Como-superar-uma-decepção

Veja 5 Dicas de Como Superar uma Decepção no Trabalho

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 28 de agosto de 2017

Saber como superar uma decepção profissional é muito importante para quem deseja construir uma carreira sólida. Entretanto, por uma infinidade de motivos nem sempre nos sentiremos plenamente realizados com o trabalho que temos. Neste sentido, para evitar perder a motivação é importante saber gerenciar essas decepções e transformá-las em combustível para vencer novos desafios, pois é isso que te ajudará a ser bem-sucedido e a seguir em frente.

Portanto, não deixe que uma decepção te transforme em um profissional infeliz e negativo ou te faça perder seu entusiasmo com sua profissão e carreira. Para isso eu trouxe exemplos de atitudes que podem ajudar a aumentar sua automotivação.

 5 Dicas de Como Superar uma Decepção e Conquistar a Realização Profissional

Abaixo eu listei cinco dicas que podem te ajudar a entender melhor como superar uma decepção no trabalho, a se fortalecer nas dificuldades, se empoderar profissionalmente, superar seus desafios e continuar a investir na ascensão de sua carreira. Continue lendo e confira:

1 – Não Terceirize as Responsabilidades

Quando algo não vai bem na carreira, algumas pessoas tendem a culpar terceiros pela situação e não percebem que está em suas mãos – e nas de mais ninguém – a chave para mudar esse cenário. Nem os clientes, chefes ou os colegas de trabalho podem ser responsabilizados pela forma como você se sente ou por seus resultados.

Identifique o fator desencadeante dos sentimentos negativos ou as situações que te fazem se sentir menos realizado com seu trabalho, enfrente seus problemas e foque em encontrar soluções para resolver suas dificuldades e ter mais qualidade de vida na empresa.

2 – Controle o Excesso de Expectativas

Parece estranho dizer para que as pessoas tenham expectativas menores em relação ao seu trabalho, contudo, isso ajuda a evitar o sentimento de decepção quando os objetivos esperados não vêm exatamente no momento em que o profissional espera e deseja. Pense da seguinte forma, se as expectativas são realistas em relação a um determinado trabalho; você terá muito mais chances de se sentir realizado.

Dedique o seu esforço e os seus conhecimentos a tornar o seu dia a dia mais produtivo e instigante. Fomente a realização das suas demandas e dos seus alvos, mas sem criar expectativas demais em relação a tudo, pois isso pode gerar uma ansiedade negativa e minar os seus resultados ao invés de te ajudar.

3 – Aprenda Com os Erros

Dentre os melhores conselhos sobre como superar uma decepção no trabalho é essencial falar sobre a importância de aprender com os seus erros. Mesmo que você seja o mais dedicado dos profissionais, ainda enfrentará situações complicadas e terá resultados negativos em alguns projetos. Não se negue a observar o erro, aprenda com ele. Com isso, numa situação semelhante no futuro você saberá como agir e estará mais seguro e assertivo. Ficar remoendo suas falhas não mudará o final da história. Mude e seus resultados mudarão também!

4 – Acredite em Si Mesmo

Para algumas pessoas pode ser bastante impactante se ver diante de uma situação de aparente fracasso ou que a faça acreditar que não está preparada para o mercado. Não abaixe a cabeça e lembre-se do quanto quis chegar onde está e no quanto ainda quer alcançar. Você somente entenderá que sabe como superar uma decepção no momento em que não se sentir impelido a desistir na primeira dificuldade.

5 – Reduza a Ansiedade Gerada Pela Decepção

Se você permanecer pensando em como foi ruim quando algo não deu certo, dificilmente conseguirá bons resultados nas próximas empreitadas. Não deixe que a ansiedade e a preocupação com o que ainda não aconteceu te impeçam de prosseguir. As decepções devem ser deixadas no passado, lembre-se delas somente quando for tirar uma lição positiva das mesmas.

Agora aproveite para aplicar as dicas que dei sobre como superar uma decepção no trabalho e transforme a sua ralação com a sua profissão e também os seus resultados. Faça sua parte e conquiste o sucesso que merece.

Deixe seu Comentário: