sentido-vida

Qual o Sentido da Vida Para Você? A Importância de Refletir Sobre Isso

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de agosto de 2019

Em algum momento já parou para pensar sobre qual o sentido da vida para você? Saiba que fazer essa reflexão é importante, para que a sua existência não se torne maçante e sem propósito como no mito de Sísifo, que foi condenado a, todos os dias, levar uma enorme bola de pedra até o alto de uma montanha. Durante a noite, a bola rolava para baixo e, no dia seguinte, ele voltava e reiniciava o seu trabalho, sem qualquer motivação.

Essa história da mitologia grega representa bem a vida quando não há um sentido, pois tudo o que se faz é acordar para trabalhar, voltar para casa, dormir e repetir esse ciclo exaustivamente. É claro que o trabalho é importante e a intenção aqui não é dizer o contrário, e sim mostrar que, quando as ações não possuem um motivo, um significado, os dias ficam mais cansativos, menos empolgantes, e não precisa ser assim.

Conquiste resultados verdadeiramente extraordinários na sua vida!
Quer saber como? Clique aqui e dê o primeiro passo rumo ao topo!

Por Que é Importante Refletir Sobre Qual o Sentido da Vida?

Se eu te der a missão de sair agora de onde está e ir até a praça mais próxima para pegar cinco folhas de árvore, você iria? Acredito que não, afinal, não dei nenhum motivo verdadeiramente convincente para que parasse tudo o que está fazendo e ir até lá. Agora, se eu disser que, com as tais folhas, poderá fazer um chá que trará saúde e prosperidade para você e toda a sua família, é provável que considere melhor meu pedido.

Assim acontece com as nossas vidas, porque precisamos de motivação para agir, e quanto mais significativa ela for, mais felizes seremos. Observe: o motivo inicial que geralmente leva um indivíduo a trabalhar é o dinheiro que ele precisa para se sustentar, essa é a motivação. Porém, quando ela vem acompanhada de algo mais significativo, como, por exemplo, contribuir com a construção de um mundo melhor através da atividade exercida, tudo se torna mais especial.

Existe uma parábola muito interessante que conta que um grupo de trabalhadores estava em uma construção. Então, uma pessoa se aproximou e perguntou a cada um o que eles estavam fazendo. O primeiro, disse que estava preparando a massa de cimento, já o segundo afirmou que estava peneirando a areia, o terceiro, por sua vez, olhou para todo aquele terreno com orgulho e disse: estou construindo uma catedral. Perceba o quanto ter um sentido faz a diferença e torna as ações mais poderosas.

7 Dicas Para Encontrar um Sentido Para a Sua Vida

Encontrar um sentido para a própria existência é algo completamente pessoal, que ninguém poderá fazer por você. Entretanto, existem algumas atitudes que podem ajudar a direcionar a sua busca, como as que verá a seguir.

1 – Saiba o Que Te Fazer Feliz

Tenho a certeza de que existem muitas coisas que te fazem feliz em sua vida, das mais simples às mais significativas. E, mesmo que o grande sentido não esteja nelas, estar consciente sobre esses pequenos significados ajudará a tornar a sua vida mais completa e feliz. Portanto, faça uma lista com tudo isso e procure contemplar cada item através de suas ações, afinal, investir na sua felicidade é investir no seu bem-estar, no seu desenvolvimento.

2 – Ouça o Que Dizem a Seu Respeito

Pode acontecer de você não se dar conta de coisas que tem um talento especial para realizar, como, por exemplo, gerenciar conflitos ou ajudar as pessoas. Assim, ouvir o que os outros dizem a seu respeito irá permitir que descubra fatos sobre si mesmo que não havia percebido antes. Então, experimente considerar com atenção os comentários que amigos, familiares e colegas de trabalho falam sobre ti, pois ali podem estar grandes indícios a respeito do sentido da sua vida.

3 – Explore os Seus Interesses

Todo mundo tem assuntos pelos quais mais se interessa, como: natureza, negócios, esportes, livros, comportamento humano e mais uma infinidade de opções. Listar quais são os seus maiores interesses e explorá-los pode ser bastante interessante, porque, através disso, terá a oportunidade de conhecer mais sobre certas áreas e, quem sabe, descobrir ali grandes paixões e que deem um significado para a sua existência.

4 – Defina Metas Diárias

Ter metas é sempre muito bom, porque elas norteiam e impulsionam as ações. O simples fato de ter uma lista com tudo o que pretende realizar em um dia é capaz de te proporcionar mais energia para dar o seu melhor e concluir tudo, desfrutando ao final de uma fantástica sensação de dever cumprido. Apenas tome o cuidado para estipular metas possíveis, para que evite se sobrecarregar e se frustrar, caso não dê conta de tudo.

5 – Busque a Excelência em Tudo o Que Fizer

Independente da tarefa que for realizar, seja um projeto profissional ou uma refeição que for preparar para a família, dê o seu melhor. Quando algo é feito com amor e dedicação, os resultados sempre saem melhores, e isso também faz parte do processo de dar um sentido para a sua vida. Lembrando que a busca deve ser sempre pela excelência, ou seja, por fazer o melhor que puder dentro das suas possibilidades, e não pela perfeição, porque, na grande maioria dos casos, esse desejo mais paralisa do que estimula a ação.

Conquiste resultados verdadeiramente extraordinários na sua vida!
Quer saber como? Clique aqui e dê o primeiro passo rumo ao topo!

6 – Cerque-se de Pessoas Que Te Inspirem

As pessoas que escolhe para compartilhar a vida dizem muito a respeito de quem você é. Então, observe aqueles que estão ao seu redor e verifique se a postura deles te inspira ou te coloca para baixo. Caso a resposta seja a segunda opção, repense essas amizades, porque essa influência pode comprometer a sua energia em relação à vida, às suas ações e o seu desenvolvimento. Escolha ter ao seu lado indivíduos positivos e que tenham valores semelhantes aos seus, para que possam crescer e evoluir juntos.

7 – Valorize os Seus Relacionamentos

O pertencimento é algo bastante forte para os seres humanos. Pertencer a um grupo, compartilhar sentimentos e objetivos, é uma parte essencial do sentido da vida. Por esse motivo, olhe com atenção para os seus relacionamentos, cultive-os e fortaleça esses laços tão poderosos que enchem a sua vida de significado e amor.

O grande pintor Pablo Picasso disse que o sentido da vida é descobrir qual é o seu dom. Já o seu propósito de vida é compartilhá-lo. E você, já iniciou sua jornada? Compartilhe as suas experiências nos comentários!

Copyright: 128673806 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mihtiander

Deixe seu Comentário: