raiva-emocao

Raiva

Por: José Roberto Marques | Blog

A raiva é uma emoção humana como qualquer outro, como o amor, a empatia, a alegria. Porém, porque recusamos tanto falar sobre ela? Porque, muitas vezes, negamos sua existência e a reprimimos?

Ela é uma emoção primária que experienciamos pelo menos uma vez na vida, mas muitos de nós vivem mergulhados nela. Ele é uma resposta do nosso cérebro a situações de perigo ou estresse, nos preparando para o combate. Quando sentimos raiva, a concepção do nosso corpo muda, produzimos enzimas e adrenalina, o coração acelera, entre outras reações fisiológicas.

Geralmente, conseguimos controlar, não falamos tudo aquilo que passa pela nossa cabeça, respiramos profundamente e deixamos o tempo curar. Contudo, essa tentativa de controlar esse ímpeto raivoso só piora o sentimento.

Por isso que ele não é eficaz, pois o que está por trás dessa ira sem medida é um peso armazenado em nosso inconsciente. Esse peso é o que chamamos de experiência incompleta do passado que tem tendência a se repetir infinitamente se não for resolvida. E ela vai aparecer em todas as situações e relacionamentos familiares, podendo se manifestar nas pequenas desavenças do dia.

O peso que carregamos limita nossa percepção do mundo e nos torna reativos a tudo. Estamos vinculados a um Estado de Sofrimento, ao Ego, que faz com que continuemos vivendo as experiências do passado e deixamos de vivenciar a Abundância e a Prosperidade que há no Universo.

Devemos, assim, despertar para um Estado de Não Sofrimento, nos livrando desse peso e tornando possível a solução das questões do nosso passado que estão pendentes, seja de relacionamentos ou problemas internos. Quando estamos em um Estado de Não Sofrimento, experienciamos plenamente o único tempo que existe: o tempo presente.

Você é feliz?

O peso do passado vai, aos poucos, se tornando mais leve e as reações cada vez mais sensatas. A raiva vai sempre existir, pois, como já dissemos, é uma emoção primitiva e natural, mas não será mais acompanhada do rancor e do ressentimento. É um estado que podemos descrever como raiva “sem raiva”, as memórias já não carregaram mais dor nem tristeza.

Quais são as questões do seu passado que você precisa resolver? Seu passado está pesando mais do que deveria? O que falta para você se afastar do rancor e se aproximar da Abundância?

 

Copyright: 1030089703 – https://www.shutterstock.com/pt/g/master1305

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: