Saber como superar uma decepção profissional é muito importante para quem deseja construir uma carreira sólida. Entretanto, por uma infinidade de motivos, nem sempre nos sentiremos plenamente realizados com o trabalho que temos. Podemos estar infelizes com o salário, com as atividades, com o estilo de vida, com a área escolhida ou com uma empresa específica.

Nesse sentido, para evitar perder a motivação, é importante saber gerenciar essas decepções e transformá-las em combustível para vencer novos desafios, pois é isso que o ajudará a ser bem-sucedido e a seguir em frente. Portanto, não deixe que uma decepção o transforme em um profissional infeliz e negativo ou que o faça perder o seu entusiasmo com a sua profissão e carreira.

Para isso, separamos 5 exemplos de atitudes que podem ajudar a aumentar a sua automotivação, mesmo nesses momentos de decepção no trabalho. Quer descobrir? Então, é só dar continuidade à leitura a seguir!

5 dicas de como superar uma decepção e conquistar a realização profissional

Abaixo, listamos 5 dicas que podem ajudá-lo a entender melhor como superar uma decepção no trabalho, a se fortalecer nas dificuldades, a se empoderar profissionalmente, a superar os seus desafios e a continuar a investir na ascensão da sua carreira. Continue lendo e confira!

1. Não terceirize as suas responsabilidades

Quando algo não vai bem na carreira, algumas pessoas tendem a culpar terceiros pela situação e não percebem que está em suas mãos, e nas de mais ninguém, a chave para mudar esse cenário. Nem os clientes, chefes ou os colegas de trabalho podem ser responsabilizados pela forma como você se sente ou pelos seus resultados. A sua infelicidade é consequência das suas escolhas. Por isso, lembre-se de que você não pode mudar os outros, mas pode mudar a sua vida.

Identifique o fator desencadeante dos sentimentos negativos ou as situações que o fazem sentir-se menos realizado com o seu trabalho: é a área profissional? O chefe? Os colegas? A empresa? O salário? Entenda a sua insatisfação. Em seguida, enfrente os seus problemas e foque em encontrar soluções para resolver as suas dificuldades e ter mais qualidade de vida na empresa.

2. Administre as suas expectativas

PSC

Parece estranho aconselhar que as pessoas tenham expectativas menores em relação ao seu trabalho. Contudo, isso ajuda a evitar o sentimento de decepção quando os objetivos esperados não vêm exatamente no momento em que o profissional espera e deseja. Pense da seguinte forma: se as expectativas são realistas em relação a um determinado trabalho, você terá muito mais chances de se sentir realizado.

Dessa forma, dedique o seu esforço e os seus conhecimentos a tornar o seu dia a dia mais produtivo e instigante. Fomente a realização das suas demandas e dos seus alvos, mas sem criar expectativas demais em relação a tudo, pois isso pode gerar uma ansiedade negativa e minar os seus resultados, ao invés de ajudá-lo. Mantenha os pés no chão ao definir as suas metas. Se você acabou de se formar em arquitetura, por exemplo, não pense que vai projetar um palácio do governo logo em seguida.

3. Aprenda com os seus erros

Entre os melhores conselhos sobre como superar uma decepção no trabalho, é essencial falar sobre a importância de aprender com os seus erros. Mesmo que você seja o mais dedicado dos profissionais, ainda enfrentará situações complicadas e terá resultados negativos em alguns projetos. Não se negue a observar o erro, aprenda com ele. Não é porque algumas coisas não saíram como o planejado que tudo está errado ou que você deve mudar completamente de carreira.

Ao extrair aprendizados dos seus resultados negativos, em uma situação semelhante no futuro, você saberá como agir e estará mais seguro e preciso. Ficar remoendo as suas falhas não mudará o final da história. Mude a sua forma de agir, a partir dos aprendizados obtidos, e os seus resultados mudarão também. Isso vale para os estudos, para as atividades no seu trabalho, para os seus relacionamentos interpessoais e até para os objetivos que você define na evolução da sua carreira.

4. Acredite nas suas próprias capacidades

Para algumas pessoas, pode ser bastante impactante ver-se diante de uma situação de aparente fracasso ou que a faça acreditar que não está preparada para o mercado. Quando isso acontecer, não abaixe a cabeça e lembre-se do quanto quis chegar aonde está e no quanto ainda quer alcançar. Você somente entenderá que sabe como superar uma decepção no momento em que não se sentir impelido a desistir na primeira dificuldade.

Nesses momentos, é interessante que você faça uma lista com todas as suas qualidades e diferenciais profissionais. Além disso, procure lembrar-se também das dificuldades profissionais pelas quais você já passou e já superou. Na hora, elas pareciam terríveis e intermináveis, não é mesmo? No entanto, elas chegaram ao fim. Lembre-se disso, recupere a autoconfiança e entenda que não há decepção que dure para sempre.

5. Amenize a ansiedade gerada pela decepção

Se você permanecer pensando em como foi ruim quando algo não deu certo, dificilmente conseguirá bons resultados nas próximas empreitadas. Não deixe que a ansiedade e a preocupação com o que ainda não aconteceu o impeçam de prosseguir. As decepções devem ser deixadas no passado, lembre-se delas somente quando for tirar uma lição positiva delas.

Além disso, entenda que um resultado negativo no passado não significa que as coisas vão ocorrer da mesma maneira em uma próxima tentativa. As pessoas mudam, os cenários mudam e as circunstâncias mudam. Dessa forma, resultados melhores podem vir em uma próxima oportunidade. Não desista!

Agora, aproveite para aplicar as dicas que compartilhamos sobre como superar uma decepção no trabalho e transforme a sua relação com a sua profissão e também os seus resultados. Faça a sua parte e conquiste o sucesso que merece!

E você, ser de luz, já enfrentou alguma decepção no trabalho? Como lidou com ela? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!