Uma das novidades em termos de planejamento profissional é o desenvolvimento de carreira em W. Essa é uma forma de driblar estruturas hierárquicas engessadas, que impedem que as empresas descubram talentos entre os componentes do seu quadro de colaboradores. Basicamente, o plano de carreira em W é aquele em que os profissionais podem se descobrir em mais de uma área, sem que uma exclua a outra.

Interessante, não é mesmo? Mas como exatamente podemos colocar esse plano de carreira em W em prática? Quais são as vantagens desse processo? Continue lendo este artigo e entenda melhor do que se trata!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

O que é a carreira em W?

Por muito tempo, os planos de carreira predominantes foram os planos em Y. O desenho dessa letra do alfabeto representa uma bifurcação. Nesse plano de carreira, portanto, o colaborador deveria adquirir uma formação básica para entrar na empresa e, então, tomar uma decisão: especializar-se em uma função do seu departamento ou tornar-se um generalista, conhecendo um pouco de cada função até tornar-se coordenador ou diretor de uma área da empresa.

Quando falamos em planos de carreira em W, porém, estamos falando de um projeto mais flexível, que não demanda uma tomada de decisão tão definitiva. Nesse caso, não é preciso ter que escolher entre ser um gestor de equipe ou ser um especialista em uma função. É possível exercer a liderança e, ao mesmo tempo, manter a sua especialidade.

O conceito de carreira em W visa à promoção de mais flexibilidade de cargos nas empresas. O profissional pode exercer diferentes funções dentro da organização e movimentar-se de um cargo para outro — de acordo com as necessidades da empresa ou para satisfazer o seu próprio desejo de aprimoramento. Quem escolhe desenvolver um plano de carreira em W se torna um colaborador bem mais versátil e dinâmico.

PSC

Esse sistema surgiu para evitar que alguém que quisesse liderar uma equipe precisasse subir degrau por degrau na escala da hierarquia. Por exemplo: em um departamento de marketing, é possível que um estagiário de design se torne analista de arte e, posteriormente, diretor de criação, liderando uma equipe sem que tenha que passar por todos os degraus hierárquicos ou abrir mão da sua especialidade. Como diretor de criação, ele continua exercendo o seu trabalho como designer, mas liderando uma equipe simultaneamente.

A realização profissional é um dos principais ingredientes para conquistar a felicidade. Faça o nosso teste
para descobrir se você é feliz!

Quais são os benefícios desse plano de carreira?

Esse modelo de trabalho permite que os colaboradores se qualifiquem em diversas áreas, podendo atuar de diferentes formas, tanto em uma função de especialização como em uma função de liderança. Conheça os benefícios que isso promove:

  • Sistematização dos cargos e dos planos de crescimento na carreira;
  • Inclusão de novas habilidades aos colaboradores, tornando-os profissionais diversificados;
  • Elevação na qualidade daquilo que é feito na organização;
  • Aumento das capacidades produtivas das equipes;
  • Criação de equipes mais qualificadas e engajadas;
  • Agilidade e dinamismo no dia a dia;
  • Criação de diferenciais competitivos para a empresa e para os próprios profissionais.

Como desenvolver a carreira em W?

Confira abaixo as dicas que selecionamos para quem deseja desenvolver o seu plano de carreira em W.

1. Conheça os seus pontos fortes e os seus pontos de melhoria

Antes de começar a desenvolver o seu plano de carreira, é essencial conhecer os seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria. Entre os pontos a melhorar, selecione aqueles em que você realmente precisa e deseja trabalhar.

Em alguns casos, você pode ter dificuldades para atuar em uma determinada área, mas não tem vontade de se aprimorar nela, o que deve ser um ponto de atenção. Contudo, não se deve confundir carreira em W com falta de foco — o que acontece é que o indivíduo pode trabalhar mais de um objetivo durante a sua vida profissional, e não limitar-se a seguir em linha reta.

2. Tenha objetivos e metas

No momento de planejar a sua carreira, você deve pensar no futuro, isto é, em que ponto deseja estar daqui a 5, 10, 20 anos. Tendo essa ideia bem clara, fica mais fácil listar os objetivos que precisam ser alcançados para alcançar os seus alvos.

Somente com planejamento e organização, conseguimos ter bons resultados em termos de concretização de metas. A carreira em W permite, inclusive, que o profissional estabeleça listas de objetivos paralelas entre si, tendo mais opções na carreira, a fim de que se sinta bem-sucedido futuramente.

3. Procure por empresas que estejam alinhadas com o plano de carreira em W

Além de ter autoconhecimento e traçar os seus objetivos e metas, o profissional que deseja seguir carreira em W precisa encontrar organizações que estejam alinhadas com essa metodologia. Organizações que apresentam sistemas muito rígidos de hierarquia podem ter dificuldades em se adaptar a esse profissional dinâmico, que deseja circular por outras áreas.

A carreira em W é uma das principais tendências do mercado de trabalho, permitindo que os profissionais exerçam mais de uma função nas empresas e, com isso, aprendam mais sobre as suas possibilidades, descubram e desenvolvam as suas potencialidades e conquistem grandes realizações.

Dica bônus: coaching de carreira

Se você é um profissional que objetiva uma carreira de sucesso e deseja alavancar os seus resultados de forma rápida, mas também consistente e planejada, saiba que o Coaching de Carreira é um método bastante efetivo no que tange ao seu desenvolvimento e aprimoramento técnico, emocional e comportamental.

Além disso, se você acumula muitas experiências profissionais e conhecimentos de mercado, pode utilizar a sua expertise para apoiar, por meio dessa metodologia, jovens profissionais, sendo Coach de Carreira. Assim, por meio do seu trabalho, você poderá auxiliá-los a conquistar alta performance, melhor desempenho nas atividades e o sucesso que buscam nas suas profissões, ou seja, resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, o que acha desse tipo de carreira? Gosta da ideia ou prefere o modelo tradicional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!