Liberdade é uma palavra muito bonita e que possui um significado que pode ser aplicado a diversas situações. Você se sente uma pessoa verdadeiramente livre? Relacionamentos, vícios, finanças, carreira, autoestima são apenas alguns dos aspectos que deve considerar ao responder essa pergunta.

Continue a leitura e aproveite para refletir a respeito do assunto e encontrar a sua resposta.

O que é Liberdade?

Liberdade significa ser livre, não ter nada que te prenda e te impeça de ser feliz. É claro que na vida temos obrigações a cumprir e ser livre não é ser irresponsável, e sim não ter que fazer nada que comprometa a sua felicidade e bem-estar. Até porque a liberdade costuma vir acompanhada de diversas responsabilidades.

Uma pessoa que se torna adulta e sai da casa dos pais terá mais liberdade, entretanto, terá, também, uma série de obrigações que antes não faziam parte da sua vida, como pagar as contas, limpar, cozinhar, enfim, administrar o seu lar. O mesmo se aplica a diversas outras situações, ser livre tem o seu preço, mas é um preço que vale a pena pagar.

Outro ponto a ser ressaltado é que, assim como ocorre com a felicidade, a liberdade pode ter um significado diferente para cada pessoa. Por isso é importante refletir a respeito do assunto, para encontrar o que ser livre significa para você e buscar isso através de pensamentos, comportamentos, atitudes e escolhas.

Frases sobre Liberdade para inspirar

Veja, a seguir, algumas frases poderosas que selecionei e que falam sobre a liberdade e sua importância.

PSC

1 – “Para se encontrar, pense por si mesmo.” – Sócrates.

2 – “A liberdade não pode ser concedida – deve ser alcançada.” – Elbert Hubbard.

3 – “A grande revolução na história da humanidade, do passado, presente e futuro, é a daqueles que estão determinados a ser livres.” – John F. Kennedy.

4 – “A liberdade nada mais é do que uma chance de ser melhor.” – Albert Camus.

5 – “Não vale a pena ter liberdade se ela não incluir a liberdade de cometer erros.” – Mahatma Gandhi.

6 – “A única prisão real é o medo, e a única liberdade real é a liberdade do medo.” – Aung San Suu Kyi.

7 – “Que possamos pensar na liberdade não como o direito de fazer o que quisermos, mas como a oportunidade de fazer o que é certo.” – Peter Marshall.

8 – “Devemos ser livres não porque reivindicamos a liberdade, mas porque a praticamos.” – William Faulkner.

9 – “A liberdade reside em ser ousado.” – Robert Frost.

10 – “A liberdade não é outra coisa senão o direito de viver como desejamos.” – Epiteto.

7 Atitudes para ser uma pessoa verdadeiramente livre

Apesar de a liberdade ter um significado para cada pessoa, existem algumas atitudes que são universais e podem ajudar todos a se tornarem independentes, nos mais diferentes aspectos, veja quais são elas.

1 – Desapegue da opinião de terceiros sobre você

Pessoas que se preocupam demais com a opinião alheia não são livres porque estão sempre se perguntando o que os outros vão pensar, o que faz com que deixem de fazer o que desejam. Para se libertar disso é preciso se concentrar em quem você é e no que pensa a seu próprio respeito, entendendo que os pensamentos de terceiros pertencem a eles e mais ninguém.

2 – Cuide das suas finanças

Os aspectos financeiros também contam quando o assunto é liberdade. Afinal de contas, pessoas que não organizam o seu dinheiro se tornam presas a ele, da mesma maneira que aquelas que condicionam sua felicidade a ter bens. O melhor a fazer é construir um relacionamento positivo com o dinheiro, fazer investimentos com inteligência e poupar para o futuro, assim conseguirá ser livre para fazer escolhas.

3 – Afaste-se de quem não te faz bem

Relacionamentos também podem nos aprisionar e é importante manter a atenção para evitar confundir os sentimentos e se submeter a situações que não fazem bem. Por essa razão, olhe ao seu redor e identifique possíveis relações, que podem ser amorosas, de amizade, profissionais ou até familiares, que estejam te prejudicando de alguma maneira. Prefira estar ao lado de pessoas que te façam bem e te estimulem a se desenvolver e ser feliz.

4 – Aprenda com seus erros em vez de se culpar

Podemos nos aprisionar ao nosso próprio julgamento e culpa, por isso, evite ser rígido demais consigo mesmo. Se trate com o mesmo respeito e gentileza com que trata seus entes queridos. Errar é natural, isso não te torna inferior, pelo contrário, se souber se perdoar e usar a experiência para evoluir poderá crescer muito através dela.

5 – Encontre o caminho para se libertar de vícios

Os vícios são mais um aspecto importante a ser vencido para se tornar verdadeiramente livre. Eles podem estar ligado ao álcool e outras substâncias, jogos, compras, entre outros. Se você enfrenta algo do tipo, o melhor a fazer é reconhecer que o problema existe e buscar ajuda, mais uma vez, sem se julgar.

6 – Liberte-se da preocupação com as aparências

Outro tipo de prisão na qual diversas pessoas se encontram diz respeito à grande preocupação com as aparências, que possui uma forte relação com o medo das opiniões alheias e a insegurança. Caso se identifique com isso, se questione para entender o motivo para se sentir assim. Embora as aparências façam parte das nossas vidas, o que realmente importa é quem somos, a nossa essência.

7 – Faça escolhas buscando a sua felicidade

Por último, mas não menos importante, faça escolhas sempre buscando a sua felicidade, claro, seguindo os seus valores, mas cuidando para não desviar dos caminhos que deseja seguir por estar preso ao medo da opinião alheia, a relacionamentos tóxicos e a todos os outros aspectos citados ao longo do artigo.

A maior liberdade que uma pessoa pode ter é a coragem de ser ela mesma. Ouse ser você, viva de acordo com os seus valores e convicções, vá em busca de seus objetivos, isso é ser livre.

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Aproveite para passá-lo adiante, compartilhando em suas redes sociais!