar os pontos que precisa trabalhar em seu comportamento e, assim, se tornar uma pessoa cada vez melhor. Lembre-se sempre que o respeito é a base de tudo!

Seja Gentil!!!

Ser gentil pode ser um desejo de muitos, mas realização de poucos. Seja gentil! Você consegue imaginar um mundo se todas as pessoas praticassem a gentileza? Ser gentil é uma prática, como disse Dalai Lama: “Quanto mais você nutrir um sentimento de bondade amorosa, mais feliz e calmo você será”.

Saiba que há várias maneiras, e bem simples até, de demostrar sua bondade diariamente. Podemos pensar numa simples atitude de deixar alguém passar na sua frente numa fila de trânsito, por exemplo. Sorrir para uma pessoa que você nunca viu, ou simplesmente se oferecer a ajudar alguém com dificuldades. 

Sem falar nas palavras amigas e doces que podem expressar nossos mais sinceros sentimentos. É fato que nossas palavras estão entre os maiores atos de bondade, e a maneira como nos comunicamos diariamente, às vezes não percebemos o quanto é sem consideração e respeito. É preciso estar atento a que tipo de tratamento estamos dispensando aos nossos colegas de trabalho, amigos ou membro da família. 

Por isso, antes de falar com alguém, se atente em praticar gentileza. Pergunte a você mesma: Gostaria de ser tratada assim? Isso vai acrescentar algo de bom para a outra pessoa? Ser gentil não custa nada, pelo contrário, é uma excelente prática para se tornar um indivíduo mais consciente. Comece a enxergar o outro através do olhar, verá o grande sentimento de amor e bondade invadir sua alma!!!

E para deixar algo ainda mais valioso para você, seguem algumas citações sobre bondade e palavras amigas, para sempre se lembrar o quanto é rico, importante e faz uma grande diferença você ser gentil, no dia a dia, com seu próximo: 

 

  1. “Existem três coisas importantes na vida: a primeira é ser gentil; a segunda é ser gentil; e a terceiro deve ser gentil. ”- Henry James
  2. “Palavras podem inspirar, embora também podem destruir. Você faz a escolha! ” – Robin Sharma
  3. “Ternura e bondade não são sinais de fraqueza e desespero, mas manifestações de força e resolução. ” – Kahlil Gibran
  4. “As palavras são recipientes para o poder, você escolhe que tipo de poder elas carregam. ” – Joyce Meyer
  5. “Você não pode fazer uma gentileza cedo demais, pois nunca sabe quando será tarde demais. ” – Ralph Waldo Emerson
  6. “Seja cuidadoso quando se trata de suas palavras. Uma série de coisas que não significam muito para você pode ficar com alguém por toda a vida. ” – Rachael Wolchin
  7. “Não podemos dizer o momento exato em que a amizade se forma. Como no enchimento de um vaso, gota a gota, há finalmente uma gota que a atropela; portanto, em uma série de gentilezas, há finalmente uma que faz o coração disparar. ” – Ray Bradbury
  8. “Palavras: por mais inocentes e impotentes que sejam, em um dicionário, quão potentes para o bem e o mal se tornam nas mãos de quem sabe combiná-las.” – Nathaniel Hawthorne
  9. “Um gesto gentil pode atingir uma ferida que somente a compaixão pode curar.” – Steve Maraboli
  10. “Nossa bondade pode ser o argumento mais persuasivo para aquilo em que acreditamos. ” – Gordon B. Hinckley
  11. “Ao longo da história da humanidade, nossos maiores líderes e pensadores usaram o poder das palavras para transformar nossas emoções, nos alistar em suas causas e moldar o curso do destino. As palavras não podem apenas criar emoções, elas criam ações. E de nossas ações fluem os resultados de nossas vidas. ” – Tony Robbins
  12. “Como a bondade é transmitida e cresce a cada vez que passa, uma simples cortesia se torna um ato de coragem altruísta, anos depois e muito longe. ” – Dean Koontz
  13. “Uma palavra gentil pode mudar o dia inteiro de alguém.” – autor desconhecido
  14. “Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível. ”- Dalai Lama
  15. “Use as palavras com cuidado, pois elas têm mais poder do que as bombas atômicas. ” – Pearl Strachan Hurd
  16. “Quando a escolha é certa ou gentil, sempre faça a escolha que traga paz.” – Wayne Dyer
  17. “Mas se o pensamento corrompe a linguagem, a linguagem também pode corromper o pensamento.” – George Orwell
  18. “A compaixão pelos outros começa com bondade para conosco. ” – Pema Chödrön
  19. “Sua palavra é o poder que você tem que criar; é um presente. ” – Don Miguel Ruiz
  20. “Pense no poder das palavras. ” – Swami Vivekananda
  21. “A língua não tem ossos, mas é forte o suficiente para partir um coração. Portanto, tenha cuidado com suas palavras. ” – autor desconhecido
  22. “Palavras amáveis ​​não custam muito. No entanto, eles realizam muito. ” – Blaise Pascal
  23. “Existe uma forma de comunicação que transcende o poder das palavras.” – Joesph B. Wirthlin
  24. “Que cada palavra que seja dita em nossas bocas sejam palavras que se elevem, e nunca palavras que se soltem. ” 
  25. “Nunca subestime o poder das palavras para curar e reconciliar relacionamentos.” – H. Jackson Brown
  26. “Há algo sobre palavras. Nas mãos de especialistas, manipulados habilmente, elas o prendem. Enrolam-se em torno de seus membros como seda de aranha, e quando você está tão encantado que não pode se mover, elas perfuram sua pele, entram em seu sangue, entorpecem seus pensamentos. Dentro de você elas trabalham sua mágica. ” – Diane Setterfield
  27. “Ela ficou fascinada com as palavras. Para ela, as palavras eram coisas bonitas, cada uma como um pó ou poção mágica que poderia ser combinada com outras palavras para criar feitiços poderosos. ” – Dean Koontz
  28. “Suas palavras se tornam seu mundo.” – Nadeem Kazi
  29. “As palavras não estão no poder dos homens; os homens estão no poder das palavras. ” – Herman Bahr
  30. “Se você acredita no poder das palavras, pode provocar mudanças físicas no universo.” – H. Scott Momaday
  31. “Ele também conhece o poder das palavras. ” – Paulo Coelho
  32. “A Linguagem cria a realidade. As palavras têm poder. Fale sempre para criar alegria. ” – Deepak Chopra
  33. “Palavras lindamente ditas, têm o poder de cativar a mente de qualquer pessoa.” – Sam Veda
  34. “As palavras têm um poder mágico. Elas podem trazer a maior felicidade ou o mais profundo desespero. ” – Sigmund Freud
  35. “As palavras criam mundos.” – Pierre du Plessis
  36. “Há poder nas palavras. O que você diz é o que recebe. ” – Zig Ziglar
  37. “Eu sou, duas das palavras mais poderosas. O que você coloca atrás delas molda sua realidade. ” – Joel Osteen
  38. “As palavras têm o poder de fazer as coisas acontecerem.” – Frederick Buechner

 

Muito são os significados por detrás das palavras, elas têm poder e sabedoria, por isso, ouça mais…

O que você diz pode ajudar muito uma pessoa, mas pode também destruir. 

Todos nós temos o poder de edificar pessoas, pense na gentileza, no respeito mútuo. Escolha as atitudes e palavras com cuidado.

E o mais importante!!!

Profira palavras positivas para você mesma! Isso vai trazer crença e esperança dentro de ti! Que esse artigo e essas citações inspirem você a promover mudanças que te torne um Ser de Luz! 

 

Copyright: 1027456318 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nok%20lek